15/02/18 - 06:44:23

Ações preventivas garantiram Carnaval tranquilo em Aracaju

O trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), garantiu segurança à população e resultados positivos, durante as festividades carnavalescas. Com estratégias integradas, os órgãos municipais atuaram especialmente de forma preventiva. A Guarda Municipal de Aracaju (GMA) desenvolveu papel fundamental no apoio às ações da Vigilância Sanitária e da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), assim como no reforço à segurança nos terminais de ônibus da capital, especialmente durante o período de realização do Festival Brasileiro de Ritmos – Rasgadinho 2018.

O secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, Luis Fernando Almeida, ressalta o sucesso das ações implementadas durante o Carnaval. “A avaliação que nós fazemos é bastante positiva.  Conforme a  determinação do prefeito Edvaldo Nogueira, buscamos  aprimorar a atuação da Guarda no apoio à segurança pública.  Sem registros de maiores incidentes, tivemos uma festa tranquila, ordeira”, destacou.

Entre os dias 9 e 13 de fevereiro, cerca de 200 guardiões, de todos os grupamentos operacionais da corporação, estiveram envolvidos nas ações.   A intensificação da operação “Terminal Seguro” coibiu as práticas ilícitas nos terminais de integração da capital, proporcionando maior sensação de segurança aos foliões que utilizaram o transporte público para se deslocar durante as festividades.

O diretor geral da GMA, o subinspetor Fernando Mendonça, revela que uma grande infraestrutura foi estabelecida para garantir maior segurança aos aracajuanos e turistas. “Nos terminais do Centro, Mercado e Zona Oeste, foram empregadas duas viaturas de forma fixa, com uma média de quatro guardiões, para cada uma delas. Nos terminais Maracaju, Atalaia e Dia, mantivemos uma viatura, em cada local. Ao todo foram 36 guardiões atuando de maneira fixa em terminais da capital, durante o carnaval”, destacou.

Diariamente, as abordagens de rotina e presença ostensiva da GMA, em horários que antecediam o período de maior fluxo nos terminais, surtiram efeito positivo, inibindo ações ilícitas. No total, 12 viaturas e 12 motos foram utilizadas para o desenvolvimento das ações que envolveram, além da intensificação da operação “Terminal Seguro” e motopatrulhamento, também o apoio ao tradicional carnaval de rua, que abrange os cortejos de blocos carnavalescos, nos bairros da capital.  Cerca de 25 blocos contaram com o apoio da Guarda Municipal de Aracaju.

“Contribuímos, também, com a segurança de turistas e aracajuanos na Orla Pôr do Sol, conforme solicitação da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (SEMICT)”, acrescentou o subinspetor Fernando Mendonça.

Durante os cinco dias de festas, foi registrada pela GMA apenas uma ocorrência relacionada ao furto de celulares, que resultou na apreensão de duas pessoas.

Defesa Civil de Aracaju

A segurança em relação às estruturas montadas para o Rasgadinho 2018 também foi alvo da atuação marcante da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania, através da Defesa Civil de Aracaju. O resultado da atuação preventiva foi ausência de registros de fatos atípicos, no que se refere às demandas estruturais ou outros fatos que pudessem interferir na integridade dos civis que compareceram ao evento.

“A atuação preventiva da Defesa Civil contemplou o acompanhamento da montagem das estruturas, além do monitoramento em todos os dias de evento, culminando com a fiscalização do processo de desmontagem. Tudo isso para contribuir com a segurança da população e para que possamos devolver à cidade a normalidade após um carnaval muito pacífico”, destacou o secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luis Fernando Almeida.

O cumprimento dos aspectos contidos na documentação exigida pela Defesa Civil de Aracaju e o constante acompanhamento de todo o processo de montagem foram fundamentais para que não houvesse ocorrências. “Realizamos o acompanhamento desde o início da montagem das estruturas, o que possibilitou a adoção de medidas preventivas e correções necessárias. Inclusive, antes do início dos festejos, identificamos a necessidade da troca de postes na avenida Barão de Maruim, que estavam com risco de desabamento, e todas as providências foram adotadas com sucesso”, destacou o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, o major Sílvio Prado.

Foto assessoria