Aracaju, 28 de março de 2024

ALMEIDA LIMA VAI AO CIRURGIA E ANUNCIA PAGAMENTO SALÁRIOS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
2

O secretário de Estado da Saúde, Almeida Lima, foi na manhã desta quarta-feira, 24, ao Hospital de Cirurgia para anunciar aos servidores que o 13° salário e a remuneração do mês de dezembro de 2017, que estão atrasados, serão pagos integralmente amanhã, 25. Apesar de ainda não ter responsabilidades com o hospital, já que o contrato do Estado com a unidade para prestação de serviços a Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) passou a valer no dia 1 deste mês, sendo antes do Município de Aracaju, Almeida buscou alternativas para solucionar o problema da falta de pagamento dos dois salários.

“Embora a Secretaria de Estado da Saúde não tenha responsabilidade direta na questão do atraso dos salários, nos empenhamos para ajudar o hospital e resolver o problema. Buscamos alternativas e o Cirurgia fez junto ao Banco do Estado de Sergipe (Banese) um aporte financeiro, o que possibilitará o pagamento integral dos salários.  Os servidores terão os seus direitos garantidos e continuaremos trabalhando em prol da saúde pública de Sergipe”, afirma Almeida Lima.

Durante o anuncio, o presidente do Hospital Cirurgia, Milton Santana, ressaltou a importância do secretário para a resolução do problema. “Se não fosse o Governo do Estado e o secretário Almeida Lima não teríamos como pagar os salários atrasados. A Secretaria de Estado da Saúde ainda não tem obrigações financeiras com o Hospital Cirurgia, mas Almeida se empenhou e, por causa do contrato do Estado com a unidade, conseguimos uma antecipação de recurso com o Banese”, conta. O pagamento do empréstimo será feito em cinco vezes pelo Hospital Cirurgia, começando a partir do mês março.

Ainda segundo o presidente, o hospital chegou a esta situação, devido aos atrasos dos repasses do Município de Aracaju para unidade. “Tivemos um 2017 conturbado por problemas com o antigo contratante que não fez alguns repasses ao hospital, e chegamos a essa situação da falta de dinheiro. Mas, agora, pagaremos os salários e colocaremos o Cirurgia para andar”, declara. Em virtude da falta de pagamento dos salários, os servidores ficaram em greve por oito dias.

Alívio

Já o presidente da Associação dos Funcionários e Amigos do Hospital Cirurgia, José Cícero de Souza, parabenizou a iniciativa do secretário Almeida Lima e disse estar aliviado com o anúncio do pagamento dos salários. “Precisamos agradecer ao secretário por ele ter abraçado a causa e tomado uma providência para resolver o problema. Acreditamos que, com o Estado em parceria com o Cirurgia, receberemos os salários em dias. Estamos chegando ao fim de um sofrimento”, relata.

Foto assessoria

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também