Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

SE NÃO MUDAR, PERDE

DIÓGENES BRAYNER – plenario@faxaju.com.br

A partir de março o Governo vai analisar um modelo administrativo que reduza gastos e elaborar projeto para extinção e fusão de órgãos e secretarias. A contenção de despesas não se dá apenas com cortes de funções, que de alguma forma só atinge o servidor. Há necessidade urgente de aparar todos os excessos, para que o Estado emagreça como um todo, sem deixar gorduras localizadas.

Enfim, uma lipoaspiração que o deixe expondo apenas curvas que não afetem a sua estrutura econômica e financeira, acompanhado de um regime severo para não adquirir novas gorduras. O Estado não pode expor silicones em áreas atraentes de gasto fácil. Só assim é que poderá chegar a um controle que resulte na reorganização do pagamento dos salários e chegue à sua regularização definitiva.

Será difícil, lógico. Mas nada que não se possa solucionar através do exercício diário de economia, com ajustes absolutamente real em tudo que parecer excesso.

O vice-governador Belivaldo Chagas (MDB) vai assumir o Governo e disputar a reeleição. Tem que começar a trabalhar uma nova estrutura administrativa, para dar os primeiros sinais da modernidade do seu projeto. O eleitor quer mudança em todo o sistema político, principalmente nos recursos públicos.

Assim, Belivaldo tem que usar do bisturi para fazer uma plástica e retirar rugas de um modelo envelhecido, que se arrasta há anos por um Estado que tem tudo para se tornar mais “jovem, moderno, sem vícios e, assim, readquirir a confiança do que se espera do novo em sua essência”.

Não dá mais para manter a mesma cara. O mesmo estilo. A incompetência emperrando o desenvolvimento através de indicações políticas submissas a líderes irresponsáveis. É preciso mudar, porque se isso não acontecer fica muito mais difícil disputar e ganhar.

BELIVALDO E LUCIANO

Durante o carnaval viu-se a presença do pré-candidato a governador Belivaldo Chagas (MDB) sempre ao lado do presidente da Assembleia Luciano Bispo (MDB).

O boato era de que Luciano seria candidato à vice de Belivaldo.

PODE SER OU NÃO

Liderança política explicou que Luciano, por ser MDB, não integrará chapa majoritária ao lado de mais dois nomes do mesmo partido: Jackson Barreto (Senado) e Belivaldo.

Agora, se Belivaldo filiar-se ao PSD, tudo pode acontecer.

MAS NÃO ACONTECE

Uma fonte da base aliada diz que Luciano não disputará a vice este ano e que manterá sua candidatura à reeleição. A vaga ficará para outra legenda.

E citou Fábio Henrique, Heleno Silva e Luis Mitidieri.

SEM CONTAMINAÇÃO

Belivaldo Chagas circulou por várias cidades do interior – e por Aracaju – durante esse período de momo. Viu-se que ele não está contaminado pela situação do Estado.

Não foi hostilizado em nenhum momento pela população.

ANDRÉ FOI ONIPRESENTE

Deputado federal André Moura (PSC) foi onipresente nesse período de carnaval. Esteve em todos os municípios que realizaram carnaval e se envolveu diretamente na folia.

Sempre ao lado de seu grupo político. Mostrou excesso de fôlego.

REUNIÃO COM DEPUTADOS

Ontem, André Moura reuniu-se com a bancada de oposição na Alese e pediu estratégia e alinhamento do bloco para os trabalhos deste ano.

Uma oposição que não seja raivosa, mas esteja unida.

CHAPA DA OPOSIÇÃO

Para tratar sobre a chapa majoritária, o bloco de oposição espera o retorno do senador Eduardo Amorim (PSDB), que passou o carnaval em Minas, para iniciar conversas.

A oposição está em busca de consenso.

AINDA VAI DEPENDER

Na primeira quinzena de março será montada a chapa majoritária que falta definir quem será o candidato a governador: André Moura ou Eduardo Amorim.

Os dois desejam, mais um não quer contrariar o outro.

VALADARES PARA VICE?

Continua ainda o zum,zum,zum de que Eduardo Amorim deseja o deputado Valadares Filho (PSB) como o seu vice na disputa pelo Governo. Os dois conversam muito.

Se acontecer, o candidato a Federal pelo PSB será o vereador Elber Batalha…

ANALISA SE VALE A PENA

Depois de segunda-feira o senador Valadares estará liberado da licença para tratamento da saúde: “a depender do clima, poderei voltar à ativa, publicando as minhas tuittadas”.

– Primeiro vou analisar se vale à pena, disse.

AVALIA FILIAÇÃO NO PSC

O deputado Gilmar Carvalho disse ontem que está avaliando o convite, feito por André Moura, para que se filie ao PSC. Reflete também sobre o convite do PRB.

– Não tenho ainda decisão tomada, disse.

NADA CONTRA ANDRÉ

O deputado federal Fábio Mitidieri diz que não tem nada contra o seu colega André Moura. “Ele faz o papel dele e eu faço o meu. Sei respeitar isso”.
– As críticas são políticas, nunca pessoais, explicou.
PLEITO SOBRE À VICE
Mitidieri disse também que o seu partido, o PSD, está buscando uma vaga majoritária, seja com Belivaldo Chagas se filiando ou com a candidatura a vice.

– Esse é o nosso pleito, concluiu.

SOBRE QUESTÃO DO PDT

O presidente regional do PDT, Fábio Henrique, não sabe e nem foi tratado com ele – nem a nível nacional – do convite a Gustinho Ribeiro para ingressar no partido.

– Mas as portas estarão abertas para o deputado, convidou.

DENÚNCIA DO MOMENTO

Candidatos fortes a deputado federal estão negociando trocar de legendas através da “janela de março”. Será como a compra de ‘passe de jogadores de futebol’.

Será um novo e grande escândalo.

JACKSON RETORNOU NA QUARTA

O governador Jackson Barreto retornou a Aracaju na quarta-feira de cinzas. Foi à missa, fez supermercado e à tarde esteve em um dos shoppings da Capital.

Foi cumprimentado e ouviu uma funcionária pública.

PT PODE ELEGER DOIS FEDERAIS

O deputado João Daniel (PT) disse ontem que seu partido pode eleger dois federais caso não participe de composição. João, Marcio Macedo e Eliane Aquino disputam.

– Mas, se for em um ‘blocão’ ainda não temos noção, disse.

MELHORA COM LULA CANDIDATO

João Daniel acha que se o ex-presidente Lula for candidato a presidente, o PT elege um bom número de parlamentares. Ele acredita que Lula passa no STJ e no Supremo.

– O PT depende muito da presença de Lula nas eleições…

Notas

Voto de forma consciente – Pré-candidato a governador pelo DEM, Mendonça Prado não tem dúvida que 2018 é o ano em que o povo votará de forma consciente. Por essa razão, teremos uma mudança radical na composição dos cargos eletivos. A influência de líderes políticos terá um peso reduzido e a insatisfação ocasionará muitos votos nulos.

0x0

Rogério fala ao eleitor – Pré-candidato ao Senado, Rogério Carvalho diz que este ano “você decidirá o futuro que quer para sua família. Você precisa ser ouvido. Sergipe precisa de uma voz que não se cala. Não vamos deixar de representar o nosso povo sergipano. Lutaremos até o fim para devolver o Brasil aos brasileiros”.

0x0

TSE arquiva representação – O ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Napoleão Nunes arquivou ontem uma representação movida pelo PT contra a Globo e os apresentadores Luciano Huck e Fausto Silva. O partido entrou com a ação em 8 de janeiro, um dia após Huck participar do Programa do Faustão.

0x0

Jucá sobre Segurança Pública – Romero Jucá, negou que as conversas de criação do Ministério da Segurança Pública tenham o objetivo de enfraquecer o trabalho da Polícia Federal. Segundo ele, caso a pasta seja criada, abarcaria as ações de investigação feitas pela PF, atualmente sob o comando do Ministério da Justiça.

0x0

Acaba horário de verão – O horário de verão, em vigor desde outubro do ano passado, acaba na primeira hora deste domingo. À meia-noite entre sábado e domingo, os moradores de 10 estados e do Distrito Federal devem atrasar o relógio em uma hora. Em Sergipe, os relógios devem permanecer como estão.

0x0

Autofinanciamento protege rico – Para o jornalista Kennedy Alencar, comentarista de política da rádio CBN, as mudanças no financiamento eleitoral podem piorar a política; segundo Kennedy, já há reação de alguns partidos, como o PSB, o PT e a Rede, no sentido de que o TSE altere essa liberação do autofinanciamento.

Conversando

Fuga da folia – Aracaju é a cidade de refúgio de quem não gosta de carnaval. Tem conseguido atrair turistas que fogem da folia. Hotéis e restaurantes deram-se bem.

Carnaval no interior – Cidades do interior – parte delas – promoveram carnaval e encheram as ruas com blocos puxados por trios elétricos.

Políticos e foliões – Este ano viu-se muitos políticos entre foliões e envolvidos no mela-mela. Período pré-eleitoral geralmente faz isso acontecer.

Incompetentes e invejosos – Pedrinho Barreto diz que o maior problema que André Moura tem que resolver é o incômodo dos competentes e invejosos.

Chuvas de março – Edvaldo Nogueira reúne secretários e discute um trabalho preventivo para as chuvas de março que geralmente caem em Aracaju.

Senhor dos Passos – São Cristóvão já está se preparando para receber turistas nos dias 23, 24 e 25 de março, para participarem das festividades alusivas ao Senhor dos Passos.

Pessoal tenso – Há preocupação de deputados que dependem da votação do TSE, na terça-feira, para que sejam candidatos ou não no pleito deste ano.

Com baixarias – Os grupos sociais exibem depoimentos que já demonstram como será a campanha nas eleições deste ano. Nenhum dos lados poupará baixarias.

Bandidos dominam – Brasil perde o controle da Segurança e os bandidos dominam. Seja nos morros, nas periferias, em cidades do interior e capitais de todos os Estados.

Leia também