Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

VEJA O QUE ABRE E FECHA DURANTE O FERIADO DE CARNAVAL

No feriado de Carnaval, bancos, repartições públicas, shoppings e o comércio terão horários diferenciados no atendimento à população entre os dias 24 e 28 de fevereiro.

Veja o que abre e fecha:

Bancos

Os bancos fecham de sábado (25) a terça-feira (28) e retornam os serviços na quarta-feira, 01 de março , após as 12 horas.

Comércio

O Centro Comercial de Aracaju funciona normalmente no sábado, 25. As lojas não abrem domingo, segunda e terça. O comércio volta a funcionar na quarta-feira de cinzas, a partir das 12h.

Supermercados

As lojas da rede GBarbosa abrirão na segunda, terça, e quarta-feira de cinzas, com exceção das lojas do Mercado, São José e Bairro América que estarão fechadas na terça- feira. No interior do Estado, as lojas que fecham na terça, são as dos municípios de Itabaiana, Nossa Senhora das Dores, Lagarto e Boquim.

Os supermercados Extra, Pão de Açúcar, Bompreço e Todo Dia funcionam normalmente todos os dias do carnaval.

Mercados e feiras

A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) informa que os mercados centrais Antônio Franco e Thales Ferraz manterão o horário de funcionamento habitual no sábado (25), domingo (26), e na segunda-feira (27), véspera de Carnaval, com fechamento apenas na terça-feira (28).

O mercado central Albano Franco funcionará em seu horário normal nos dias 25, 26 e 1º (sábado, domingo e quarta-feira), sendo que, na segunda-feira (27) e terça-feira (28) estará fechado para mutirão de limpeza em toda a parte interna do prédio.

As feiras de bairros da Capital abrirão normalmente no final de semana e na quarta-feira, dia 1º. Na terça-feira, 28, a feira realizada no bairro Siqueira Campos estará suspensa, assim como, a que acontece próximo ao Batistão

Saúde

O funcionamento das Unidades de Saúde da Família (USFs) será suspenso, bem como o dois Centros de Especialidades Médicas (Cemar) Augusto Franco e Siqueira Campos, a sede da SMS e demais setores administrativos.

A Rede de Urgência e Emergência (Reue), que abrange os dois Hospitais Municipais, funcionará normalmente. Vale lembrar que no Hospital Fernando Franco (Zona Sul), localizado no conjunto Augusto Franco, funciona a Urgência Pediátrica e no Hospital Nestor Piva (Zona Norte), que fica na avenida Maranhão, funciona a Urgência Ortopédica.

A Urgência Odontológica, que também funciona no Nestor Piva, estará em regime de plantão. O atendimento começa a ser feito nesta sexta-feira, 24, a partir das 19h, e segue ininterruptamente até as 7h da quinta-feira, 2 de março.

O Centro de Informações Específicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) possui uma Unidade de Resposta Rápida (URR), que também funcionará em regime de plantão. O telefone é: 98103-0179. Esse número é exclusivamente para emergências de saúde pública. Ele está disponível para que os profissionais de saúde possam ligar caso ocorra algum evento inusitado, como surto de doenças ou intoxicação alimentar.

Cultura

As unidades da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) estarão fechadas no período de carnaval, são elas: o Centro Cultural de Aracaju, o Núcleo de Produção Orlando Vieira(NPD), o Mirante da 13 de Julho, a Galeria de Arte Álvaro Santos, a  Biblioteca Municipal Clodomir Silva, a Escola de Arte Valdice Teles e a Biblioteca Municipal Ivone de Menezes. Essas unidades retomam as atividades na quinta-feira, 2 de março.

Parque da Sementeira

O Parque Augusto Franco (Parque da Sementeira), verdadeiro reduto de lazer, no coração da capital, abrirá suas portas em horário normal, das 5h às 21h, durante o final de semana e neste feriado.

SMTT e GMA

A Superintendência Municipal de  Transporte e Trânsito (SMTT) e a Guarda Municipal de Aracaju (GMA), além de prestarem serviços de forma extraordinária neste carnaval, manterão a atuação de rotina. É possível acionar órgãos da seguinte forma: Disque Trânsito, através do número 118; e canais de denúncias da GMA: número 153 e o aplicativo Whatsapp – (79) 98166-7790.

Correios

Todas as agências em Sergipe vão funcionar normalmente até sexta-feira e estarão fechadas durante o período carnavalesco. Entre as agências franqueadas, apenas o posto de atendimento avançado localizado no Hiper Bompreço Jardins, em Aracaju, e a AGF Santo Antônio, situada na Avenida João Ribeiro, também na capital, abrirão no sábado, 25. Em todas as unidades, o atendimento será retomado ao meio-dia da Quarta-Feira de Cinzas, 1º. Os endereços das agências estão disponíveis no site dos Correios.

Shoppings

O Shopping Prêmio, em Nossa Senhora do Socorro,  fica fechado nos dias 27 e 28 de fevereiro. O CineSercla e G.Barbosa obedecem aos horários de suas respectivas redes. Na Quarta-feira de Cinzas, o Shopping Prêmio retoma o funcionamento de todas as suas lojas a partir do meio-dia.

O Shopping Jardins funcionará em seu horário normal no sábado e no domingo. Na segunda-feira e na terça-feira de Carnaval, as praças de alimentação, restaurantes Ferreiro, Senzai e Austrália e Puppy Play abrirão às 12 horas e fecharão às 22 horas. Demais lojas e quiosques estarão fechados. Cinemark e G Barbosa seguirão aos horários de suas respectivas redes. Na Quarta-feira de Cinzas, 1º, todo o shopping abrirá a partir das 12 horas e fechará às 22 horas.

O RioMar Aracaju funciona com todas as lojas em horário normal nos dias 25 e 26 de fevereiro. Na segunda e terça de Carnaval, o shopping abrirá o restaurante Ferreiro Grill, a praça de alimentação, o parque eletrônico Game Station e as operações de entretenimento das 12h às 22. As demais lojas permanecerão fechadas. Na Quarta-Feira de Cinzas, todas as lojas do RioMar abrirão das 12h às 22h. O hipermercado Gbarbosa e o Cinemark irão funcionar de acordo com os horários estabelecidos pelas respectivas redes.

Museus

O Museu Histórico de Sergipe, em São Cristóvão, e os museus Afro-Brasileiro e de Arte Sacra, ambos em Laranjeiras, terão horários especiais de funcionamento durante o Carnaval. No sábado as instituições funcionarão somente até as 13 horas e permanecem fechadas até a terça feira, 28.

Na quarta-feira de cinza, 1º, os serviços voltam a seguir seus horários normais de funcionamento. Os museus de Laranjeiras estão abertos das 9h às 14 horas, e o de São Cristóvão, das 10h às 16 horas.

Leia também