Aracaju, 18 de abril de 2024

SES DIVULGA 1ª LIRAa DE 2018: OITO MUNICÍPIOS EM ALTO RISCO

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
1

A Secretaria de Estado da Saúde, através do Núcleo de Endemias, divulgou nesta sexta-feira, 26, o primeiro LIRAa (Levantamento Rápido do índice de Infestação por Aedes Aegypti) deste ano de 2018. O resultado aponta oito municípios em situação de alto risco, 42 em médio e outros 24 em baixo risco de infestação. Apenas Canindé do São Francisco não enviou as informações do seu município.

Estão em situação de alto risco – apresentam índices de infestação a partir de 3,9% – os municípios de Riachão do Dantas, Pedra Mole, Tomar do Geru, Siriri, São Domingos, Macambira e Itabaianinha, segundo informações da gerente do Núcleo de Endemias, Sidney Sá, acrescentando que o levantamento foi realizado nos 75 municípios sergipanos no período de 02 a 19 de janeiro.

A capital, Aracaju, melhorou sua posição em relação ao último LIRAa de 2017, divulgado no final de novembro. Naquele, ela se enquadrava entre os municípios de médio risco, com um índice de 1,1%. Neste, Aracaju aparece entre os municípios que apresentam baixo risco de infestação, com 0,9%.

LIRAa

LIRAa é o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti, realizado a cada início de ciclo epidemiológico, o que ocorre a cada dois meses. Com isso, são realizados seis LIRAas no ano, quantitativo suficiente, na avaliação de Sidney Sá, desde que os municípios mantenham com eficiência o trabalho de controle e combate ao vetor. Feito por amostragem, o objetivo do levantamento é o de monitorar a presença do mosquito nos municípios e subsidiar os gestores no trabalho de combate ao Aedes.

Veja abaixo a situação de cada um dos 74 municípios que enviaram as informações ao Núcleo de Endemias da Secretaria de Estado da Saúde.

Clique na tabela para ampliar:

  

Fonte e foto SES

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também