Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

NAT divulga balanço e abre vagas em curso de Vigilante pra pessoas com deficiência

?

Em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT)  abre inscrições para 37 vagas em Curso para Vigilantes destinado exclusivamente para Pessoas com Deficiência (PcDs). Para se inscrever, os candidatos devem comparecer ao setor de PcDs do NAT Matriz (rua Santa Luzia, 680 – São José), das 7h às 13h, munidos de RG, CPF, comprovante de residência, Carteira de Trabalho e CID.

De acordo com Sandra Magna Rezende, coordenadora Estadual do Trabalho e Emprego da Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (NAT/Seidh), essa é mais uma das parcerias firmadas pelo Núcleo para capacitar seus usuários, buscando aprimorar suas habilidades e torná-los mais competitivos na disputa por uma vaga no mercado de trabalho.

“Em 2017, foram 550 pessoas capacitadas nas oficinas de Atendimento, Vendas, Marketing Pessoal e Elaboração de Currículo, cursos de Informática Básica e de Idiomas (inglês e espanhol), entre outras oportunidades oferecidas. As Pessoas com Deficiência têm espaço garantido com atendimento constante e exclusivo no NAT Matriz, a oferta diária de vagas e a realização de eventos específicos para a inserção desse público no mercado de trabalho, a exemplo do Dia D e do SuperAção”, destacou.

Os cursos e capacitações são algumas das atividades desenvolvidas pelo NAT para inserir e recolocar sergipanos no mercado de trabalho. Ultrapassando as expectativas, o balanço das atividades em 2017 deu conta da realização de 77 mil atendimentos, com encaminhamento de 5.500 pessoas para seleções e efetiva inserção de 1.827 pessoas em postos profissionais. Esse número é quatro vezes maior do que o registrado no ano anterior, quando foram inseridas 453 pessoas no mercado sergipano.

Os números são significativos, sobretudo considerando o cenário nacional. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, o Brasil fechou o ano com 20.832 vagas de trabalho formal, número que representa redução de 0,05% em relação a 2016, quando foram fechadas 1.326.558 vagas. O balanço nacional indica o terceiro ano consecutivo de saldo negativo. De acordo com Sandra Magna, o NAT vem remando contra a maré e intensificando a captação de vagas junto às empresas sergipanas. “Ofertamos mais de 3 mil vagas e, como em Sergipe, o NAT é o operador do Sistema Nacional de Emprego (Sine), somos responsáveis por cadastrar os candidatos e fazer essa intermediação de mão de obra. Em 2017, contabilizamos cerca de 16 mil novos cadastros”, pontuou.

Os Números são relativos aos 13 pontos de atendimento do NAT no estado (cinco em Aracaju e oito nos municípios de Boquim, Estância, Itabaiana, Neópolis, Nossa Senhora do Socorro, Simão Dias, Canindé e Lagarto). “Também temos convênio com Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Sergipe (SRTE/SE) para a emissão de 1ª e 2ª vias da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Somente de janeiro a julho de 2017, foram emitidas 1103 CTPS. Através do NAT, 16.668 trabalhadores sergipanos deram entrada no seguro-desemprego até o mês de novembro de 2017”, revelou.

Para o secretário de Estado da Inclusão Social, Zezinho Sobral, os resultados obtidos pelo NAT refletem o compromisso do Governo em fortalecer ações de empregabilidade. “A equipe do NAT vem fazendo a diferença. Diante da confiabilidade que as empresas têm no serviço, muitas vagas chegam por e-mail. Os nossos atendentes fazem o cadastro e encaminham as pessoas de acordo com o perfil solicitado. O cidadão também pode ter a facilidade de fazer o cadastro no portal maisemprego.mte.gov.br. Esse é o ponto inicial e diariamente surgem novas vagas. O NAT tem sido um grande mecanismo para que o cidadão se recoloque no mercado”, concluiu.

Foto assessoria

Leia também