Aracaju, 20 de abril de 2024
Search

Mutirão de Carnaval contra o Diabetes mobiliza comunidade do bairro América

8

A Praça Franklin Delano Roosevelt, no bairro América, recebeu o Mutirão de Carnaval contra o Diabetes no último fim de semana. Aproximadamente 300 pessoas contaram com serviços gratuitos como teste de glicemia, aferição da pressão arterial, dicas alimentação saudável com nutricionistas, consulta com o médico endocrinologista Raimundo Sotero e muito mais. O Mutirão de Carnaval contra o Diabetes foi uma organização do Centro de Diabetes de Sergipe, em parceria com o vereador Professor Bittencourt, líder do prefeito na Câmara de Municipal de Aracaju.

“Precisamos cada vez mais cuidar das pessoas. Fizemos a primeira edição do Mutirão em dezembro na Rua de São João e, agora, escolhemos a semana que inicia os festejos carnavalescos para trazer serviços de saúde a quem mais precisa no bairro América. Realizaremos essa ação em outros bairros e, também, no interior, sempre com essa parceria com o Centro de Diabetes de Sergipe”, afirmou Bittencourt.

O parlamentar agradeceu toda a dedicação do médico Raimundo Sotero para a realização do Mutirão. “Ele é uma figura nacionalmente conhecida e um militante da prevenção do diabetes. As pessoas ficaram felizes e satisfeitas porque puderam conversar com ele e toda a equipe para receber orientações de como prevenir e, caso detectada, ter uma vida saudável”, destacou.

Para Raimundo Sotero, eventos como esse são fundamentais para a detecção precoce da doença e a conscientização sobre prevenção. “A pessoa precisa se conscientizar que, a partir doa 40 anos, pode ter diabetes e não sentir. Aquilo que não se sente, não é cuidado. Às vezes, a pessoa só descobre a doença em uma campanha de detecção. É muito importante estarmos lado a lado com a comunidade. Estou muito feliz com essa parceria com Bittencourt e vamos levar mais ações para outras comunidades”, afirmou o endocrinologista, ressaltando que “é preciso orientar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do diabetes para evitar as complicações crônicas”.

O líder comunitário Edson Xaropinho mobilizou os moradores do Bairro América e apoiou a iniciativa. “Vi a necessidade de trazer um evento desse porte para a comunidade e conversei com o vereador Bittencourt. Ele não mediu esforços e, sempre solícito, atendeu ao nosso pedido. Bittencourt é atuante e está sempre dialogando com a população para ajudar no que for preciso. Somos gratos a ele”, pontuou Xaropinho.

O funcionário público Roberto Cardoso é morador do Bairro América e à 5h40 já fazia a caminhada na Praça Franklin Roosevelt esperando o Mutirão começar. “Fui o primeiro. Quando soube que teríamos esse evento na comunidade, fiz questão de participar. Sou pré-diabético e já estou cuidando para ter uma vida com mais saúde”, afirmou.

Conhecida em todo o bairro América, dona Carminha do Conselho de Saúde marcou presença no Mutirão. Segundo ela, o evento foi oportuno. “Temos muitos idosos na comunidade e, por incrível que pareça, muitos jovens podem ter diabetes. É desde cedo que se trata. Agradeço ao vereador Bittencourt, ao Dr Sotero e a Xaropinho por toda atenção e carinho conosco”, disse.

O aposentado Fernando Silva reside conjunto Padre Pedro e, ao ter conhecimento do Mutirão, foi até o bairro América para fazer os exames. “Não podemos perder as oportunidades. Cuidar da saúde sempre é importante”, garantiu.

Morador do bairro América, o aposentado José Vieira aprovou o Mutirão. “Bittencourt está sempre conosco e trazer esses exames para a nossa praça foi uma ideia de mestre. Parabéns à todos. A equipe de enfermeiros nos tratou com todo carinho e atenção”, disse.

Fonte e foto assessoria

Leia também