Aracaju, 23 de abril de 2024
Search

Belivaldo participa da solenidade de posse da nova diretoria da AMASE

7

Representando o Governo do Estado, Belivaldo compôs a mesa durante a cerimônia, que contou com a presença de diversos magistrados e demais autoridades

Na tarde desta segunda-feira (05), representando o governador Jackson Barreto, o vice-governador Belivaldo Chagas, participou da solenidade de posse da nova diretoria da AMASE – Associação dos Magistrados de Sergipe. Eleita para o biênio 2018/2019, a nova diretoria tem como presidente o magistrado Marcos Oliveira Pinto, que substitui Dr. Antônio Henrique Almeida Santos.

Antes de assumir a presidência da Associação dos Magistrados, Dr. Marcos de Oliveira Pinto foi Secretário-Geral da AMASE, além de ser coordenador da pós-graduação da Escola Judicial de Sergipe – EJUSE – e membro do Conselho Administrativo da EJUSE. Atualmente é juiz da 12ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe.

Para o vice-governador, o momento é um passo importante para a magistratura no Estado. “Trata-se de uma entidade que representa os juízes e que priva pela cultura do Direito de um modo geral, e não poderíamos deixar de fazer presente – representando o governador, bem como o Governo do Estado -, neste momento tão especial e importante para todos os magistrados”.

Além do novo presidente, completam o quadro da nova diretoria os magistrados: Gustavo Adolfo Plech Pereira – Vice-Presidente; Roberto Alcântara de Oliveira Araújo – Vice-Presidente –Secretário Geral; Diógenes Barreto (Desembargador) – Vice-Presidente de Patrimônio e Finanças; e Dauquíria de Melo Ferreira – Vice-Presidente de Relações Institucionais.

Na solenidade, ainda tomaram posse aos membros do Conselho Consultivo e de Defesa das Prerrogativas da Magistratura, os juízes Henrique Gaspar Mello de Mendonça, Cláudia do Espírito Santo e Karyna Torres Gouveia Marroquim Abdala.

União da magistratura

Em seu discurso de posse, o presidente destacou os principais objetivos que nortearão as ações da nova diretoria. “Soma-se ainda, a realização de uma gestão associativa transparente e participativa, ainda mais no momento atual, em que a união é o caminho a ser percorrido. Frentes aos ataques permanentes, mentirosos e desonestos, que se projetam sobre a magistratura, tanto em questões locais, como em problemáticas nacionais”, destacou.

Os ataques sofridos pela magistratura, aos quais se refere o juiz Marcos Pinto, também foram pontuados pelo seu antecessor, o juiz Antônio Henrique Almeida santos. “Não é fácil representar uma classe como a nossa, especialmente em um momento em que, infelizmente, a magistratura vem sendo tão atacada de todas as formas. Ao mesmo tempo que é difícil, percebo que todos esses ataques que nós viemos sendo vítimas, eles demonstram a grandiosidade da magistratura e do Poder Judiciário brasileiro, pois o que se consegue atingir na magistratura diante dessa crise, são coisas de menor importância. Um sinal de que a magistratura segue firme e forte na realização de sua missão”.

E diante de um cenário desafiador para a magistratura, o presidente da Associação dos Magistrados do Brasil – AMB -, Jaime Martins de Oliveira Neto, fez um pedido importante. “O momento atual é difícil não só para a magistratura, mas para o país. Se eu pudesse fazer um pedido ou deixar uma mensagem, seria pedir união. A magistratura precisa se unir, ter a consciência de que nas divergências nós precisamos caminhar juntos. Também é preciso diálogo com as demais instituições, é imprescindível o diálogo com o Parlamento, o Legislativo e com o Poder Executivo”.

A AMASE

Fundada em 31 de julho de 1972, a Associação dos Magistrados de Sergipe – AMASE -, tem como propósito, promover e estreitar a união entre os juízes de todas as instâncias do Estado de Sergipe, estimulando a cultura do Direito e o aprimoramento da função judicante.

Presenças

Estiveram presentes na composição da mesa: Desembargador Cezário Siqueira Neto – presidente do Tribunal de Justiça; Deputado Garibalde Mendonça – vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado; Desembargador Diógenes Barreto – vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral; Eduardo Barreto D’Ávila Fontes – procurador –geral de Justiça do Estado de Sergipe (em exercício); Henry Clay Santos Andrade – presidente da OAB/SE; José Leonel – Defensor público Geral do Estado de Sergipe (em exercício); Flávia Pessoa – presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 20ª região; Jarbas Adelino Santos Júnior – presidente da Associação Sergipana do Ministério Público ; Ermelino Costa Cerqueira – presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado de Sergipe; José Arimateia Neves Costa – presidente da Associação Mato-grossense de Magistrados; Ramon Tássio de Oliveira – desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

Também marcaram presença o Deputado Estadual Capitão Samuel; Maria Aparecida Santos Gama da Silva – procuradora-geral do Estado; Aerton Menezes Silva – vice-presidente da Associação dos Procuradores do Estado de Sergipe e Marcony Cabral Santos – comandante geral da Polícia Militar.

ASN

Foto André Moreira

Leia também