Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

Democracia do cifrão

O Fest Verão Sergipe, prévia carnavalesca encerrada ontem em Aracaju, não beneficiou apenas os organizadores, as bandas e os cantores de axé music e sofrência. A festa atraiu turistas, que lotaram os hotéis, usaram taxi e uber, gastaram em bares e restaurantes e compraram o artesanato sergipano. Pequenos comerciantes também aproveitam a fuzarca fora de época para vender de tudo: cerveja, água mineral, capeta, colares, perucas coloridas, abadás reformados, cachorro-quente, etcétera e tal. É impossível calcular o volume de dinheiro que circulou antes e durante as três noites desse verdadeiro mercado persa, mas que o Fest Verão também fez a alegria de quem foi trabalhar, isso fez.

Era uma vez…

Quer apostar uma mariola como o Hospital do Câncer não será construído? É visível o desejo do governo em desistir do projeto concebido pelo saudoso ex-governador Marcelo Déda (PT). O próprio secretário da Saúde, Almeida Lima (MDB), defende a instalação de uma ala com 200 leitos para tratamento oncológico no Hospital de Urgência de Sergipe. Segundo ele, esta obra ficaria pronta ainda este ano e custaria seis a oito vezes menos do que o Hospital do Câncer. Marminino!

Em boa hora

Os maiores de 60 anos com contas correntes e poupanças na Caixa Econômica Federal e no Banco do Brasil já podem sacar o que tem de saldo do Fundo PIS/Pasep. Quem não é cliente do BB e da Caixa e tem 60 nos ou mais, pode botar a mão na grana a partir de quarta-feira próxima. Tem direito ao benefício o trabalhador que contribuiu para o PIS ou Pasep até 4 de outubro de 1988 e que não tenha feito o resgate total do saldo.

Déda lembrado

O monumento governador Marcelo Déda, em construção no Parque da Sementeira, em Aracaju, será inaugurado no dia 11 de março, data do aniversário do saudoso político sergipano. A informação foi dada, ontem, pelo governador Jackson Barreto (MDB), durante visita que fez à obra, em companhia da viúva Eliane Aquino (PT), das filhas e filhos de Déda.

Carnificina

Sergipe registrou 18 assassinatos somente no último final de semana. Apesar de a Polícia insistir em dizer que a violência está diminuindo no estado, a população permanece refém dos criminosos, que assaltam, estupram e matam em plena luz do dia e em qualquer local. Uma lástima!

Banco dos réus

E a corregedora geral do Tribunal de Contas de Sergipe, vai sentar no banco dos réus no próximo dia 21. Na ação penal a ser julgada pelo Superior Tribunal de Justiça, a conselheira do TCE é acusada pela prática peculato, falsidade ideológica e crimes contra a fé pública. O processo é da época em que Angélica era deputada e presidente da Assembleia Legislativa. Homem, vôte!

Corda bamba

Dos 35 partidos políticos, apenas seis tem mais da metade de seus diretórios com caráter permanente: PCdoB, PSDB, MDB, PT, PSTU e NOVO. No outro extremo, o PMB e o PROS têm mais de 99% de seus núcleos com caráter provisório. Mais vulneráveis, os dirigentes dessas comissões podem ser destituídos a qualquer momento. Segundo o jornal O Globo, a manutenção do caráter provisório nos diretórios garante aos caciques políticos o domínio de boa parte dos partidos.

Luto

Uma grande comoção marcou ontem, o sepultamento de Carmém Fonseca, vítima de acidente automobilístico na Bahia. Ela era filha do ex-deputado federal Cleonâncio Fonseca e sobrinha do deputado estadual Venâncio Fonseca (PP). O sepultamento de Carmém ocorreu no Cemitério Colina da Saudade, em Aracaju. Nossos sentimentos à família enlutada.

Paraíso do contrabando

O governo de Sergipe não tem o menor interesse em combater o contrabando. A grave acusação é do presidente do Sindifisco, Paulo Pedrosa. Segundo ele, “amigos do governo” atuam para que os postos de fiscalização permaneçam fechados e que se faça vistas grossas ao grande volume de mercadorias sem notas fiscais que circulam no estado. Misericórdia!

Fake News

A Secretaria da Saúde de Sergipe desmente a informação de que o governador Jackson Barreto (MDB) havia autorizado o envio de vacinas contra a Febre Amarela para São Paulo. Na nota em que desfaz a notícia falsa, a Secretaria informa, ainda, que existe estoque suficiente de vacinas para atender aos sergipanos.

Recorte de jornal

2

Publicado no aracajuano Jornal de Notícias, em 31 de março de 1932.

Resumo dos Jornais

Leia também