Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Bittencourt afirma que a Guarda Municipal faz a diferença para a população

8

Por Acácia Mérici

O vereador Professor Bittencourt, líder do prefeito na Câmara, faz uma avaliação positiva da atuação da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) ao longo de 2017. Ele destaca que o grupamento vem realizando um trabalho de patrulhamento, ronda e apreensões com resultados satisfatórios, sempre buscando a capacitação para prestar melhor serviço à população da capital.

“A Guarda Municipal nos dá muito orgulho. É uma instituição que tem um papel importante no desenvolvimento da nossa cidade. Parabenizo os nossos guardiões pela dedicação em cuidar de cada aracajuano. Agradeço ao sub-inspetor Fernando Mendonça, diretor da GMA, pelo compromisso de toda a equipe”, destaca Bittencourt.

No resumo operacional de 2017, a Guarda Municipal de Aracaju recebeu 12.247 ligações, registrou 4.860 ocorrências, 255 flagrantes, 337 apreensões, 8160 abordagens, 75 celulares recuperados, 28 armas de fogo apreendidas, 369 armas brancas apreendidas, 31 veículos recuperados, 1258 unidades de drogas apreendidas. Atualmente, quando o cidadão solicita a presença de uma viatura, o tempo resposta tem média de 9 minutos, segundo informações da GMA.

“É possível ver a presença das equipes nos terminais, fazendo a ronda nas ruas, nos pontos de ônibus. Os profissionais não medem esforços para atender bem a população. Esses dados são importantes e nos mostram que há eficiência de gestão e forte presença nas comunidades da nossa capital”, pontua o vereador.

Outro destaque da atuação da GMA é a redução do número de assaltos a ônibus. De acordo com dados do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp), publicados pela Prefeitura de Aracaju, em dezembro de 2017 foram registradas 35 ocorrências. Comparado ao mesmo período de 2016, quando houve 107 ocorrências, houve uma redução de 67,29%. Em todo o ano de 2017, houve uma redução de 39,13%, se comparado ao ano de 2016.

“A soma dos esforços entre a Guarda Municipal, Polícia Militar e Civil, Setransp, Sintra e SMTT faz a diferença nas medidas de reforço da segurança. A Guarda Municipal possui a operação Terminal Seguro, que mantém as equipes de prontidão fazendo toda a vigilância dos terminais da capital. Diariamente, a GMA coloca 30 guardiões para a segurança nos seis terminais, realizando rondas ostensivas e no atendimento à população”, enaltece Bittencourt.

De acordo com o sub-inspetor Fernando Mendonça, diretor da GMA, os aracajuanos contribuem de forma significativa nos trabalhos da corporação. “As pessoas podem ligar para disque denúncia 153 ou através do WhatsApp pelo número 98166-7790. Já conseguimos fazer apreensões de armas em ônibus porque um cidadão entrou em contato, enviou a foto e fomos até o local”, disse o diretor.

Carnaval

De 09 a 13 de fevereiro, a Guarda Municipal estará em atuação com policiamento reforçado nos seis terminais de integração de Aracaju. Durante o Carnaval, aproximadamente 200 profissionais garantirão a segurança dos foliões no deslocamento pelas festas na capital.

“Intensificaremos o patrulhamento também nas áreas dos mercados e manteremos viaturas fixas e de moto circulando. Sabemos que haverá grande fluxo de pessoas usando o transporte público, e essa é uma época que é preciso uma atenção especial”, afirma sub-inspetor Fernando Mendonça.

Foto assessoria

Leia também