Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

Parceiros de infortúnio

É enorme o número de pré-candidatos torcendo, rezando mesmo, para que a Justiça passe a mão na cabeça do presidenciável Lula da Silva (PT) e permita que ele participe das eleições deste ano. Ficha suja tanto quanto o “Barba”, uma legião de políticos sergipanos está impedida de se candidatar nas eleições deste ano. Muitos, inclusive, podem ir direto para a cadeia tão logo fiquem sem mandato. Por isso, todos torcem que o passado político do ex-presidente e a sua imensa popularidade levem a Justiça a reconsiderar sua condição de ficha suja, permitindo-lhe que registre a candidatura. Caso isso não ocorra, políticos com mandatos e poder neste governo temerário estarão afastados do próximo pleito. Pior, a partir de 2018, terão seus processos devolvidos à primeira instância, onde não apenas se condena mais ligeiro que no Supremo Tribunal Federal, como se expede bem mais rápido a passagem só de ida para a penitenciária. Cruz credo!

Direita volver!

Metido a progressista, o partido Rede Solidariedade foi buscar sua primeira aliança política no meio conservador. Escolheu o PV, que há anos apoia candidatos de centro-direita e não sabe o que é fazer oposição. Diante desta aliança, se encaixa como uma luva para a Rede o adágio “diga-me com quem andas e te direi quem és”. Misericórdia!

Apoio de peso

E o governador de São Paulo, o presidenciável Geraldo Alckmin (PSDB), quer ver o senador tucano Eduardo Amorim (PSDB) disputado o governo. O desejo foi reafirmado no último encontro dos dois, ocorrido esta semana na sede do governo paulista. Segundo Alckmin, Amorim “pode colocar Sergipe nos trilhos novamente”. Ah, bom!

Livre para voar

O publicitário Carlos Cauê se afastou ontem, a Secretaria de Governo de Aracaju. Deixou de auxiliar o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) para se dedicar a uma campanha majoritária. Cauê não diz pra quem vai trabalhar este ano, mas é bem provável que se dedique ao marketing político do governador Jackson Barreto (MDB), pré-candidato ao Senado.

Ataque como defesa

Para o sergipano Márcio Macedo, vice-presidente nacional do PT, a confirmação da condenação de Lula pela pelo TRF-4 foi uma “aberração política. Não passou de uma decisão combinada entre o juiz Moro e os três desembargadores”. Segundo Márcio, os magistrados de Porto Alegre “usurparam a lei para condenar um inocente”. Homem, vôte?

Caminho errado

Petistas mais moderados não estão gostando da reação do partido à condenação de Lula. Esta informação é do jornalista Ilimar Franco, do jornal O Globo. Segundo ele, os moderados “consideram um erro a pregação da desobediência à Justiça e veem como um tiro no pé as declarações de Gleisi Hoffmann afirmando que o STF impediria o cumprimento da sentença contra o ex-presidente”. Marminino!

Caranguejo de andada

Começou hoje e vai até a próxima terça, o segundo período de proteção à reprodução do caranguejo-uçá. Durante o período chamado de defeso, ficam proibidas a captura e a venda do crustáceo cujo estoque não tenha sido declarado ao Ibama. A “andada” pode ocorrer de novembro a março, com picos em janeiro, e geralmente se inicia um dia após a lua cheia ou nova, prolongando-se por até seis dias.

Passos de cágado

Tem gente apostando uma mariola como este governo não inaugura a rodovia estadual ligando Itaporanga a Itabaiana. É que os recursos para a execução do empreendimento teriam sido usados em outras obras. Com 53 quilômetros de extensão, a futura SE-255 foi iniciada em 2014, contudo até agora só foram asfaltados 16 km. O grupo Maratá aguarda ansioso a conclusão da rodovia para instalar um moderno frigorífico em Itaporanga.

Valentão à solta

O Sindicato dos Radialistas de Sergipe repudiou a agressão sofrida, ontem, pelo comunicador Carlos Ferreira, secretário de Comunicação de Itabaiana. Segundo a entidade, o crime foi praticado em via pública por Carlito Ferreira de Jesus, vulgo “Galeguinho das Roupas”. Ao tempo em que pede providências contra o ato violento, o Sindicato informa que o valentão tem histórico de agressões e ameaças, sendo um velho conhecido da Polícia e da Justiça. Cruzes!

Mudança negada

E o pastor Heleno Silva (PRB) nega que seu grupamento político esteja deixando o governo. Ele diz não ser verdade que o partido já fechou acordo com a oposição visando às eleições deste ano. Conforme Heleno, o presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, disse ao senador Eduardo Amorim (PSC) que qualquer decisão sobre alianças será tomada pela executiva estadual. Então, tá!

Recorte de jornal

6

Publicado no jornal aracajuano Diário da Manhã, em 29 de junho de 1912.

Resumo dos Jornais

Leia também