Aracaju, 28 de março de 2024

Saúde abre Oficina de Alinhamento do Planejamento Estratégico da PMA

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
7

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) foi a primeira a participar da etapa da Oficina de Alinhamento do Planejamento Estratégico, promovida pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA). O encontro com todos os gestores da SMS aconteceu nesta quinta-feira, 1, na sala de treinamento do Centro Administrativo Municipal.

A secretária Waneska Barboza explica que pela sua complexidade dos processos que envolvem a Saúde Pública, a SMS foi a primeira secretaria a ser escolhida para alinhar os projetos dela com as prioridades da gestão municipal como um todo. “Estamos alinhando a nossa Programação Anual de Saúde (PAS) 2018, que é um instrumento específico da Saúde, com o Planejamento Estratégico do município de Aracaju, composto por 65 projetos. Dentre esses, oito são específicos da nossa pasta, sendo quatro prioritários para a gestão municipal”, contextualizou.

Waneska reforçou ainda que a PAS foi construída pelos trabalhadores da SMS, juntamente com o controle social. “A comissão que elaborou nossa Programação foi formada de gestores, servidores e usuários, o que garantiu que ela contemplasse todos os lados. Agora, é o momento de enquadrar a nossa programação ao planejamento da Prefeitura, nos seus pontos mais estratégicos, para que possamos melhorar a qualidade de serviço à população, sem deixar de corresponder exatamente ao que está sendo pensado pelo gestor maior, que é o prefeito Edvaldo Nogueira”, pontuou.

A diretora da Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Asplandi), Sayonara Carvalho, acrescenta que há mais dois projetos além dos apresentados até o momento. “Oito já estão no planejamento da PMA, mas estamos avaliando mais duas diretrizes, a fim de determinarmos se elas também passarão a fazer parte dos 65 projetos estratégicos da Prefeitura”, observou.

Qualidade de vida

De acordo com a gerente de projetos da Coordenação Geral de Planejamento Estratégico da PMA, Fernanda Oliveira, a gestão do prefeito Edvaldo Nogueira dá tanta importância para a reconstrução da qualidade de vida dos aracajuanos que criou esta coordenação ligada ao próprio gabinete. “Estamos aqui para auxiliar no planejamento e na efetivação das ações prioritárias de cada secretaria ou órgão municipal. Começamos pela Saúde, mas todos os setores da administração farão esta mesma oficina, para caminharmos juntos e reconstruirmos a qualidade de vida da nossa cidade”, revelou.

Alinhamento reforçado pelo consultor do Planejamento Estratégico da PMA, Júlio Filgueiras, que acrescentou o avanço da SMS durante esta etapa do processo. “Apesar da Saúde ser umas das maiores pastas da Prefeitura, ela é a secretaria que está no estado mais avançado de planejamento, pois já confeccionou todos os instrumentos de planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS). Essa situação contribuiu para que a SMS fosse escolhida para dar início a este trabalhos”, revelou.

Foto assessoria

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também