31/01/18 - 00:01:35

A VICE NÃO PASSA DE UM SONHO

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br
Segundo opinião de alguns integrantes de peso do PSB, através de conversas internas, “a chamada oposição prova que está mesmo unida e disposta a ganhar a eleição”. Isso pelo que demonstram durante as entrevistas e participação em grupos sociais da internet, onde atuam quase que diariamente.

Um deles deixou claro: “sabe-se que, sem qualquer reunião nem consulta prévia ao PSB, essa oposição insiste em ‘indicar’ o deputado federal Valadares Filho para disputar o mandato de vice-governador”.

E continuou: “como ainda pairam dúvidas sobre quem, no bloco PSC-PSDB, será o candidato a governador do Estado, se André Moura (líder do Governo no Congresso, e agora líder desse bloco) ou Eduardo Amorim, parece um disparate começar a montar a chapa pelo candidato a vice”.

É exatamente por isso, que esses integrantes do PSB acham que, “como as coisas estão se desenrolando, com a pressão para o partido aceitar, de qualquer maneira, o presidente estadual da sigla, Valadares Filho, como candidato à vice, tudo não passa de um mero sonho”.

O pessoal já começa a desconfiar “que essa é uma tática para afastar de uma vez por todas o PSB de uma aliança que fora antes proclamada e aceita por todos, com a desculpa de que o partido se recusou a participar da chapa majoritária”.

Esse é o clima dentro da legenda socialistas, com essa insistência da oposição em sugerir o nome do deputado Valadares Filho para ser candidato a vice-governador de André Moura ou Eduardo Amorim, os quais ainda não acenaram com objetividade a que desejam candidatar-se.

PRB FECHA COM OPOSIÇÃO

Segundo revela o senador Eduardo Amorim (PSDB), o PRB está praticamente integrado ao bloco da oposição, “como deveria ter ocorrido em 2014”.

Heleno Silva participará da chapa majoritária.

REUNIÃO COM PRESIDENTE

Segunda-feira à noite, Eduardo Amorim (PSDB) e André Moura (PSC) reuniram-se em Aracaju, com o presidente nacional do PRB, ex-ministro Marco Pereira.

A conversa foi longa e pode ter “batido o martelo”.

CONVERSAM JÁ HÁ TEMPO

Eduardo Amorim disse que o PSC&Cia já vem conversando há algum tempo com o PRB, com o objetivo de inserir a legenda no bloco de oposição.

– As conversas deram bons resultados, disse.

TAMBÉM ESTÁ DECIDIDO

Já está batido o martelo: o PPS fechou apoio ao bloco oposicionista PSC&Cia e vota em André Moura e Eduardo Amorim para Governo ou Senado.

A decisão foi tomada após uma série de encontros.

CLÓVIS NÃO CONFIRMOU

Durante entrevista ontem, o presidente do PPS não confirmou o apoio à oposição e disse que o partido só vai decidir posição depois do carnaval.

Clovis inclusive garantiu: “o PPS não dará um tiro errado”.

CONVERSAS COM O PSB

Eduardo Amorim disse que tem mantido conversas com Valadares Filho e que ele está bem informado da boa relação do bloco com o PPS e PRB.

– Estamos caminhando para uma composição ampla, disse Eduardo.

CANDIDATURA AO SENADO

O advogado João Fontes diz que é pré-candidato ao Senado e aguarda julgamento do STF sobre a possibilidade de candidaturas avulsas para concorrer ao pleito em 2018.

Segundo João, o STF vai julgar essa ação até março!

NÃO ESTÁ FILIADO AO DEM

João Fontes diz que tem até 06 de abril para escolher um partido político, caso o STF recue da apreciação da matéria sobre sua candidatura avulsa.

Avisou que não está se filiando ao DEM.

DADOS SOBRE PREFEITOS

De São Cristóvão chega à informação de que 45 prefeitos já garantiram presença na manifestação de apoio à pré-candidatura de Belivaldo Chagas ao Governo

O evento vem sendo promovido pelo prefeito Marcos Santana (MDB).

CONTABILIDADE DESTOA

Sergipe tem 75 Prefeituras. A base aliada vai reunir 45 prefeitos a favor de Belivaldo, enquanto André (PSC) diz que tem apoio de 42 prefeitos, num total de 87 nomes.

Pelo menos 12 prefeitos estão fazendo jogo duplo…

BELIVALDO TEM MELHORA

O deputado Zezinho Guimarães (MDB) percebeu que a campanha de Belivaldo Chagas “deu uma melhorada sensível e que depois do carnaval o bloco continua nas ruas”.

– A animação é grande e dará tudo certo, disse.

UM ‘GOL’ CONTRA

Depois de esperar 47 minutos na fila de embarque da Gol para o Rio de Janeiro, o deputado Luciano Pimentel foi informado que o voo estava lotado.

O deputado tinha compromisso inadiável à noite.

EVITAR COMENTAR VICE

Valadares Filho (PSB) evita tratar sobre candidatura a vice-governador porque o partido está mantendo conversas e entre março e abril anuncia sua posição.

O desejo do PSDB em ter Valadares como vice é antigo.

UM FATO A CONCILIAR

Falta entendimento na formação do bloco da oposição: André Moura quer lançar a chapa majoritária logo após o carnaval. E o PSB deseja entre março e abril.

Se não encontrarem o ponto ‘G’, dificultam a fusão.

VALADARES AO SENADO

Senador Valadares (PSB) será candidato à reeleição. Inclusive essa é decisão preliminar do partido. Mas poderá tentar o Governo do Estado.

Isso em caso de der xabu na formação do bloco de oposição.

PERCEBE-SE PREFERÊNCIA

Fica claro, no bloco de oposição, um melhor entendimento entre PSDB e PSB, que se reúnem com mais frequência para formação da chapa majoritária.

A chapa seria exatamente o que algumas lideranças contestam.

LAÉRCIO TEM DUAS ELEIÇÕES

Além de disputar a reeleição em outubro, o deputado federal Laércio Oliveira também é candidato a presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC).

O pleito na CNC acontece em setembro.

JÁ SE REÚNE EM BRASÍLIA

Laércio Oliveira desembarcou em Brasília ontem à noite e hoje se reúne para iniciar um trabalho de visitas nos Estados. Duas chapas disputam a CNC.

Laércio vai tentar o consenso para candidatura única.

Notas

Pedido de hábeas corpus – Segundo O Antagonista, Advogados de Lula entraram no STJ com um pedido de hábeas corpus preventivo para afastar a possibilidade de antecipação de cumprimento da pena a que ele foi condenado — de 12 anos e 1 mês de prisão em regime fechado –, no caso do triplex do Guarujá.

0x0

Precisa muita prudência – Torquato Jardim, ministro da Justiça, disse ao Estadão que é preciso ter “muita prudência” antes de prender Lula. Na opinião dele, há de se esperar a decisão do STF sobre prisão de condenados em segunda instância. “Seja qual for o brasileiro envolvido nesta questão é preciso muita prudência”, disse.

0x0

PT critica fala de Cármen – O PT criticou a declaração da ministra Cármen Lúcia, presidente do STF, de que a corte iria se “apequenar” se aproveitasse este momento pós-condenação do ex-presidente Lula em segunda instância para revisar o entendimento do próprio Supremo de que a pena deve ser cumprida após esgotada essa fase.

0x0

Ministro nega transferência – O ministro do STJ, Humberto Martins, negou ontem pedido de Sérgio Cabral, para permanecer preso no sistema prisional do Rio de Janeiro. O magistrado entendeu que não houve ilegalidade no entendimento do juiz Sérgio Moro, que determinou a transferência de Cabral para presídio em Curitiba.

0x0

Marun crê na aprovação – Após participar de uma reunião com os líderes da base aliada e o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Carlos Marun, disse ontem que é “muito possível” que a reforma da Previdência seja votada e aprovada já no mês de fevereiro.

0x0

Meirelles acena candidatura – O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, deu mais um aceno a uma possível candidatura à Presidência da República, na manhã de ontem. Questionado sobre os seus planos para o futuro, o ministro destacou sua “missão” no serviço público e o papel da educação pública em sua carreira.

Conversando

Tudo na mesma – Sobre as conversas políticas e a posição do seu partido, o PDT, o ex-prefeito Fábio Henrique diz que “está tudo na mesma, sem alterações”.

Volta ao PEN – O deputado estadual Robson Viana retomou o comando do PEN (Patriota). Tem como vice o suplente Daniel Fortes.

Albano incentiva – O empresário Albano Franco incentiva a candidatura do deputado Laércio Oliveira para presidente da Confederação Nacional do Comércio.

Após carnaval – Deputados federais terminam o recesso amanhã, mas só voltam ao trabalho depois do Carnaval, “que ninguém é de ferro”.

Dia fatal – Dia 20 de fevereiro é fatal para deputados sergipanos, quando o TSE vai julgar ações que podem tirar alguns deles (ou todos) da reeleição.

Espera de decisões – Partidos pequenos à espera de decisões sobre lançamento da chapa única por legendas maiores, para se movimentarem.

Venda de espaço – O Rasgadinho promove um carnaval mais amplo em Aracaju este ano e vende espaço para ambulantes nos circuitos.

Piso do Magistério – Prefeitura Municipal de Carmópolis pagou aos professores reajuste do piso do magistério. Prefeito Wolney comemora.

Retorno ao DEM – Lideranças do interior e capital estão retornando ao DEM depois que Mendonça Prado retornou à Presidência.