Aracaju, 23 de abril de 2024
Search

Profissionais da saúde e educação discutem integração para o PSE em Santa Luzia

8

Com o objetivo de planejar as ações a serem executadas pelo PSE (Programa Saúde na Escola), no ano 2018, atendendo as demandas necessárias das equipes de saúde da família e dos profissionais da educação, o Governo Municipal de Santa Luzia, promoveu na manhã de quinta-feira, dia 08, no Centro dos Idosos, o encontro com profissionais de saúde e educação para discutir estratégia de integração para o referido programa.

O PSE é desenvolve uma política intersetorial da Saúde e da Educação, instituída em 2007 com ações voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira. A articulação entre Escola e Rede Básica de Saúde é a base do Programa Saúde na Escola que tem como objetivo contribuir para formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

Durante o encontro, a mesa foi formada por secretários, profissionais da saúde e educação e representante de conselho. O evento reuniu diversos trabalhadores e a população luziense.

Na oportunidade, a professora de Educação Física, Géssica, colocou os participantes para fazer atividade física ao som de vários hits, que é utilizado no Fit Dance.

No encontro, as coordenadoras Carla Laiane e Jaciara Santos, destacaram que o PSE visa contribuir para o fortalecimento de ações que integram as áreas de saúde e educação no enfrentamento de vulnerabilidade. Além disso, as coordenadoras apresentaram atividades realizadas em 2017, ações pactuadas para 2018 e o planejamento do PSE desse ano.

Os objetivos específicos do encontro definidos são:

– Articular ações entre a Rede Municipal de Educação e Rede Básica de Saúde;

– Desenvolver ações voltadas para promoção, prevenção e atenção à saúde dos alunos;

– Criar parcerias para melhorar desenvolvimento destas ações.

Fonte e foto assessoria

Leia também