Aracaju, 29 de março de 2024

CONDUTORES DE SERGIPE JÁ PODEM SOLICITAR A CNH DIGITAL

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
9
A partir de hoje, dia 30, os condutores e permissionários de Sergipe já poderão solicitar gratuitamente a CNH Digital (CNH-e) ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SE). A CNH-e traz mais praticidade aos condutores, terá a mesma validade da versão impressa e poderá substituí-la, bastando que o condutor possua o aplicativo ‘CNH Digital’ em seu smartphone.
Para obter a CNH-e, o interessado precisa possuir documento de habilitação impresso com QR Code (código de barras bidimensional) e realizar alguns procedimentos no Detran/SE e no Denatran. O manual completo com a explicação de como realizar este procedimento pode ser acessado em www.detran.se.gov.br.
Segundo o diretor-presidente do Detran/SE, Marcos Sampaio, é importante que os órgãos de trânsito acompanhem a evolução tecnológica e possam ofertar serviços que proporcionem praticidade aos condutores. “A CNH Digital armazena as mesmas informações da carteira impressa, o que garante a sua autenticidade, levando comodidade ao cidadão”, disse Marcos Sampaio.
Confira abaixo o passo a passo.
Condutor com QR Code no documento válido de habilitação (emitido a partir de maio de 2017):
1 – Solicitar a CNH-e no Portal de Autoatendimento do Detran/SE (www.detran.se.gov.br), clicar na opção “Serviços de Habilitação” e, em seguida, em “CNH Digital (CNH-e)”. Confirmar o interesse pela versão digital da habilitação.
2 – Encaminhar-se a uma unidade de atendimento da autarquia para realizar a identificação biométrica.
3 – Realizar o cadastro no Portal de Serviços do Denatran – portalservicos.denatran.serpro.gov.br. Entrar em seu e-mail e, através do link, realizar login no Portal do Denatran, onde deverá atualizar os seus dados. E, em seguida, ativar o cadastro.
4 – Baixar o aplicativo ‘CNH Digital’ em seu smartphone (disponível para Android e iOS) e fazer o login.
Condutor sem QR Code em seu documento de habilitação:
1 – Solicitar algum processo que resulte na impressão de novo documento de habilitação, a exemplo de renovação, CNH Definitiva, Mudança ou Adição de categoria, cumprindo as etapas necessárias para cada um desses serviços (pagamento das taxas e identificação biométrica).
2 – Durante a requisição do novo processo, solicitar ou não a versão digital além do documento impresso.
3 – Após receber o documento impresso, realizar o cadastro no Portal de Serviços do Denatran – portalservicos.denatran.serpro.gov.br. Entrar em seu e-mail e, através do link, realizar login no Portal do Denatran, onde deverá atualizar os seus dados. E, em seguida, ativar o cadastro.
4 – Baixar o aplicativo ‘CNH Digital’ em seu smartphone (disponível para Android e iOS) e fazer o login.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também