Aracaju, 18 de abril de 2024
Search

CARNAVAL:ATENDIMENTO NO HUSE FOI CONSIDERADO NORMAL

6

O Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) registrou 1.471 atendimentos a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) durante o Carnaval. A estatística foi realizada entre sexta-feira, 9, a quarta-feira de Cinzas, 14. Foram 23 pacientes a mais que o registrado no ano passado (2017), quando a unidade atendeu 1.448 usuários. O número foi considerado dentro da normalidade e com o cumprimento integral das escalas de plantão.

Foram registrados esse ano 19 pacientes na Área Vermelha, 164 usuários na Ortopedia, 26 no Ambulatório de Otorrino, 43 para o de Oftalmologia, 317 usuários na Sala de Sutura e 421  na Área Azul. Já no ano passado (2017), foram totalizados 31 pacientes na Área Vermelha, 192 usuários na Ortopedia, 50 no Ambulatório de Otorrino, 40 no de Oftalmo, 388 na Sala de Sutura e 544 na Área Azul.

A gerente da Área Verde Trauma do Huse, Débora Feitosa, ressaltou que foi um Carnaval considerado dentro da normalidade. “Nós tivemos a superlotação, mas não foi porque chegaram mais pacientes, era porque estávamos aguardando mais vagas de transferência para o Hospital Cirurgia. Tivemos pequenos registros de arma branca e arma de fogo, além de alguns traumas, mas nada que fugisse ao controle”, explicou.

Os acidentes no trânsito também fizeram algumas vítimas que foram atendidas no Pronto Socorro do Huse. Foram 18 registros de acidente automobilístico, 86 acidentes motociclísticos e 13 de atropelamento. Alguns pacientes em uso de bebida alcoólica. A violência urbana também fez algumas vítimas que foram atendidas no Huse. Foram 26 de arma branca e 28 de arma de fogo.

Para o coordenador do Pronto Socorro do Huse, Vinícius Vilela, foi um Carnaval dentro do programado e abaixo dos números do ano passado. “Nossa preocupação era que o hospital estava cheio, porque já iniciamos com um pouco de sobrecarga, mas a equipe do Huse mais uma vez mostrou eficiência na condução dos casos. Passamos o festejo de Momo de forma tranquila e sem nenhuma intercorrência mais grave”, enfatizou.

O Hospital Pediátrico Drº José Machado de Souza manteve seu fluxo diário e totalizou durante o período do Carnaval 304 atendimentos. Destes, 39 ficaram internados. Já o Centro de Oncologia do Huse funcionou normalmente durante o carnaval. Somente o ambulatório de Oncologia registrou durante esse período 11 atendimentos.

Fonte e foto SES

Leia também