Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

OPOSIÇÃO AINDA EM CONFLITO

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

A situação da oposição para formação da chapa majoritária está de mal a pior. Apesar de tantas conversas, nada evoluiu e o quadro estagnou no limite da discordância. Não há forma de encaixar um composição entre PSC, PSDB e PSB em razão da absoluta intolerância entre lideranças, dentro da disputa pelo Governo e Senado.

Há uma torcida bem organizada na oposição para que os senadores Eduardo Amorim (PSDB), Valadares (PSB) e o deputado federal André Moura (PSC) conversem e se entendam sobre a formação da chapa majoritária do bloco. O problema maior é o Senado. Os três não desejam ter-se como companheiros de chapa, nesse caso, em razão da certeza de que só se elege um.

Um dos membros mais influentes da oposição avisou que o grupo quer que o senador Amorim e o deputado André estejam na majoritária: um a governador e outro ao Senado. Nesse caso, o senador Valadares que se chegasse e ocupasse a outra vaga para sua reeleição. Há também a sugestão de colocar o deputado Valadares Filho como candidato a vice, para que dispute a Prefeitura em 2020.

O PSB não aceita isso, principalmente que o deputado dispute a vice de algum deles. Para os socialistas, as tentativas de entendimento vão até abril, mas para o PSC e PSDB cessam logo após o carnaval. Ficará um espaço para as últimas discussões, mas o cenário que persiste leva o senador Valadares a tentar o Governo do Estado, em uma terceira via, mesmo que deseje a reeleição.

Apesar de três nomes para quatro vagas na chapa, há conflitos que impedem a acomodação, apesar do risco iminente de uma derrota no pleito. O fato é que a oposição está tão conflituosa quanto antes, a ponto de, se as eleições forem a segundo turno, um grupo não apoiará o outro. Esse quadro deixa atordoados os demais candidatos à Assembleia Legislativa e Câmara Federal.

ACONTECE JÁ EM MARÇO

O governador Jackson Barreto (MDB) vai conversa com o vice Belivaldo Chagas e lhe comunicar que deixará o Governo na primeira semana de março.

Acha que é o tempo ideal para Belivaldo montar sua administração.

CANDIDATURA AO SENADO

Não há dúvida da candidatura de Jackson Barreto ao Senado, mas tem momentos que ele recua. Nada como antes que imediatamente recomponha o desejo pelo pleito.

A crise financeira provoca esse atrito.

SOBRE NOME PARA VICE

Está claro que parte significante do PSB estranha a insistência da indicação do nome do deputado Valadares Filho para disputar a vice pelo grupo da oposição.

Segmentos da sigla sempre se mostraram contra a candidatura.

O QUÊ O PSB DESEJA?

Segundo fonte do partido, o PSB ainda não está discutindo chapa majoritária, embora mantenha conversas internas sobre as eleições de outubro.

Valadares Filho para vice não faz parte do projeto do partido.

SIGLA QUER MANTER SENADO

O objetivo do PSB é manter o Senado, com a reeleição do senador Valadares ou uma possível disputa pelo Governo, dependendo da formação da chapa.

Não está descartada a formação de uma terceira via.

HELENO ESTRANHA DECLARAÇÕES

Ex-prefeito Heleno Silva (PRB) acha que o senador Eduardo Amorim (PSDB) “não entendeu bem a mensagem do presidente da sigla, ex-ministro Marcos Pereira”.

– O presidente deixou claro que o PRB local é que decide seu rumo em Sergipe.

PRB QUER HELENO AO SENADO

Em encontros com André Moura, Eduardo Amorim e Jackson Barreto, o presidente Marcos Pereira disse que o PRB quer Heleno Silva para o Senado.

– É uma decisão partidária, avisou Pereira.

PRESIDENTE EXPÕE KNOW-HOW

Marcos Pereira diz que Heleno Silva tem know-how para disputar o Senado “no campo da política, da ética, de legenda e pela sua eficiência”.

Outros atributos foram expostos…

ENCONTRO DE PREFEITOS

Pessoal que organiza o encontro de prefeitos diz que não está preocupado com numero de presenças, “mas com a participação efetiva no apoio a Belivaldo Chagas”.

– O encontro será realizado amanhã, na cidade de São Cristóvão.

EX-PREFEITOS APÓS CARNAVAL

Também está sendo organizado um encontro de ex-prefeitos que declaram apoio à pré-candidatura de Belivaldo Chagas, para logo após o carnaval.

Depois uma reunião com lideranças do Estado.

ALMOÇO COM POLÍTICA

O almoço entre Valadares Filho (PSB) e o ex-vereador Sandro de Miro, ontem, em um restaurante da 13 de Julho, chamou a atenção de outras mesas.

Tratavam sobre política em tom de apoio.

MAIS PRESENÇAS NO PAPO

Também participaram do almoço de Valadares com Sandro, o pai do ex-vereador, o vereador Elber Batalha Filho e o senador em exercício Elber Batalha (PSB).

Deixaram a mesa animados com a conversa.

MAIOR CHANCE A DANIEL

Dentro do PT já tem quem admita que João Daniel tenha maior chance de reeleger-se, em razão da base formada e da ação exercida junto ao Movimento Sem Terra (MST).

Concorre com Marcio Macedo e [ainda em dúvida] Eliane Aquino.

COMPLICA DOBRADINHA

Petistas admitem que o lançamento da candidatura de Esmeraldo Leal (PT) a deputado estadual, pode ser ruim para João Daniel em razão de apoios que ele tem no partido.

– Isso complica na hora da dobradinha, disse.

A QUESTÃO DE ELIANE

A vice-prefeita Eliane Aquino (PT) vem sendo citada sempre como candidata a vice de Belivaldo Chagas. Mas ela mesmo acha improvável que isso aconteça.

Eliane sinaliza bem a disputar a Câmara Federal.

PODE SER UM PROBLEMA

Rodrigo Maia (DEM) traça sua candidatura ao Planalto e faz contatos com legendas que têm candidaturas majoritárias em todos os Estados, para montar uma composição.

Isso pode mexer com a estrutura política do DEM no País, inclusive em Sergipe.

MARKETING DA PRÉ-CAMPANHA

O mago do marketing político em Sergipe, Carlos Cauê, já começa a trabalhar a pré-campanha de Belivaldo Chagas a partir de hoje.

Já tem muita coisa pronta para por na rua.

FAZ VISITA A ALBANO

O presidente do PRB, Marcos Pereira, fez visita ao empresário Albano Franco, em Aracaju, para agradecer o apoio dele quando da sua indicação para ministro.

Aproveitaram e conversaram sobre política em Sergipe e no País.

Notas

Sem hipótese de prisão – O vice-presidente nacional do PT, Márcio Macedo, disse ontem que “sinceramente, não trabalhamos com a hipótese da prisão do ex-presidente Lula da Silva. Acreditamos que o STF vai corrigir essa aberração jurídica”. Márcio é um dos líderes do movimento que deseja o retorno de Lula à Presidência.

0x0

TRF4 nega suspeição de Moro – A 8ª Turma do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) negou ontem, por unanimidade, um pedido de exceção de suspeição contra o juiz federal Sergio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba. O pedido foi movido pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

0x0

Hostilizado, Gilmar vai de FAB – Após ser hostilizado em voo de carreira enquanto viajava de Brasília para Cuiabá no sábado passado, o ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), usou um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) para se deslocar da capital mato-grossense a São Paulo na tarde de segunda-feira.

0x0

MDB cogita lançar candidatura – O líder do governo no Congresso e presidente do MDB, o senador Romero Jucá, disse que a sigla cogita lançar candidato à Presidência. Ontem, Jucá ainda defendeu que a rejeição ao governo Temer deve cair por conta de suposta retomada da economia que se verifica e que atende a objetivos da sociedade.

0x0

Vergonha na questão renal – O médico Antônio Samarone tem razão ao classifica de “vergonha”, Sergipe ser o único Estado brasileiro onde não se faz transplante renal, hoje um procedimento de pouco risco. Segundo Samarone, quem “pode vai fazer o transplante na cidade alagoana de Arapiraca”, com bons resultados para o transplantado.

0x0

Reforço para eleições do Rio – TRE do Rio de Janeiro encaminhou ao governador Luiz Fernando Pezão, ofício pedindo informações sobre o processo eleitoral deste ano no estado. O TRE questiona se é possível garantir a ordem apenas com as forças de segurança locais ou se haverá necessidade de pedir o reforço de tropas federais.

Conversando

Troca de partidos – Em março abrem-se as janelas para troca de partidos, o que vem sendo esperado por alguns parlamentares e pré-candidatos.

Algumas surpresas – Algumas surpresas podem acontecer com a abertura das janelas, inclusive no campo majoritário. As mudanças serão explosivas.

Sobre variação – Em Aracaju o preço da gasolina tem pequena variação nos postos. Não compensa sair pela cidade a busca de preços menores do combustível.

No Congresso – Apesar do início hoje dos trabalhos no Congresso, a maioria dos parlamentares de Sergipe não viajou. Na realidade, tudo começa depois do carnaval.

Não é simples – Fábio Mitidieri (PSD) diz que não é simples, mas está conversando pela transferência de Belivaldo Chagas para o seu partido.

Algo mais – Candidatos a deputado – estadual e federal – acham que frequentar festas no interior e acompanhar procissões conseguem votos. É preciso algo mais…

Momento sugere – O presidente do PDT, Fábio Henrique, continua conversando com todos os segmentos políticos do Estado, como bem sugere o momento.

Bandidos ganham – Infelizmente constata-se que no Rio de Janeiro, em clima de guerrilha urbana, os bandidos estão vencendo a força do Estado.

Não tem votos – O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse ontem que não há votos suficientes para aprovar a reforma da Previdência.

Leia também