Aracaju, 29 de março de 2024

HOSPITAL DE CIRURGIA CELEBRA NOVO CONTRATO COM A SES

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Durante do ano de 2017 o Hospital de Cirurgia enfrentou dificuldades financeiras que prejudicaram o atendimento à população do Estado de Sergipe. Isso ocorreu em virtude da falta de regularidade e, muitas vezes da não efetuação, do pagamento pelos serviços prestados, baseados no contrato firmado com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aracaju. Essa dificuldade enfrentada principalmente entre o fim de 2017 e início de 2018 pelo HC é reflexo da paralisação dos atendimentos que a Instituição passou há 60 dias, fruto dessa falta de compromisso da SMS. Por conta disso, a produção do Hospital caiu, o que inviabilizou o cumprimento de suas obrigações sociais, inclusive o pagamento dos salários.

Neste novo ano, o HC inicia um novo contrato. Agora, não mais com a SMS, mas com a Secretaria de Estado da Saúde, o que trouxe a confiança de que este novo órgão contratante honrará o compromisso que assumiu ao confiar nesta Instituição para cuidar da saúde da população sergipana. Prova disso já foi dada no momento delicado em que o Hospital não conseguiu efetuar o pagamento do salário de dezembro e do 13º salário dos servidores em dias neste início de ano.

O Secretário de Estado da Saúde, Almeida Lima, contribuiu de forma significativa para que o Hospital de Cirurgia pudesse pagar a folha salarial de dezembro e o 13º salário em seu valor integral, que foram depositados na manhã de ontem, 25 de janeiro. Isso foi possível através de uma antecipação de receitas, disponibilizada pelo Banco do Estado de Sergipe (BANESE). E este empréstimo será descontado do faturamento dos meses subsequentes.

Durante todo o período de manifestações dos funcionários, a Direção do Hospital manteve diálogo contínuo, deixando-os cientes da dificuldade financeira enfrentada e também do andamento dos trâmites para esta antecipação, através de participação em assembléias, em conjunto com representantes do Sindicato dos Trabalhadores da área da Saúde do Estado de Sergipe e da Associação dos Funcionários e Amigos do Hospital de Cirurgia.

Inicia-se agora um novo momento para o Hospital de Cirurgia, fruto do trabalho da Direção, que tranquiliza os servidores e a população sergipana, reforçando o compromisso de cuidar de vidas com responsabilidade e dedicação. E ainda, com uma nova dinâmica de relacionamento com o novo contratante, através de uma parceria que com certeza melhorará a prestação de serviços na área da saúde em Sergipe.

A Direção do Hospital de Cirurgia agradece ao Governo do Estado, por meio do Secretário de Estado da Saúde, Almeida Lima, pelo empenho e disponibilidade em ajudar esta Instituição e reforça a satisfação que este contrato com a SES trouxe, com a esperança de um ano muito melhor.

Por Regiane Sá

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também