Aracaju, 23 de abril de 2024
Search

Assistência e Saúde dialogam sobre cuidados com a primeira infância em Aracaju

6

Investindo na qualificação do atendimento de maneira integrada, a Secretaria Municipal da Assistência Social de Aracaju realizou na manhã desta quarta-feira, 31, mais um dia de oficina para a operacionalização do Programa Primeira Infância do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A atividade iniciada no último dia 29, se encerra na próxima sexta-feira, 2, e faz parte do Programa Criança Feliz, do Governo Federal. A dinâmica conta com a participação de trabalhadores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para preparar profissionais das duas áreas, com enfoque no acompanhamento de crianças de zero a seis anos da região do bairro Santa Maria e adjacências.

Lucimeire Amorim, coordenadora de Programas Assistenciais da Assistência Social de Aracaju, explica que o objetivo do encontro é capacitar agentes de saúde e visitadores da Assistência para uma melhor abordagem junto às famílias, promovendo o desenvolvimento infantil e facilitando o acesso às políticas públicas. “Esta intervenção intersetorial, da Saúde junto a Assistência Social, vai gerar um grande impacto na prevenção de violação de direitos, abusos, negligência e fragilidade de vínculo emocional entre a criança, a família e a comunidade. A proposta é que a gente discuta a parte legal que fundamenta o programa, a parte metodológica e a parte cognitiva, motora e sensorial”.

Aracaju terá o diferencial de visitas domiciliares. “Estamos promovendo tudo por um viés mais contínuo e aproximado onde, semanalmente ou quinzenalmente, uma equipe de visitadores e agentes de saúde vai à casa da família fazer a visita domiciliar e a orientação acerca do cuidado para o desenvolvimento das crianças. O nosso desejo é que tudo seja realizado sempre de forma intersetorial. Para isso convocamos a Saúde, onde os agentes andarão junto conosco para receber também a demanda da família e as barreiras sociais que ela enfrenta”, pontuou.

Magna de Santana, agente de Saúde, afirmou que a união entre os serviços das secretarias só vem a facilitar a implementação das políticas de modo descentralizado. “Estamos observando que isso vai nos ajudar bastante. Estamos trocando experiências e aprendendo com a Assistência, observando outros pontos de vista e entendendo a necessidade de integrar nossas tarefas, saindo da velha prática do ‘cada um em sua casinha’”.

Foto Danilo França

Leia também