Aracaju, 29 de março de 2024

Semed promove capacitação de Badminton para professores de Educação Física

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
22

A Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Semed) vem executando ações diversas para incentivar e qualificar, por meio de capacitações, a prática esportiva na rede municipal de ensino. Uma dessas ações é o curso de capacitação no Badminton, realizado desde sexta-feira,19. Durante todo o sábado 20, a programação segue com aulas práticas, na Universidade Federal de Sergipe (UFS). A qualificação conta com a participação de 20 professores de Educação Física das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) da capital sergipana e é uma iniciativa da Coordenadoria de Educação Física e Esporte Escolar (Coefesp/Semed), com o apoio da UFS e da Federação Sergipana de Badminton.

O curso está inserido no Planejamento Estratégico da Coefesp, baseado no constante diálogo com os educadores físicos da rede. De acordo com o coordenador de Educação Física e Esporte Escolar da Semed, professor José Robson dos Santos, a escolha da modalidade para um curso de aperfeiçoamento partiu dos próprios professores. Ele explica que após uma das reuniões realizadas no ano de 2017, surgiram vários temas como possibilidades de capacitação, sendo o Badminton escolhido como prioridade por se tratar de um esporte novo, mas que vem ganhando destaque em Aracaju.

José Robson declara, também, que o curso está sendo um sucesso. “Temos uma boa perspectiva em relação ao Badminton aqui, na capital. Os alunos da Emef Professor Alcebíades Melo Vilas Boas, por exemplo, vem obtendo bastante êxito na modalidade. Nossa intenção é que mais alunos de outras escolas municipais tenham mais essa possibilidade de esportes, que é fácil de praticar e de se trabalhar. O próximo passo agora é, através de licitação, fornecer os materiais para as escolas, como raquetes, petecas e bolinha”, afirmou.

A capacitação foi dirigida pelo professor de Educação Física, Wendel Mota Ribeiro, da Emef Professor Alcebíades, localizada no bairro Industrial. A escola vem se destacando no Badminton. Entre outros títulos conquistados, em setembro de 2017, dois alunos da Emef garantiram o ouro nos Jogos Escolares 2017, realizado em Curitiba, Paraná. O professor conta que estar à frente dessa capacitação está sendo uma experiência interessante por perceber que essa é uma modalidade que tem sucesso na rede.

Segundo Wendel, que acompanhará seus alunos no Campeonato Sergipano de Badminton, em Itabaiana, nos dias 17 e 18 de fevereiro, é importante que mais professores comecem a massificar o esporte nas escolas do município. “Pretendo passar entusiasmo para meus colegas trabalharem a modalidade em suas aulas, realizando projetos que incentivem o Badminton entre os estudantes. Para isso, na parte teórica desse curso, abordei o contexto em que ele se enquadra, e agora estou abordando a prática”, ressaltou.

A educadora física Marluce Pereira, da Emef Sergio Francisco,  localizada no bairro Lamarão, relata que cursos como esse motivam o professor a trabalhar melhor as dinâmicas oferecidas aos alunos. “Hoje, entendi que o Badminton traz benefícios de forma integral, auxiliando no desenvolvimento corporal, mas também ético, já que as regras contidas neste esporte tem uma base de respeito para com o adversário”, destacou.

O professor Igor Sampaio, da Emef Ministro Geraldo Barreto, do bairro Cidade Nova, reforça os benefícios percebidos através do curso. “Não envolve somente o corpo, mas também a parte social. Já trabalhei o Badminton com meus alunos, mas de forma amadora, agora quero trabalhá-lo mostrando outras possibilidades e técnicas”, concluiu.

Fonte e foto Semed

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também