Aracaju, 20 de abril de 2024
Search

SEMICT E UFS DISCUTEM PARCERIA PARA FORTALECER O TURISMO

Na manhã desta quinta-feira, 1º de fevereiro, o secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo, Jorge Santana, acompanhado pela turismóloga Viviane Castro, recebeu na sede da secretaria os professores Joab Almeida, Cristiane Alcântara e Dênio Azevedo, do Departamento de Turismo da Universidade Federal de Sergipe (UFS), para discutir o acordo de cooperação entre a Prefeitura de Aracaju e a UFS, visando a realização de pesquisas de demanda que auxiliem o planejamento de ações da secretaria na área do turismo.

De acordo com Jorge Santana, saber a origem do turista, porque ele veio a Aracaju, o que gosta de fazer nas férias e o que gostou ou não gostou na cidade, são informações mínimas que ajudam a verificar erros e identificar oportunidades, por isso, a pesquisa de demanda, com questionamentos específicos, é uma ferramenta necessária para o planejamento do turismo.

Para a realização das pesquisas, os professores relataram dificuldades de recursos humanos para a coleta de dados e de dispositivos de tecnologia (palms ou tablets) para garantir segurança e velocidade na tabulação dos dados. Jorge se comprometeu a colaborar com estagiários e que vai procurar parceiros com os quais já mantém diálogo em outros projetos para o fornecimento dos recursos materiais solicitados.

Os professores também apresentaram o escopo de quatro projetos em desenvolvimento no departamento de turismo: Roteiro Turístico, Competitividade no Turismo, Turismo Criativo e Destino Turístico Inteligente. Jorge avaliou que todos se alinham à abordagem do turismo de experiência, estratégia que a atual gestão municipal adotou buscando alcançar as novas exigências de quem faz turismo no mundo.

Ao final do encontro, todos saíram otimistas e convictos de que a cooperação entre a academia e a secretaria vai gerar produtos que permitam planejar o turismo a partir de bases concretas. Ficou pré-agendada uma nova reunião para detalhamento dos quatro projetos apresentados e avaliação da tramitação dos documentos para formalização da cooperação entre o município e a universidade.

Fonte e foto assessoria

Leia também