Aracaju, 23 de abril de 2024
Search

Huse selecionado pelo MS para projeto que visa melhorar segurança do paciente

______~2

O Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) foi a única instituição do Estado selecionada pelo Ministério da Saúde (MS) para fazer parte de um projeto que visa orientar quanto às melhores práticas para a segurança do paciente nos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto é uma parceria com os Hospitais de Excelência e será realizado por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional (PROADI-SUS), com participação do Institute for Healthcare Improvement.

No Brasil, 120 hospitais públicos participarão do projeto e o Huse será acompanhado e orientado pela Beneficência Portuguesa. Em três anos, o projeto buscará reduzir em 50% o número de infecções relacionadas à assistência à saúde e terá como objetivo a implantação de pacotes de medidas capazes de melhorar continuamente os processos de trabalho da equipe multidisciplinar.

De acordo com a enfermeira Julian Katrin Albuquerque, com a implementação dessas ações, os pacientes permanecerão menos tempo internado. “Mais de 8.500 vidas serão salvas nas UTIs, consequentemente os gastos com insumos serão menores, o que proporcionará uma redução de mais de R$1,2 bilhões de desperdícios envolvidos no cuidado à saúde. Algumas ações foram iniciadas no HUSE e melhorias nos processos assistenciais já estão sendo observadas”, destacou a enfermeira.

Médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem, nutricionistas e residentes participaram da visita multidisciplinar realizada na UTI do Huse.

Foto assessoria

Leia também