Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

LABORATÓRIO ENSAIOS INORGÂNICOS DO ITPS RECEBE CERTIFICADO

????????????????????????????????????

O Laboratório de Ensaios Inorgânicos (LEI) do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) obteve pela quarta vez o Certificado de Controle de Qualidade do Programa Interlaboratorial de Análises de Tecido Vegetal, que é coordenado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP). Com o documento, todos os resultados de análise foliar – produzidos pelo ITPS – receberão um selo de qualidade.

O Programa Interlaboratorial de Análises de Tecido Vegetal tem o objetivo de estimular e preservar a prática da análise de tecido vegetal, garantindo a confiabilidade e credibilidade dos resultados. Os laboratórios participantes são classificados de acordo com o seu desempenho, que pode ou não, garantir a certificação e o direito ao uso dos selos de qualidade. Atualmente, 145 laboratórios de todo o país participaram do programa.

“Esse certificado é extremamente importante para o ITPS, pois atesta a qualidade das análises e consolida o Laboratório de Ensaios Inorgânicos como referência no serviço de análise foliar. O ITPS é o único instituto em Sergipe a oferecer esse serviço ao público em geral e a cada nova conquista, comprovamos a confiança e a credibilidade dos resultados”, comenta o diretor-presidente do ITPS, Léo Araújo.

A análise foliar é um procedimento que verifica o estado nutricional das plantas e que serve de ferramenta para o agricultor que deseja melhorar a produtividade de sua lavoura. O procedimento, que pode ser aplicado a todas as culturas, oferece dados para que produtores, com auxílio de engenheiros agrônomos, corrijam possíveis deficiências no programa de adubação aplicado às suas terras. A análise foliar, também conhecida como análise de tecidos vegetais, pode avaliar a eficácia da adubação (recomendada através de análise de solo) e constatar excesso ou deficiência dos elementos essenciais à sobrevivência da planta.

Como contratar

O produtor que quiser adquirir a análise foliar deve procurar o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do ITPS. Neste setor é possível obter orientações de como proceder na coleta da folha, assim como as informações sobre o valor do serviço, que custa em média R$ 130. O telefone do SAC é (79) 3179 8087/8080.

Outros certificados

Recentemente, o Laboratório de Solos e Química Agrícola do ITPS obteve, pela 16ª vez consecutiva, o Certificado de Excelência do Programa de Análise de Qualidade de Laboratórios de Fertilidade (PAQLF). O Selo de Qualidade conferido pela Embrapa Solos certifica que o laboratório atendeu com excelência aos critérios de qualidade de análise de solos.

Por Verlane Estácio

Foto Ascom ITPS

Leia também