Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

GOVERNADOR PROMOVE 12 OFICIAIS DO CORPO DE BOMBEIROS DE SE

9

Em setembro, o governo do Estado de Sergipe promoveu 96 praças e 24 oficiais por antiguidade e merecimento graças à Progressão por Tempo de Serviço (PTS)

A manhã desta segunda-feira (05) foi de festa para 12 oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe, os quais foram promovidos pelo governador Jackson Barreto por antiguidade e merecimento. Em solenidade realizada no quartel do Comando Geral dos Bombeiros, três militares ascenderam ao cargo de coronel, três passaram a assumir o posto de tenente-coronel, quatro tornaram-se majores, um oficial assumiu a patente de capitão e outro oficial foi promovido à categoria de segundo-tenente.

“Hoje é um dia de festa para homens e mulheres que dedicam a sua vida todos os dias ao Corpo dos Bombeiros. Cada promoção é a realização dos sonhos dos oficiais e dos seus familiares. Na história do Corpo de Bombeiros, nunca tivemos tantas promoções como tivemos em nosso governo. O ano passado foram 211. Agora, iniciamos o ano com mais promoções. Significa dizer que o compromisso do governo do Estado com essa Instituição tem sido respeitado sobre todos os aspectos. Em gestos como esse é que se deixa a marca do governo. Estamos fazendo a nossa parte, apesar de tantas dificuldades. Estamos cumprindo nosso dever com a Corporação e com a sociedade”, ressaltou o governador Jackson Barreto.

O sentimento de reconhecimento foi descrito pelo recém-promovido coronel Luiz Henrique Melo dos Santos, que há 19 anos presta serviços à Corporação. “É um momento para enaltecer nossas carreiras. O sentimento é o de reconhecimento do nosso trabalho, quando chegamos ao ápice da nossa carreira, nos sentimos engrandecidos, principalmente, quando somos escolhidos pelos nossos chefes”, agradeceu o militar.

Para a esposa do coronel Luiz Melo, Angélica Queiroz da Costa, a promoção representa uma valorização importante além de estímulo em suas carreiras. “É uma sensação de orgulho muito grande. De dever cumprido dele e para todos que estão sendo promovidos hoje”, declarou.

Em setembro, o governo do Estado de Sergipe promoveu 96 praças e 24 oficiais por antiguidade e merecimento graças à Progressão por Tempo de Serviço (PTS). Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel José Erivaldo Mendes, as ascensões estão dentro do calendário de promoções. “Em 2017, tivemos 211 promovidos, e desses 131 foram pela PTS, ou seja, uma lei que o governador do Estado criou e que facilita o acesso à carreira. Se essa lei não existisse, esses 131 não seriam promovidos. Essas 211 promoções em um ano é algo bastante significativo, pois são mais 40% do efetivo total da Corpo de Bombeiros, o que é muito estimulante, pois as pessoas se sentem mais valorizadas, o que reflete num bom serviço para a sociedade”, salientou o comandante.

Para o secretário de Estado da Segurança Pública, João Eloy, o governador cumpre com compromisso com as instituições da Segurança Pública. “Para a Polícia Militar, Civil e Corpo de Bombeiros, nada melhor do que ser promovido. E esse é o reconhecimento do Estado. Hoje, em particular, uma forma de enaltecer o trabalho dos profissionais do Corpo de Bombeiros que desempenham importantes serviços à sociedade”, ressaltou.

Investimentos

O coronel Mendes revelou, ainda, investimentos que estão sendo empreendidos pelo governo do Estado em prol da valorização da instituição. “Nós temos um planejamento que inclui investimentos para a construção de um quartel em Nossa Senhora da Glória, um quartel próprio no município de Itabaiana. Além disso, o governador já autorizou a realização do concurso para preenchimentos de novas vagas na Corporação. Mesmo num contexto de crise, temos conseguido bons avanços. Essa é a marca desse governo, que sempre está pensando no benefício das suas instituições e, consequentemente, da população”, frisou.

O deputado estadual capitão Samuel destacou a promoção e o reconhecimento da classe. “Fica claro o compromisso do governo com o reconhecimento dos homens e mulheres que fazem o Corpo de Bombeiros do Estado de Sergipe. Fico feliz por todos os bombeiros aqui e seus familiares, e agradeço a todos que se envolveram nessa luta para reconhecer o trabalho desses homens e mulheres do fogo”, disse o deputado.

Progressão

A Progressão por Tempo de Serviço (PTS) é um divisor de águas na história dos servidores militares de Sergipe, que estavam com suas carreiras congestionadas, sem perspectiva de ascensão profissional. A partir dela, foi estabelecido tempo máximo de permanência do militar no posto ou graduação em que se encontra, garantindo a fluidez da sua trajetória na Corporação, independentemente da abertura de vagas.

ASN

Foto Marcelle Cristinna

Leia também