Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

SERVIDORES DA SEJUC PARTICIPAM DE SEMINÁRIO EM BRASÍLIA

1

O diretor de Tecnologia da Informação da Secretaria de Justiça e Defesa do Consumidor(Sejuc) e guarda prisional, Daves Vieira, participa em Brasília, do I Seminário de Interoperabilidade e Integração dos Sistemas de Informações Penitenciárias,promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. O objetivodo evento é viabilizar e operacionalizar a integração de dados dos sistemas de informações prisionais existentes no Sistema Prisional Brasileiro, tendo como base central o banco de dados do Sistema de Informações do Departamento Penitenciário Nacional (SISDEPEN).

Na quinta-feira, será a vez da Sejuc apresentar no seminário como funciona o Sistema de Administração Penitenciária (SAP). “Falaremos, também, sobreo andamento do cronograma pra implantação de um sistema que faça a integração com o Sisdepen”, disse Daves Vieira, que está em Brasília, acompanhado dos também guardas prisionais, Adriana Bomfim Correia e Israel de Sena Santos, que são lotados do Departamento do Sistema Penitenciário (Desipe) e no Central de Monitoramento Eletrônico de Presos (Cemep), respectivamente.

Com esse seminário, o Governo Federal pretende propiciar o intercâmbio de informações sobre o uso de tecnologia, bem como estratégias de integração e interoperabilidade já desenvolvidas pelo Depen e pelos estados na gestão penitenciária.

A abertura do seminárioaconteceu hoje, às 10 horas, no Auditório Tancredo Neves no Ministério da Justiça e Segurança Pública. As demais atividades, de terça, 23, até sexta-feira, 26, serão no Centro Integrado de Comando e Controle,na Academia da Polícia Rodoviária Federal.

Interoperabilidade é a capacidade de um sistema (informatizado ou não) de se comunicar de forma transparente (ou o mais próximo disso) com outro sistema (semelhante ou não). Para um sistema ser considerado interoperável, é muito importante que ele trabalhe com padrões abertos ou ontologias. Seja um sistema de portal, seja um sistema educacional ou ainda um sistema de comércio eletrônico, ou e-commerce, hoje em dia se caminha cada vez mais para a criação de padrões para sistemas.

Por Antonio Carlos Garica

Foto assessoria

Leia também