Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Governo inicia 2018 com programa de melhoramento genético para gado leiteiro

1

Promover o melhoramento genético no rebanho leiteiro do alto sertão sergipano, esse é o objetivo do programa do Governo de Sergipe, voltado principalmente para o pequeno e médio produtor. Na programação o governo de Sergipe fornecerá aos produtores sêmen, hormônios e toda a assistência técnica, que envolverá avaliação ginecológica dos animais, execução do protocolo inseminação artificial programada para atingir a realização do programa.

Esta ação está sendo possível graças ao convênio entre o Banco do Estado de Sergipe –  BANESE,  e a Secretaria de Agricultura de Sergipe assinado no povoado Santa Rosa do Ermírio, em Poço Redondo. Desde sua oficialização pelo governador Jackson Barreto, no último dia 19 deste mês, está em plena execução, e caberá ao agente financeiro do governo de Sergipe respaldar os custos nas diversas etapas eleitas para atingir os objetivos propostos.

De acordo com o Secretário da Agricultura de Sergipe, Esmeraldo Leal, um programa deste porte envolve objetivos determinados e visa o melhoramento genético de espécimes do rebanho leiteiro do alto sertão sergipano, nos municípios de Canindé do São Francisco, Poço Redondo, Monte Alegre  e Nossa Senhora da Glória.

O secretário acrescentou que um programa deste nível revela o cuidado do Governo de Sergipe com a melhoria do rebanho pelas características que cada animal agregará, incidindo fortemente no beneficiamento do rebanho pelo fator multiplicador que se desdobrará naturalmente por outros municípios em razão do nascimento de gado com genética melhorada que agregará naturalmente valores aos animais advindos do procedimento. Caberá à Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe – Emdagro, a execução do programa através do seu corpo técnico.

LEVANTAMENTO

Para conhecer o potencial e as características dos animais que estejam no mapeamento da inseminação artificial, inserido no programa, “serão selecionados um total, inicialmente de 50 produtores, com uma média de até 10 animais a serem inseminados em cada propriedade, perfazendo um total inicial de 500 animais inseminados pelo programa, gerando uma expectativa de 200 a 300 prenhezes confirmadas”, sinalizou o Secretário.

“É um programa muito importante para a bacia leiteira desta região, que é a maior de Sergipe e uma das principais bacias leiterias do Brasil, com produção média de 600 mil litros de leite por dia. O sertão sergipano é um exemplo para o Brasil, uma região árida que consegue produzir muito leite, principalmente aqui em Santa Rosa do Ermírio, um povoado que tem uma força muito grande, muito seco, mas que responde muito bem à produção de leite. Não tínhamos lugar melhor para lançar esse programa. Na verdade, são dois programas, um através da Emdagro e da Secretaria da Agricultura, que vai apoiar agricultores familiares com experiência piloto e um programa que o Banco Banese acabou de lançar de financiamentos mais amplos para pequenos, médios e grandes produtores. Então o governo do Estado entra com força no apoio à bacia leiteira. É uma grande conquista para o povo do Alto Sertão sergipano. Esse povo que mesmo com todas as dificuldades, seca, engrandece Sergipe fazendo brotar leite e riquezas nesta região”, expôs o secretário de Estado da Agricultura, Esmeraldo Leal.

Já o presidente do Banese, Fernando Mota, afirmou que esta é mais uma parceria para o desenvolvimento de Sergipe com o apoio do Banco. “Essa não é só uma iniciativa única do Banese, o Banco tem um papel importante para o desenvolvimento do estado. Temos inúmeras contribuições nas diversas áreas e pastas do Estado, como a Segurança, Agricultura, Cultura e Meio Ambiente, com investimentos em todas as áreas. Quero ressaltar o esforço, empenho de Belivaldo Chagas, que acompanhou todas as tratativas para este programa. Além desse programa, o Banese está com uma Linha de Crédito aberta para aqueles que desejarem ampliar seu rebanho, mais um benefício para os produtores locais”.

Foto Ascom Emdagro

Leia também