Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

MOVIMENTO REALIZA PLENÁRIA EM DEFESA DE EMPREGO E DA VIDA

Acontece nesta quarta-feira, 24, a plenária “em defesa do emprego e pelo direito à vida”, organizada pelo movimento SOS Emprego e pela Central Sindical e Popular – CSP-Conlutas. A atividade será realizada no auditório da Caixa de Assistência da OAB e contará com a presença de representantes de movimentos sociais, sindicatos e centrais sindicais, da OAB, além de membros do governo.

O evento ocorre passado mais de um mês do assassinato de Clodoaldo dos Santos, o Barriga, coordenador do SOS Emprego na Barra dos Coqueiros, morto em 14 de dezembro do ano passado. Até o momento a polícia não chegou a nenhuma conclusão sobre o caso. Mesmo com a divulgação de retrato falado do assassino ninguém foi preso e não há nenhuma informação sobre os executores e seus mandantes.

“O objetivo da plenária é dar continuidade a luta do SOS pelo emprego no estado, afinal, segundo o próprio governo, são quase 14% de desempregos em Sergipe. A Seplag diz que são 140 mil desocupados, mas a gente sabe que esse número pode ser bem maior. O outro ponto é que queremos fortalecer a campanha pela investigação do assassinato covarde de Barriga e cobrar das autoridades a prisão dos assassinos e mandantes desse crime”, explica Djenal Prado, membro da Coordenação da CSP-Conlutas.

O evento terá início às 9h da manhã.

Entenda o caso

Clodoaldo dos Santos, conhecido como Barriga, foi morto a tiros na porta de sua casa no dia 14 de dezembro de 2017. O crime ocorreu no povoado Capuã onde Barriga Morava com sua família e onde colhia e vendia cocos, já que estava desempregado.

Clodoaldo tinha 41 anos e foi protagonista, junto com o SOS Emprego, das mobilizações dos desempregados de Sergipe em defesa do trabalho digno e da contratação da mão de obra local. No último período teve destaque às mobilizações pela contração de mão de obra local na construção da Usina Termoelétrica Porto de Sergipe, na Barra dos Coqueiros.

Por Iargo Correia

Leia também