Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Saúde orienta gerentes e enfermeiros sobre imunização contra a febre amarela

21

As coordenações do Programa de Imunização e de Enfermagem da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reuniram na tarde desta quarta-feira, 24, as referências técnicas (RT’s) em Enfermagem, e os gerentes das Unidades de Saúde da Família (USF’s), para conversar sobre a vacina contra a febre amarela, e dar mais informações sobre a imunização na capital.

Para a coordenadora de Imunização de Aracaju, Ilziney Simões, essa orientação é importante para que haja uma maior conscientização dos usuários. “Ontem (23) começamos a conversar com profissionais da 1ª e 4ª regiões de Saúde, e hoje foi a vez dos atuam na 5ª e 8ª, para que pudéssemos alinhar conceitos e condutas sobre a vacina contra febre amarela. Isso vai ajudá-los a construir intervenções educativas com as comunidades que frequentam as USF’s, a fim de que a população entenda que só o público alvo deve ser imunizado, no caso, as pessoas que irão viajar para os locais com recomendações do Ministério da Saúde”, explicou.

Ilziney disse ainda que aproveitou o encontro para apresentar as mudanças do calendário nacional de vacinação de 2018. “Entre essas mudanças, foi introduzida, por exemplo, a 2ª dose da vacina contra a varicela. Até o ano passado, a aplicação era apenas em crianças com 15 meses. Agora também será necessário um reforço entre 4 e 6 anos. Outra alteração foi sobre a meningocócica C. Antes eram vacinadas somente as crianças de 12 a 13 anos, e agora o período foi ampliado de 11 anos a 14 anos”, informou.

Troca de saberes

De acordo com a coordenadora de Enfermagem da SMS, Gabryella Garibalde, este encontro seria inicialmente voltado somente para os responsáveis técnicos de Enfermagem das USF’s. “Mas resolvemos acrescentar os gerentes, pois eles representam a gestão da SMS na ponta, e podem conversar com os usuários de uma forma mais segura e com o discurso mais alinhado conosco. Uma reunião como esta é muito proveitosa porque, além de dirimir as dúvidas, é uma importante troca de saberes, fortalecendo assim a prestação de serviços para a população usuária do SUS Aracaju”, assegurou.

Comunga desta mesma opinião a gerente da USF Eunice Barbosa, do bairro Coqueiral, Jussânima Oliveira. “Essa troca de informações veio em um momento muito importante e deveria sempre acontecer, pois a oferta de vacinas é um serviço de porta aberta, ou seja, todas as unidades devem vacinar independente da região e da área em que o usuário reside. E disso, nem todos os gerentes e RT’s tinham conhecimento”, ressaltou.

Já a gerente da USF Dona Sinhazinha, Mayra Pereira, parabenizou a SMS pela ampliação da oferta da vacina contra a febre amarela. “É bom sentir que as coisas estão entrando nos eixos depois da atitude acertada da gestão em abrir a vacinação contra a febre amarela na USF Max de Carvalho. Apenas essa ação já melhorou muito o fluxo de pessoas procurando a vacina na unidade Sinhazinha, que era uma das mais procuradas. De ontem para hoje, a procura foi bem menor, o que deixou os nossos trabalhadores mais aliviados”, avaliou.

Foto assessora

Leia também