Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

HUSE: AMBULATÓRIO DE RETORNO PASSA A FUNCIONAR EM NOVO LOCAL, INFORMA SES

Fazendo “Mais com Menos”, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) está perto de oferecer mais uma melhoria para a saúde pública de Sergipe: O Ambulatório de Retorno, que fica no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), já está se preparando para sair da unidade e funcionar em um novo local, localizado a 300 metros do hospital. O serviço será transferido para o espaço físico onde operava a Central Estadual de Armazenamento e Distribuição dos Imunológicos (Ceadi), e está sendo reformado para receber o ambulatório.

Segundo Décio Aragão Filho, arquiteto da SES, a reforma está entrando em fase de conclusão e o novo espaço do Ambulatório de Retorno deverá ficar pronto nos próximos dias. “Fizemos uma reforma simples no local porque o espaço já tem uma boa estrutura. Estão sendo realizados serviços de instalação elétrica, pintura da unidade, ampliação da rampa de acesso, implantação de divisórias para os consultórios e outros pequenos acabamentos. A previsão é de que a reforma seja concluída nos próximos dias, quando então o ambulatório poderá ser transferido”, conta. O serviço é referência para reavaliação, acompanhamento e continuidade do tratamento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) atendidos na Rede Estadual de Saúde.

Ampliação dos serviços

A transferência do ambulatório para um novo local possibilitará a ampliação do serviço e, além disso, o aumento do Pronto Socorro (PS) do Hospital de Urgência de Sergipe, melhorando a qualidade dos atendimentos aos pacientes, como explica Vinícius Vilela, coordenador do PS do Huse.

“Hoje, o ambulatório conta com três consultórios e a demanda do serviço cresceu muito, por isso, precisamos de um espaço físico maior. No novo local, o ambulatório terá seis consultórios e conseguiremos dar mais comodidade aos usuários. Já estamos organizando o fluxo dos pacientes para o novo espaço porque em breve o serviço será transferido. E com a saída do ambulatório, abriremos uma nova entrada do PS do Huse, com acolhimento de classificação de risco para todo perfil de pacientes. Assim, passaremos a ter dois acolhimentos, qualificando ainda mais a nossa porta”, comenta.

Vinícius conta ainda outra grande novidade: Com o novo acolhimento, o Huse terá o serviço de espera vigiada. “O paciente passará pelo acolhimento e ao invés de voltar para recepção e ficar aguardando atendimento médico, como acontece hoje, ele irá para um outro local e ficará sendo acompanhado por técnicos em enfermagem. Ou seja, se o paciente durante a espera tiver alguma intercorrência ele será rapidamente atendido. A espera vigiada é muito importante para o bom atendimento e o Huse contará com mais este serviço”, conclui o coordenador do Pronto Socorro.

 

Leia também