Aracaju, 8 de maio de 2024
Search

PET Scan já é realidade no tratamento oncológico de usuários do SUS em Sergipe

1

A oferta desse exame é inédita na rede estadual de saúde e acontece mediante esforços do Governo de Sergipe

O PET Scan, procedimento que abrange muito mais especificidade e sensibilidade do que uma tomografia, sendo considerado um avanço em relação aos métodos de imagem tradicionais, já contemplou 15 pacientes oncológicos do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). A oferta desse exame é inédita na rede estadual de saúde e acontece mediante esforços do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que firmou contrato com a clínica particular Clinradi, localizada em Aracaju, no último dia 14 de dezembro.

O exame é uma tomografia por emissão de pósitrons, modalidade de diagnóstico por imagem que permite o mapeamento de diferentes substâncias químicas radioativas no organismo. De acordo com Iza Prado, coordenadora do Núcleo Interno de Regulação (NIR), do Huse, através do PET Scan, os pacientes já dispõem de um tratamento diferenciado, que viabiliza o uso de medicamentos mais específicos, contribuindo para o aumento das chances de sobrevida dos mesmos.

“O procedimento é indicado para quatro tipos de tumores. Antes do contrato firmado entre a SES e a clínica em questão, o PET Scan era oferecido no Estado mediante processo de compra por dispensa de licitação, considerado demorado. Agora temos a clínica credenciada e desde a conclusão dos trâmites autorizados pelo Governo de Sergipe, 15 pacientes do Huse foram contemplados”, explicou a coordenadora.

Rastreamento da doença

Com o PET Scan é possível obter além da avaliação anatômica, que é a presença ou não de uma alteração em um órgão. É possível também visualizar se existe alguma atividade proveniente da célula ou do tumor, ou seja, se há crescimento ou não. O exame, portanto, facilita o rastreamento da doença, proporcionando a observação mais precisa da evolução no organismo.

O diretor geral e um dos sócios da Clinradi, William Giovanni Soares, o exame acessível ao usuário do SUS que é atendido na Rede Estadual de Saúde quando um médico oncologista detecta a necessidade do PET Scan, que é utilizado quando os métodos habituais de exames de imagem trazem algum dado duvidoso ou necessitado de complemento.

“O profissional faz a solicitação do exame tradicionalmente, cujo formulário é destinado ao setor de perícia e auditoria da SES, estando autorizado, a própria secretaria realiza o agendamento. Em seguida, liga para o paciente e comunica a data de realização do PET Scan, na clínica Clinradi, sendo o resultado encaminhado diretamente para o médico de origem”, esclareceu o diretor geral e um dos sócios da Clinradi, William Giovanni Soares.

Foto assessoria

Leia também