Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

DIFÍCIL DE ENTENDIMENTO

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Apesar do deputado André Moura (PSC) aparecer como candidato da oposição ao Governo do Estado, ele vai disputar mesmo vaga ao Senado Federal. Para o Executivo, o nome é o de Eduardo Amorim (PSDB), que tem dito isso sem qualquer rodeio. Gostaria de ter o deputado Valadares Filho (PSB) como seu candidato à vice, mas a legenda não aceita. Quer mantê-lo na Câmara Federal.

Outra decisão já definida: o lançamento da chapa majoritária do bloco composto pelo PSC e PSDB já tem data marcada: 22 de fevereiro, ainda na ressaca do carnaval. Esse foi o acordo fechado entre Eduardo Amorim e André Moura, durante conversa para ampliar o anúncio de janeiro para fevereiro. Fica claro o bloqueio à candidatura do senador Valadares o que dificulta o entendimento com o PSB.

Apesar do silêncio absoluto, Valadares pode ser candidato a governador – ou à reeleição – em uma terceira via, porque mantém a posição do PSB para final de março e não sente que Eduardo e André demonstram interesse em mantê-lo no bloco como candidato ao Senado. Mesmo que as conversas estejam ocorrendo, dificilmente o PSB aceita ser apenas figurante na escolha dos nomes para chapa majoritária.

Segundo o presidente do PPS, Clóvis Silveira, que esteve com Valadares e com os Batalhas (pai e filho), o senador Valadares “pode até não ser candidato, mas não aceita imposições”. Para Clóvis, isso é “o fim do mundo” para um grupo que procura a unidade [e não encontra] entre suas lideranças maiores.

Não se vê alguma luz ao final do túnel para uma solução, apesar do diálogo constante que Eduardo Amorim e Valadares Filho mantêm. Como tudo está afunilando, há indicação de que haverá dificuldade para uma composição mais ampla dentro da oposição, apesar da atração de novas legendas como PRB e PPS.

ENTRAVES SOBRE O SENADO

O presidente do PT, Rogério Carvalho, pré-candidato ao Senado, não esconde que está incomodado com a boa relação entre Jackson Barreto (MDB) e André Moura (PSC).

Já revelou isso a alguns aliados próximos.

VÊ ALGUM ENTENDIMENTO

Não apenas Rogério, mas outros membros do PT também admitem que há alguma coisa fechada entre André e Jackson para que os dois saiam eleitos ao Senado.

Desconfiam que nas eleições um pode apoiar o outro por baixo do pano.

PT MANTÉM CANDIDATURA

Segundo fonte bem avisada do PT, Rogério Carvalho mantém sua candidatura e trabalha firme para que seja ao lado de Jackson na disputa pelo Senado.

Entretanto pode tentar o Senado por outra via…

NÃO HÁ COMENTÁRIOS

Jackson Barreto não faz comentários sobre esse entendimento com André Moura e já avisou que a relação entre ambos não interfere na composição política da base aliada.

André tem sido importante para o Estado na liberação de recursos.

TAMBÉM DESMENTE

O deputado André Moura também desmente qualquer compromisso político com o Governo: “estaremos em palanques diferentes em outubro”, disse.

– Como líder do Governo no Congresso, não posso deixar de ajudar Sergipe.

ELOGIOS DURANTE JANTAR

No jantar oferecido ao ministros das Cidades, Alexandre Baldy, o governador Jackson Barreto falou e agradeceu a André pelos recursos que trás para o Estado.

– Principalmente neste momento de grande dificuldade, disse.

JB SOBRE CANDIDATURA

Segundo o deputado Jony Marcos (PRB), na conversa que teve com o ex-ministro Marcos Pereira, Jackson disse que ainda estava estudando disputar o Senado.

– Poderia até não ser, teria dito Jackson.

TUDO ESTARIA CERTO

Aliados e assessores diretos de Jackson Barreto não têm dúvida que ele disputará o Senado. O próprio JB não estaria mais evitando tratar do assunto.

Já teria marcado a primeira semana de março para deixar o Governo.

DO MESMO JEITO

Jony Marcos lamentou que a maioria dos partidos conversa com André Moura, mas quando o PRB reúne-se com ele é porque está fazendo composição.

– O PRB está na mesma posição de antes, querendo o Senado.

ALMOÇO COM O MINISTRO

O ministro das Cidades, Alexandre Baldy, foi recebido para almoço na casa de praia do empresário Luciano Barreto, do qual participaram vários políticos de todos os partidos.

Jackson Barreto esteve, mas saiu rápido. Edvaldo Nogueira permaneceu.

PREFEITOS COMPARECERAM

Prefeitos de cidades do interior, que já declararam apoio a André Moura, também participaram do almoço e reafirmaram que votam nele ao Senado ou Governo.

Além de política, foi servido Camarão, carne e caruru.

HELENO SE VÊ BEM ENCAMINHADO

Em uma das mesas, o ex-prefeito Heleno Silva (PRB) não escondeu que está bem encaminhada uma composição com o grupo da oposição liderado por André Moura.

Heleno foi companheiro de voo do ministro Baldy, de Brasília a Aracaju.

RELAÇÃO MUITO BOA

O presidente do PDT em Sergipe, Fábio Henrique, disse ontem que tem relação “muito boa” com o deputado André Moura (PSC) e o senador Eduardo Amorim (PSDB).

Quanto à sua posição política disse que é a mesma e apóia Belivaldo Chagas (MDB).

NÃO RETORNA À PREFEITURA

Fábio Henrique avisou que não está em seus projetos políticos disputar a Prefeitura de Socorro em 2020, mas que seu grupo terá candidato.

Fábio é candidato a deputado federal em outubro.

ANDRÉ EM PRÉ-CAMPANHA

Fontes do Governo reconhecem que André Moura ajuda ao Estado com sua ação na liberação de recursos, “mas que ele também está em pré-campanha”.

André admite que seu trabalho é republicano.

REFORMA DE GOVERNO

O projeto para reforma da estrutura de Governo deve ser votado na Alese entre os dias 19 e 23 deste mês. Antes Jackson vai conversar com deputados da base aliada.

Sobre isso, já houve encontro entre JB, Francisco Gualberto e Luciano Bispo.

JUNÇÃO POR DECRETOS

Os deputados sugerem que a junção de Secretarias seja feita através de decretos, para evitar a extinção de algumas delas, no próximo Governo.

Acontece que algumas secretarias serão acopladas para serem extintas.

APOIO DE PREFEITOS AMANHÃ

O prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana (MDB), realiza amanhã em sua cidade vários prefeitos e lideranças políticas que apóiam Belivaldo Chagas a governador,

O objetivo não é disputar quantidade, mas debater problemas dos municípios.

SULGIPE RECEBE PRÊMIO

A Sulgipe foi considerada ontem, durante reunião em Brasília, a melhor concessionária de distribuição de energia na categoria região Nordeste.

Recebeu o prêmio IASE 2017, concedido pela Aneel.

Notas

Reforma da Previdência – O presidente Michel Temer diz que concorda com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM). “Ele tem os pés no chão. Quando ele diz que ainda não tem os votos [para aprovar a reforma da Previdência], coincide com o que nossa articulação política também tem falado”.

0x0

Campo de refugiados – Basilia Rodrigues, da CBN, informa que “o governo federal vai encaminhar ministros a Roraima na próxima quinta-feira para avaliar a necessidade de construir um campo de refugiados no estado”. A intenção é abrigar os venezuelanos que fogem do tirano Nicolás Maduro.

0x0

Datena detona Huck – O apresentador José Luiz Datena disse ao UOL que não é candidato a governador de São Paulo e que Luciano Huck não tem condição de ser presidente da República: “Não sou candidato a porcaria nenhuma. Sou ligado a um partido (PRP), mas dou a minha palavra que não vou concorrer a nada.”

0x0

Temer não declarou estar vivo – Michel Temer atrasou em três meses recadastramento anual obrigatório da aposentadoria. Por isso, não recebeu salários por ser procurador aposentado de São Paulo em novembro e dezembro. Segundo a Presidência, o pedido foi feito ontem. A informação foi publicada pelo O Globo.

0x0

Padilha vê cenário sem Lula – O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, afirmou que a inelegibilidade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva poderia beneficiar “todos os outros candidatos” ao Planalto no pleito de outubro. Ontem, Padilha declarou que, em um cenário sem Lula, o plano B petista ainda deve crescer.

0x0

Atua para coibir corrupção – A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, disse ontem que o MPE vai atuar em 2018 para coibir a corrupção e garantir a aplicação da Lei da Ficha Limpa nas eleições deste ano. Sem citar nomes, a procuradora falou sobre o assunto na abertura dos trabalhos do TSE, que retornou ontem do recesso.

Conversando

Carlão aniversaria – Quem aniversaria hoje é o sergipano Carlão, que trabalha com o deputado Adelson Barreto e já serviu a vários políticos de Sergipe.

Melhor condição – A presença de prefeitos em eventos realizados por partidos passa a ser avaliação de quem está em melhor condição para as eleições de 2018.

Presença certa – Mas qualquer analista político sabe que, em momento de pré-eleição, os prefeitos estão em eventos políticos que são convidados, até definição de chapas.

Edvaldo bem – O prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) parece bem à vontade ao lado do deputado André Moura (PSC). Diz que não faz política nesse momento.

O quê fazer? – A situação é complicada: se o Governo corta excessos para controlar as finanças é cruel. Se não corta beneficia a apadrinhados.

Visita a hospital – Em São Paulo, o senador Eduardo Amorim fez visita ao Hospital do Rim, referência na prevenção e tratamento de doenças renais e cardiovasculares.

Eterno Pierrô – Prefeitura de São Cristóvão abre o carnaval na terça-feira, com a exposição ‘Flô: O Eterno Pierrô’, que será homenageado durante o período de momo.

Aguardam chapas – Candidatos a mandatos proporcionais esperam o fechamento das chapas majoritárias, para iniciarem seus trabalhos junto ao eleitorado.

Prova que está vivo – Se o Temer não manda avisar ao INSS que estava vivo ninguém saberia. Fez isso ontem às pressas para receber aposentadoria.

Leia também