14/02/18 - 13:05:53

Emsurb garantiu limpeza e organização na capital durante o Carnaval

Cidade limpa, folião satisfeito. Foi com esse objetivo que a Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), trabalhou intensamente para manter a limpeza e organização por toda a cidade durante todo o período do Carnaval. Diariamente centenas de agentes entraram em cena para que a população fosse bem acolhida em seus momentos de lazer e alegria.

“Realizamos um cronograma específico para cada finalidade. Desde a coleta domiciliar, passando pela limpeza das praças, ruas e avenidas onde aconteceram as festas. Cada espaço público foi fiscalizado e tratado de forma setorial. Assim, conseguimos percorrer todos os pontos, monitorando-os e realizando os serviços de manutenção necessários para a permanência da ordem de limpeza”, explicou o diretor de Operações, Bruno Moraes.

Rasgadinho

As equipes da Emsurb fizeram bonito em um dos eventos de Momo mais tradicionais da nossa capital, o Festival Brasileiro de Ritmos Rasgadinho. Os serviços de varrição, coleta de lixo e entulho, capinação, pintura de guias, poda e roçagem de áreas verdes, foram executados antes mesmo da realização do evento.

Desde as primeiras horas da última sexta-feira, 9, até o término do último show, nesta quarta-feira, 14, 240 agentes percorreram as avenidas Edézio Vieira de Melo, Gonçalo Prado Rolemberg, Pedro Calazans, Barão de Maruim, Hermes Fontes e Praça da Bandeira, no bairro São José, além de outras ruas nos bairros Suíssa, Cirurgia e Centro, para deixar tudo limpo e organizado. Segundo dados da Diretoria de Operações, foram coletados nos cinco dias de festa 36 toneladas e 690 quilos de lixo, um número relativamente alto se compararmos com a média mensal recolhida na capital, cerca de 17 mil toneladas.

Além dos serviços de limpeza e manutenção, durante os dias do evento, a empresa municipal disponibilizou 150 banheiros químicos, verificou as condições dos ambulantes e, juntamente com a Vigilância Sanitária, as condições dos alimentos que foram comercializados. “Disponibilizamos um efetivo de 30 fiscais que trabalharam em dois turnos. Todo nosso planejamento de ações foi pensado para manter a ordem e proporcionar bem-estar para turistas e aracajuanos”, explicou o diretor de Espaços Públicos, Bira Rabelo.

Blocos pré-carnavalescos

A empresa municipal atua de maneira mais intensiva desde a primeira quinzena de janeiro, quando teve início o desfile de mais de 90 bloquinhos de rua na capital. A grande concentração de pessoas e o consumo de comidas e bebidas alcoólicas proporcionam um aumento na geração de lixo nesse período, onde foram coletadas 29 toneladas de lixo. O cronograma de serviços foi pensado e executado de forma que nenhum bairro da cidade ficasse com os serviços de limpeza prejudicados.

Foto Marcos Rodrigues