Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Edvaldo votará com André Moura em 2018: direita volver ou esquerda volver?

Um entendimento administrativo que pode, muito bem, terminar em conjectura política: já há quem defenda, abertamente, uma aliança entre o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB) e o líder do governo de Michel Temer (MDB) no Congresso Nacional, deputado federal André Moura (PSC). O comunista, nos últimos meses, literalmente “colou” no “líder”, numa movimentação mais “à direita volver” (antigamente conservadora), para viabilizar os recursos federais necessários para que as obras de sua gestão saíssem do papel.

Por sua vez, de olho em um eleitorado que não o “digeria”, o deputado federal buscou um movimento “à esquerda volver” (que era mais revolucionária) e, apesar da baixa popularidade do governo que representa, tem viabilizado recursos e investimentos como jamais se viu em Sergipe, “escancarando” as portas de órgãos e Ministérios, dando celeridade a liberação de emendas suas e dos demais membros da bancada federal do Estado. André Moura não rejeita votos e está certo, neste ponto; por sua vez, ainda encontra certas “restrições” junto ao eleitorado do comunista.

Por enquanto, Edvaldo Nogueira foge do assunto “eleição” como o “diabo foge da cruz”. Não quer se indispor com o mais novo “aliado” André Moura, não quer estragar a relação administrativa que vem mantendo com o governo do presidente Michel Temer. Quase tudo que vem sendo anunciado pelo prefeito em Aracaju tem a participação direta do governo federal. De olho nos recursos, Edvaldo deixou até o governador Jackson Barreto (MDB) um pouco de lado, ultimamente. E, justiça seja feita, não fosse a atuação de JB, talvez o comunista não teria vencido a eleição em 2016.

Mas para este colunista, uma aliança política entre Edvaldo Nogueira e André Moura não está muito longe de prosperar, mas desde que o deputado federal dispute a reeleição ou uma das vagas para o Senado Federal. Dificilmente o prefeito abandonaria todo o seu agrupamento político para apoiar uma pré-candidatura do parlamentar para o governo do Estado, mas não é especulação: por “gratidão” ou “reconhecimento”, ele votará em André para deputado federal ou fará a “dobradinha” com JB para senador, como projetam diversos prefeitos sergipanos.

A menos que haja uma divergência muito grande nos próximos meses, esta composição entre André Moura e Edvaldo Nogueira tende a sair, ainda mais agora, após a condenação do ex-presidente Lula (PT), que não deverá disputar as eleições em 2018. O prefeito está de olho mesmo em dois projetos políticos: sua reeleição em 2020 e, talvez, algo maior, em 2022. Resta saber como o eleitorado vai se comportar diante deste provável entendimento. Hoje, a aproximação tem sido conveniente para Edvaldo; mais na frente terá que ser para André também. É aguardar…

 Veja essa!

A aproximação entre André Moura e Edvaldo Nogueira não gerou descontentamento apenas na oposição. Na situação tem muito aliado decepcionado com o prefeito. Há quem diga que “Edvaldo agora só enxerga André”.

E essa!

A queixa dos aliados com Edvaldo Nogueira tem sido cada vez maior. A turma já não esconde a insatisfação: “a PMA recebe o benefício das emendas de toda a bancada, mas o prefeito só fala de André”, queixa-se um membro da bancada federal.

Desprezo

Um aliado de Edvaldo, que também prefere não se identificar por enquanto, disse que o prefeito de Aracaju “traiu” quem foi para as ruas em 2016 apoiar sua candidatura. “Tem gente lutou muito para ele chegar lá e hoje não recebe nem um telefonema”.

Tô fora!

A mesma pessoa explicou que o projeto de Edvaldo é de ser candidato a governador em 2022, mas dentro do seu agrupamento atual enfrenta forte rejeição. “Ninguém aqui confia mais nele e não vamos alimentar isso”, disse o aliado que é membro de um partido da base aliada do prefeito.

Não ganha

Há uma leitura nos bastidores do governo do Estado dando conta que a oposição não vence a eleição com Eduardo Amorim (PSDB) ou Valadares Filho (PSB) como pré-candidatos a governador.

Assustam mais

A turma não revela, mas tem mais receio do tamanho da estrutura se o pré-candidato for André Moura; também há um profundo respeito pela habilidade e experiência do senador Valadares (PSB).

PT fica

Diferente do que pensa este colunista, uma fonte explica que o agrupamento Articulação de Esquerda, da deputada Ana Lúcia e do vereador Iran Barbosa, vai votar com a pré-candidatura de Belivaldo Chagas (MDB). “Eles não votam em JB para o Senado”, explica.

Só barulho

A informação é que o agrupamento petista vai fazer muito barulho em 2018 para ficar bem com o funcionalismo público, mas vai votar em Belivaldo para o governo porque o PT vai indicar um nome na chapa majoritária.

Exclusiva!

Corre nos bastidores da política que caso o Partido dos Trabalhadores insista na pré-candidatura de Lula para a presidência da República, um de seus principais coordenadores de campanha no País será o sergipano Márcio Macedo (PT), que teria que recuar no projeto de pré-candidatura a deputado federal.

 Bomba!

Quem já estaria de olho neste contexto seria a vice-prefeita de Aracaju, Eliane Aquino (PT), que “ganhou” a eleição de 2016 e hoje já estaria buscando uma reaproximação com Márcio Macedo. Eliane quer a “carona de Lula” para ser deputada federal.

Fora do jogo

Só que uma candidatura de Eliane A            quino para deputada federal, para muita gente com experiência em eleição, “afunda” o projeto de reeleição do já deputado João Daniel (PT). Só o MST e o Sertão não elegem o petista…

Georgeo Passos

O deputado estadual revela que, segundo dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), o governo de Sergipe está impossibilitado de contratar novas operações de crédito com a garantia da União até 15 de junho de 2018. O parlamentar vai buscar mais informações a respeito.

SPC da União

Georgeo Passos ainda quer entender o que levou o Estado a esta condição. “O governo da década perdida colocou Sergipe no ‘SPC da União’ e está sem poder formalizar empréstimos até junho deste ano”.

Empréstimo não virá

O deputado não confirmou, mas no entendimento deste colunista, com a decisão da STN, o empréstimo do Finisa, da ordem de R$ 560 milhões, para recuperação da malha viária estadual, ou não virá mais ou só chegará depois do processo eleitoral. Uma “ducha de água fria” para muita gente…

Colados no líder I

Durante a tradicional Feijoada do Rasgadinho, sábado (27) no Espaço Emes, e organizada pelo deputado estadual Róbson Viana (PEN), o ex-governador Albano Franco (PSDB) e o ex-deputado José Carlos Machado (PSDB) estavam “colados” no líder do Congresso, André Moura.

Colados no líder II

André Moura também estava acompanhado dos deputados estaduais Venâncio Fonseca (PP), Paulinho Filho e Capitão Samuel (PSL), além dos vereadores de Aracaju, Vinicius Porto (DEM), Zezinho do Bugio (PTB), Palhaço Soneca (PPS) e Seu Marcos (PHS).

Aniversário em Pirambu

Depois que deixaram a Feijoada do Rasgadinho, os políticos seguiram para Pirambu, onde foram prestigiar o aniversário do prefeito do município, Elinho Martins (PSC). O ex-deputado Zeca da Silva também estava na comitiva.

 Com Belivaldo

Quem também marcou presença na Feijoada do Rasgadinho foi o vice-governador Belivaldo Chagas. Também estavam por lá o deputado estadual Luciano Bispo (MDB) e o pré-candidato Zezinho Sobral (PODEMOS).

É candidato!

Em conversa com este colunista, diferente do que muitos especulam, Zezinho Sobral confirmou que é sim pré-candidato a deputado estadual e que irá para a disputa nas próximas eleições.

Tobias Barreto

O vice-prefeito de Tobias Barreto, Gal de Filó, se somou ao grupo político que apoia a pré-candidatura de Gustinho Ribeiro (PRP) para deputado federal. Nos próximos dias virá o anúncio oficial. Sexta-feira (26), os dois estavam juntos em uma rádio em Boquim, onde o deputado concedia entrevista…

Falando nele!

Gustinho Ribeiro prestigiou, no sábado (27) à noite, mais uma edição do Meladinho, tradicional prévia carnavalesca da Zona Sul de Aracaju. O evento, organizado por William Fonseca, contou com várias atrações e o deputado foi recepcionado por amigos, lideranças comunitárias e por populares.

Luciano Bispo I

Em entrevista ao radialista George Magalhães, o deputado Luciano Bispo disse nessa segunda-feira (29), que tem compromisso com a pré-candidatura de Belivaldo Chagas e que deve continuar no MDB. “Quero ajudar Belivaldo e o governador Jackson Barreto a superarem os problemas que eles estão enfrentando”.

Luciano Bispo II

“Não tem dinheiro! O dinheiro é muito pouco para o volume de despesas! O governador sofre muito, se preocupa muito”, explica o deputado Luciano Bispo, lamentando que não houve um planejamento do Estado ao longo de décadas. “No final de 2017 nós devolvemos R$ 20 milhões para ajudar o Estado. Nós pagamos nossas contas e fizemos ajustes e economias para poder dar nossa contribuição”.

 Luciano Bispo III

Durante a entrevista, na FAN FM, Luciano Bispo disse ser a favor da Reforma da Previdência. “Se eu estivesse em Brasília, eu perdia a reeleição, mas eu votava a favor. Se a gente não fizer uma Reforma, num futuro próximo este País vai virar uma Grécia. Daqui a uns 10 anos não vai ter dinheiro para ninguém”.

Venâncio Fonseca

“O deputado Venâncio Fonseca tem ajudado, e muito, o governo do Estado e tem sido um amigo do Estado. Tem sido muito correto, assim como os demais. Ali é uma Casa dos debates, dos diálogos, mas nos momentos difíceis ele foi um deputado coerente. Eu tenho contado com o apoio de todos os meus colegas e a Alese tem sido uma parceira do Estado”, destacou Luciano Bispo.

Aditivo I

O Presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), Desembargador Cezário Siqueira Neto, e o Prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, assinaram o primeiro termo aditivo a um convênio, celebrado em 2016, que trata o uso compartilhado da rede de fibra ótica responsável pela ligação entre sistemas do Judiciário e órgãos municipais.

Aditivo II

O termo prevê que a Secretaria de Tecnologia e Informação (Seteci) do TJSE e a Secretaria Municipal de Defesa Social e Cidadania de Aracaju (Semdec) fiquem responsáveis pelo controle e execução do convênio, efetuando, assim, as comunicações que julguem ser necessárias entre os dois órgãos.

Parceria I

O prefeito Edvaldo Nogueira assinou o termo de fomento em repasse de recursos direcionados aos dois principais clubes da cidade, Confiança e Sergipe, em um convênio entre a Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp) e a Federação Sergipana de Futebol (FSF-SE).

Parceria II

Na prática, a Prefeitura de Aracaju patrocinará ambos os clubes. O valor do contrato é de R$ 200 mil, divididos igualitariamente e repassados pela Federação Sergipana de Futebol. Em contrapartida, a administração municipal estampará os uniformes e terá placas nos estádios nos dias de jogos.

Edvaldo Nogueira

Além da parte comercial, os clubes abrirão suas dependências para uso de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. “Investir no esporte é fundamental, pois ele possui o poder de mudar o futuro. Esse convênio assinado hoje permite que nossos clubes se desenvolvam e disputem bem os campeonatos”, explica o prefeito.

Senador Elber I

O senador Elber Batalha (PSB) repudiou o anúncio feito pelo governador Jackson Barreto (MDB) de que o Poder Executivo vai encerrar o calendário de pagamento referente ao mês de dezembro apenas no dia 31, com o pagamento da segunda parcela das aposentadorias e pensões de servidores estaduais. A primeira parcela, no valor de R$ 2.500, foi paga no último dia 13. Para o socialista, a gestão estadual precisa respeitar os aposentados e pensionistas.

 Senador Elber II

“Eu tenho um profundo respeito pelos homens públicos e pelas instituições. Não faço política com ódio, mas o comportamento do governo do Estado com os aposentados e pensionistas tem sido desrespeitoso. Essas pessoas trabalharam por anos, deram suas contribuições e agora o mínimo que esperam é receber seus rendimentos para sobreviverem. Não prioriza-los é ser desumano demais”, criticou o senador.

Aposentados I

Elber Batalha lembrou que o governador chegou a anunciar, no final do ano, que os aposentados e pensionistas seriam priorizados e receberiam antes de todos, inclusive do alto escalão do Estado. “Quando veio o pagamento de janeiro, o governo justificou que a folha de dezembro já estava fechada quando do anúncio e que, na folha de janeiro a promessa seria cumprida. Agora, terminando de pagar dezembro no dia 31, como ele vai priorizar alguém? Vai atrasar novamente!”, criticou.

Aposentados II

O senador da República lamentou a falta de planejamento do governo de Jackson Barreto e citou que o governador já colocou em risco o futuro das aposentadorias dos servidores quando unificou os fundos da previdência. “Vão encerrar a folha de dezembro no dia 31 e a folha de janeiro vai se prolongar ainda mais. Os aposentados precisam comprar remédios; os pensionistas estão passando fome. A nossa Previdência Estadual está com o futuro em risco e este governo já provou que não tem competência para resolver o problema”.

Cobrança

Por fim, Elber Batalha estranhou que o Ministério Público ainda não tenha se posicionado diante do descaso do governo com os aposentados e pensionistas. “Se fosse um prefeito municipal, já havia o risco de intervenção no município. Enquanto o MPE apenas assiste a tudo, o governador vai fazendo o que quer! JB tem que respeitar os aposentados, gente honesta que por décadas contribuiu para o desenvolvimento de Sergipe”.

Denúncia I

A coluna recebeu a denúncia de Eliane Nunes, cidadã sergipana revoltada com o governador Jackson Barreto porque, com os parcelamentos de salários, está com as contas atrasadas e já recebeu ameaça do corte de energia pela Energisa, por falta de pagamentos.

Denúncia II

“Presente da Energisa e do governo para um aposentado que doou sua vida em prol do povo sergipano. Vamos esperar cortar. Uma casa com dois acamados, sendo um em uso contínuo de concentrador de oxigênio, colchão pneumático, compressor de oxigênio, máquina de lavar para manter limpos os lençóis e afins, além do ar refrigerado e outras coisas”, desabafou a leitora.

Eduardo Amorim I

Desde 2012 que em Sergipe não faz um transplante renal ou cardíaco. As pessoas afetadas por esse tipo de patologia necessitam de zelo e atenção, por isso, o senador Eduardo Amorim rememorou em reunião com os integrantes da Associação de Renais Crônicos e Transplantados do Estado de Sergipe (Acrese), que o Estado foi pioneiro em transplantes no Nordeste.

Eduardo Amorim II

“Nosso Estado, que foi pioneiro no transplante de coração no Nordeste, não faz um único transplante já há seis anos, nem o mais simples deles, o de córnea”, lamentou o senador. O parlamentar lembrou que o Governo de Sergipe criou a Fundação Hospitalar de Saúde em 2008, a qual foi instituída em novembro de 2009, para ser responsável pelo gerenciamento de diversos hospitais.

Gilmar Carvalho I

Em representação protocolada no Ministério Público do Estado (MPE), o deputado estadual Gilmar Carvalho solicitou a apuração rigorosa dos desvios de combustíveis detectados no âmbito da Polícia Militar de Sergipe. Em inquérito instaurado pela Corregedoria de Polícia Militar, ficou comprovada a fraude no sistema de abastecimento das viaturas, realizado através do “vale card”. O cartão, comumente usado para debitar o valor de abastecimentos, foi utilizado, segundo as primeiras apurações, de forma ilícita para repassar os valores dos supostos abastecimentos a policiais militares.

Gilmar Carvalho II

“No inquérito há o depoimento de uma frentista que afirma ter recebido os cartões de um policial e, com a ajuda de uma colega, garante ter simulado os abastecimentos. Segundo a frentista, o militar trabalhava no setor que cuida dos abastecimentos das viaturas e entregava para ela de cinco a dez cartões. De posse dos nomes dos militares, senhas, prefixos de carros e quilometragem, a funcionária então realizava a simulação dos abastecimentos para em seguida devolver o dinheiro ao militar”, relata o ofício.

Thiaguinho Batalha I

Buscando atender as reivindicações das comunidades de Aracaju, o vereador Thiaguinho Batalha (PMB) esteve na Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) para solicitar obras de tapa-buracos e pavimentação das Ruas Projetada (Aruana) e Estrada da Luzia. Ele foi recebido pelo diretor-presidente do órgão, Sérgio Ferrari.

Thiaguinho Batalha II

Thiaguinho também pediu uma revisão da Iluminação do Bairro Inácio Barbosa e o recapeamento de ruas da Coroa do Meio. O parlamentar discutiu, ainda, a possibilidade da realização de um convênio entre a Emurb e a Associação Sergipana de Kart para a pavimentação do kartódromo da Orla, o que possibilitará o retorno da prática do esporte na capital.

Emília Corrêa I

A vereadora Emília Corrêa (PEN) lembra que a Lei Anticorrupção é uma necessidade para os municípios, pois se constitui em importante ferramenta de prevenção, combate e repressão a prática da corrupção. “A Lei Anticorrupção é importante para os municípios, sobretudo porque, de uns tempos para cá, as empresas começaram a se dar mal, pois as apurações já não acabam mais em pizza.  Alguns empresários  executivos, inclusive, já foram levados à prisão”, ressaltou.

Emília Corrêa II

De acordo com Emília, a legislação, felizmente, conseguiu mirar nas empresas e acabar com o famoso jeitinho, que era usado para escapar das acusações nos crimes de colarinho branco e contra a administração pública em geral. Esse avanço se deve ao conceito de responsabilidade objetiva. “A lei não faz diferença entre a corrupção ativa e a omissão, até então bastava alegar desconhecimento, eu não sabia ou o funcionário agiu de forma isolada para se livrar das acusações todos são igualmente culpados”, destacou.

Rede I

O pré-candidato ao governo de Sergipe pela Rede Sustentabilidade Dr. Emerson concedeu entrevistas na rádio Moita FM em Moita Bonita e na rádio Educadora AM em Frei Paulo. “É justamente o loteamento de cargos, os financiamentos ilegais e o revezamento do poder na mão de poucos que levou Sergipe a uma quebradeira. Precisamos atualizar esse cenário, não trocando seis por meia dúzia!”.

Rede II

Quando perguntado sobre como seria um provável governo, o pré-candidato afirmou: “Não pode haver toma lá dá cá, é preciso mudar, fazendo outra trajetória, dialogando com a sociedade!”. Dr. Emerson ainda confirmou sua pré-candidatura e relembrou que a aliança com o PV é programática e que somente a convenção confirma candidaturas e coligações, ainda afirmando que “O programa supera o projeto de poder!”.

Hebert Pereira I

Hebert Pereira, suplente de vereador em Aracaju pela REDE Sustentabilidade, pediu sua desfiliação do partido e irá encampar a luta pelas candidaturas cívicas independentes no Estado de Sergipe. A saída se dá “por coerência com o que acredito e em respeito às regras estatutárias do Partido que não permitem, por exemplo, que se apoie algum candidato que não seja da sigla”.

 Hebert Pereira II

“Sempre tive convicção de que os partidos são instrumentos importantes para a democracia, mas não são um fim e sim um meio. Penso também que não devem ser o único caminho para os cidadãos que busquem representar a coletividade. Além disso, coloco em primeiro plano os ideais nos quais acredito, e por consequência apoio e voto naqueles que praticam esses ideais, e que julgo serem os melhores nomes, independente do partido a que pertençam”, afirma Hebert.

Adema

A Administração Estadual do Meio Ambiental (Adema) realiza, de 29 de janeiro a 02 de fevereiro, o “Curso de Licenciamento Ambiental Municipal” para os servidores do município de Lagarto. O curso irá auxiliar os profissionais na funcionalidade de todos os procedimentos relacionados às fiscalizações, vistorias e liberação de licenças ambientais, ampliando a proteção do meio ambiente sergipano e fortalecendo a operacionalização do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama) aqui no Estado.

Capacitação

Além disso, o treinamento, que acontece na sede da Adema, também tem o objetivo de capacitar os profissionais de Meio Ambiente e firmar o Termo de Cooperação Técnica para estabelecer o Licenciamento Ambiental Municipal — uma vez já instituído o Sistema Ambiental Municipal, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Rodada de Negócios

Acontece nesta terça-feira (30), a partir das 8 horas, no auditório do Hotel Ocean (em frente aos arcos da Orla), a 2ª Rodada de Negócios, que é um evento que se baseia em atividade de networking onde são propostas rodadas de apresentação, troca de cartões e materiais a fim de propiciar novos negócios. O evento é organizado pela “Permuta Nordeste”, uma plataforma que opera como um banco de permutas, onde as empresas credenciadas pagam a fatura do seu cartão de crédito com os seus próprios produtos ou serviços.

Women’s Club

O International Women’s Club Of Sergipe empossou nova diretoria no Aquários Praia Hotel. Com a presença de todas as sócias a posse foi bastante prestigiada e teve várias autoridades presentes como Conceição Vieira e Marisa Ramos da casa civil representando o Governo do Estado, amigos e familiares das empossadas: Maria Gilza Barros de Jesus – presidente ao centro na foto, Walkyria Carvalho Sobral – primeira vice-presidente na direita da foto e Elane Marques – segunda presidente.

Mamãe quero Beber

O bloco ‘Mamãe Quero Beber’ cresceu e neste ano se transformou no ‘Encontro Cultural de Ritmos do Bugio’, que será realizado neste domingo (4) com concentração a partir das 9h na Praça Minervino Silva, no Conjunto Bugio em Aracaju. A festa vai reunir diversas atrações do axé, pagode, frevo e MPB e vai fazer ainda um alerta a prevenção ao vírus HIV. O abadá é gratuito e a organização solicita apenas a doação de dois quilos de alimentos para serem doados a Casa de Apoio Bom Samaritano.

Meladinho 2018

Foi um sucesso a edição 2018 do Meladinho, realizado sábado, no Complexo Cultural Gonzagão, que trabalha para se consolidar como o melhor baile de carnaval da região Sul de Aracaju. As atrações Xica a Banda, Banda Kafungada, Karla Isabella e Estação da Luz realizaram grandes shows e animaram a festa, marcada pela alegria e participação da comunidade do Augusto Franco, com total segurança para as famílias presentes.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Leia também