Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

Centro de Zoonoses trabalha para prevenir e controlar doenças transmitidas por animais

2

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) é o órgão que atua na prevenção e controle das doenças adquiridas pelo homem através de animais, com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população aracajuana. Em 2017, várias atividades foram retomadas, e um passo importante para este ano é o início das ações do Castramóvel, que será inaugurado em breve.

O CCZ na estrutura administrativa da SMS pertence à Coordenação de Vigilância Epidemiológica (Covepi) da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS). “Em 2017, embora com restrições em sua estrutura física, e com a SMS passando por um período de contenção de recursos financeiros, a equipe do CCZ provou que ações permanentes e de qualidade podem executadas”, enfatizou a coordenadora da Covepi, Tânia Santos.

Entre os bons resultados do CCZ no ano passado, está a campanha de vacinação contra a raiva para cães e gatos, que atingiu mais de 150% de aumento no número de animais imunizados em relação a 2016. Em 2017, foram vacinados 41.061, e em 2016 apenas 16.112. “No entanto, durante todo o ano, ofertamos a vacina antirrábica no CCZ. É só levar os cães e gatos que nós temos profissionais preparados para imunizá-los. Inclusive fazemos atendimentos veterinários para animais que apresentem algum tipo de zoonose”, informou a coordenadora do CCZ, a veterinária Marina Sena.

Mais resultados

Em 2016, foram realizados 573 atendimentos veterinários, e no ano passado foram 1103 – um acréscimo de 92%. Em 2017, foram realizados 7.796 exames de esquistossomose, contra 6.267 em 2016 – um aumento de 24,3%. Já os exames para leishmaniose visceral (calazar), foram 1.929 em 2017 e 1.666 em 2016 – 15% a mais. “Todas as ações do CCZ são executadas de forma permanente, com a finalidade de subsidiar os programas de controle existentes”, completou Marina.

Os programas mencionados por Marina são: da prevenção e controle da raiva; leishmaniose; leptospirose; esquistossomose; acidentes com animais peçonhentos e venenosos, e das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti; além do novo Projeto de Esterilização Cirúrgica para Controle da População Canina e Felina, o Castramóvel.

Castramóvel

O Castramóvel é um veículo adaptado para fazer a cirurgia de castração de cães e gatos machos domiciliados nos bairros de Aracaju, e está em fase inicial das atividades. “Estamos começando pelo bairro Santa Maria, e o projeto está na primeira etapa, que é a fase do cadastramento dos animais do bairro. Depois acontecerão as consultas, para em seguida ocorrem as castrações. Em cada bairro o veículo ficará por dois meses”, revelou Marina.

A coordenadora enfatizou ainda que para participar do projeto, os donos (tutores) de animais devem observar os seguintes critérios: o responsável pelo animal deve ter renda de até 1,5 salário mínimo; cada família poderá cadastrar até cinco animais; os cães e gatos devem ter idade entre cinco meses e oito anos de idade; apenas os machos serão esterilizados; animais comunitários, que vivem em locais públicos, poderão ser esterilizados, desde que alguém se responsabilize e tenha um lar temporário para a recuperação pós-cirúrgica; e animais de ONGs cadastradas no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) poderão ser castrados, conforme programação específica.

Equipe e contatos

A equipe do CCZ é atualmente composta por quatro médicos veterinários; uma biomédica; técnicos de laboratório; supervisores de campo; agentes de endemias, e apoio administrativo. O Centro de Controle de Zoonoses de Aracaju funciona das 8 horas às 17h, de segunda a sexta-feira, e está localizado no Centro Administrativo do bairro Capucho (vizinho ao Ibama), na Av. Dr. Carlos Rodrigues da Cruz, 1081. Qualquer contato pode ser realizado através dos telefones: (79) 3179-3528 e 3179-3565.

Foto assessoria

Leia também