Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Obra de reestruturação da Maternidade Hildete Falcão está entrando em fase de conclusão

2

Com aproximadamente 70% da obra de reestruturação concluída, a Maternidade Hildete Falcão, que está sem operar há mais de dez anos, está perto de voltar a funcionar para oferecer serviços de saúde às gestantes de baixo risco de Sergipe. Segundo Gilmar Barbosa, engenheiro civil da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a parte de construção civil está praticamente pronta, restando apenas a instalação do sistema de refrigeração da unidade, alguns serviços de acabamento e o término da implantação do tratamento de esgoto sanitário.

“A obra deu uma acelerada em dezembro do ano passado, tanto que a parte de construção civil está praticamente concluída. A parte de instalação elétrica e de gás de toda a unidade também já está sendo feita, faltando apenas o sistema de refrigeração, poucos serviços de acabamento e a finalização da implantação do tratamento de esgoto. Estamos trabalhando em ritmo acelerado para entregar a maternidade em breve à população”, disse.

Ainda de acordo com ele, o Banco de Leite e o Ambulatório Follow UP – unidade de acompanhamento da saúde de bebês prematuros -,por exemplo, que funcionarão na maternidade, também estão com a estrutura física quase pronta. Gilmar acrescenta que, para dar mais agilidade nos serviços, a Hildete receberá nos próximos dias mais um reforço de mão-de-obra. “Temos uma equipe grande trabalhando diariamente e receberemos um reforço importante para finalizarmos a reestruturação da Hildete Falcão”, conta o engenheiro civil da SES.

Capacidade

Idealizada para parturientes de baixo risco, a maternidade terá em sua estrutura operacional 38 leitos de internação; três leitos de PPP (Pré-parto, partos e pós-parto) em um mesmo local, dez leitos de UTIN (UTI Neonatal); outros oito leitos de pré-parto, uma sala cirúrgica e duas de parto normal. A unidade terá ainda salas de raio-x, salas para realização de exames de eletrocardiograma e ultrassom, laboratório, miniauditório e uma recepção com capacidade para até 40 pessoas.

Leia também