Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

JB já não governa, Belivaldo decide tudo, mas indefinição segue até o final de Março!

No momento em que todas as atenções do País se voltam para o decreto de intervenção federal na Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, assinada nessa sexta-feira (16), pelo presidente da República, Michel Temer (MDB), quando o governador Luiz Fernando Pezão (MDB) reconhece a ineficiência de sua gestão para combater as facções criminosas que estão vencendo a “guerra contra a polícia”, este colunista chama a atenção para a situação em que se encontra o governo do Estado de Sergipe, não menos inseguro, proporcionalmente falando.

Se pelas “bandas do Rio de Janeiro”, Antônio Pezão praticamente consolidou sua “aposentadoria política” com a intervenção federal em seu Estado, aqui em Sergipe a impressão que passa, a cada dia, diante de um inegável quadro depressivo, é que o governador Jackson Barreto não está completamente decidido se deixa ou não o comando do Executivo para concorrer a uma vaga de senador da República. Sua rejeição é altíssima, o desgaste de sua gestão atrapalha e muito e a grande verdade é que, atualmente, JB parece não decidir mais nada na administração.

Seu governo não consegue uma solução para os constantes atrasos de salários para os servidores públicos; o parcelamento dos rendimentos dos aposentados e pensionistas passou de exceção e virou regra; a Saúde pública é mais midiática do que efetiva; a Educação não traz resultados positivos; e a Segurança Pública vive um dos piores momentos de sua história em Sergipe. Não existe uma política efetiva de Assistência Social e de Turismo. O cenário é bastante desfavorável para alguém que está sendo cotado para uma apreciação popular.

Para o Portal Faxaju, recentemente, Jackson confirmou que deixaria o governo em meados de Março para disputar o Senado, mas o lançamento de sua pré-candidatura ainda não prosperou e sua continuidade no Executivo, a cada dia, só atrapalha o crescimento do projeto político do vice-governador Belivaldo Chagas (MDB), que irá disputar o governo em outubro. Até a greve dos servidores públicos já não é mais assunto para JB. Quem senta e dialoga com as categorias é o “galeguinho” que, na prática, já responde como governador.

Então, convenhamos: se Jackson estivesse mesmo decidido a disputar o Senado e se sua permanência atrapalha Belivaldo, por que sua saída só se configurará em meados de Março? Se JB já não decide mais nada na máquina estadual, se o “galeguinho” já responde por muitas coisas, o que estaria prendendo o governador no cargo? Por que arrastar esta indefinição para o final de Março? São muitas perguntas que, por enquanto, ainda estão sem respostas. A sorte do governo ainda é a oposição que, aparentemente, segue indefinida e que não demonstra sabedoria em tirar proveito do momento desastroso que o Executivo atravessa…

Veja essa!

Em entrevista exclusiva ao radialista Gilmar Carvalho, na Mix FM, nessa sexta-feira (16), o ex-deputado Reinaldo Moura, disse que trabalha nos bastidores para que haja a união do grupo do senador Valadares (PSB), de André Moura (PSC) e do senador Eduardo Amorim (PSDB).

E essa!

“Eu defendia que André fizesse o sacrifício de ir para federal para garantir a unidade do grupo; mas depois do fato de ontem (pedido de condenação pela Procuradoria-Geral da República), o meu entendimento é pela defesa de uma candidatura majoritária. Agora é uma questão de honra para ele (André)”, defendeu Reinaldo.

Não impõe

Reinaldo Moura disse que não vai impor nada e que a decisão será do filho. Ele entende que “qualquer recuo de André, agora, soaria como se estivesse fugindo de qualquer ação da Justiça ou dos ataques dos adversários”.

Com Valadares

Reinaldo Moura confirmou que tudo já foi conversado com o senador Valadares em um recente café da manhã com André Moura. “O senador está muito aberto em participar, com dois candidatos a senador e com André para o governo, desde o senador Amorim desista do governo”.

Café da verdade

Reinaldo Moura revelou que tratou de política na visita que fez com André Moura ao senador Valadares. “Tudo foi colocado às claras, algumas coisas tiveram o consenso e outras não, mas houve verdade no café da manhã!”.

Contradição

Este colunista notou apenas uma pequena contradição nas declarações de Reinaldo Moura: em entrevista, essa semana, André Moura chegou a negar que tinha tratado de política com o senador Valadares, na visita que fizeram semana passada.

A denúncia

Após o fechamento da coluna anterior, saiu a notícia do pedido da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, que pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a condenação de André Moura por supostos desvios na Prefeitura de Pirambu e suposta formação de quadrilha.

A defesa

Por sua vez, o jurídico de André Moura, o advogado Evânio Moura, emitiu uma nota informando que “na ação que tramita no STF, toda prova testemunhal e material indica que ele não interferiu durante o mandato de seu sucessor na Prefeitura de Pirambu, Juarez Batista dos Santos, ressaltando que o mesmo era adversário de André e que todas as testemunhas negaram as denúncias”.

 Na Alese I

Durante a reabertura dos trabalhos na Assembleia Legislativa, quando da leitura da mensagem pelo vice-governador Belivaldo Chagas, quem também dividiu as atenções foi André Moura. Convidado para ser o interlocutor da oposição, o deputado coordenou uma reunião política no gabinete do deputado Antônio dos Santos (PSC).

Na Alese II

Participaram os deputados Georgeo Passos (PTC), Antônio dos Santos, Maria Mendonça (PP), Venâncio Fonseca (PP), Vanderbal Marinho (PTC) e Luciano Pimentel (PSB). Depois da argumentação feita por André ficou decidido que Georgeo Passos permanecerá na função de líder, com a aprovação do senador Eduardo Amorim.

Articulação

André conscientizou a todos sobre a manutenção da base, formada por prefeitos, vereadores e lideranças que dão sustentação política e a liderança de Georgeo foi um consenso para amplificar a articulação dentro do parlamento estadual. Alguns deputados governistas também conversaram com André sobre o interior do Estado…

Georgeo Passos

“Estamos em um ano estratégico, pois os sergipanos estarão mais atentos ao nosso trabalho. Assim sendo, temos um motivo a mais para continuar marcando a nossa posição contra esse desgoverno que tanto tem prejudicado a população sergipana, em especial as pessoas mais pobres”, enfatizou Georgeo Passos.

Com Belivaldo

O vice-governador (ou seria governador em exercício) Belivaldo Chagas recebeu nessa sexta-feira (16), em seu gabinete, as visitas do ex-prefeito de Canindé do São Francisco, Heleno Silva (PRB), do deputado federal Jony Marcos (PRB) do empresário Nelson da Xodó FM.

 Ambulâncias

O governador Jackson Barreto realizou a entrega de 30 novas ambulâncias à frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu 192 Sergipe. Com as novas unidades, a frota da Samu passa de 59 para 89 veículos. Na ocasião, também foram entregues cinco novas viaturas à Polícia Militar de Sergipe para reforço do policiamento comunitário na capital e interior. Os dois investimentos somam R$ 6.378.580,00.

Jackson Barreto

Jackson explicou que o investimento nas ambulâncias, de R$ 5.388.580,00, tem como objetivo tornar o serviço ainda mais eficiente em Sergipe e, principalmente, salvar vidas. “Essas ambulâncias irão salvar vidas. Com isso, reforçamos nosso compromisso de cuidar das pessoas e oferecer, especialmente, maior assistência aos mais pobres, embora saibamos que as ambulâncias atendem a todos: pobre, quem é da classe média e também o rico. Nós somos o serviço público e temos a obrigação de prestar um bom serviço e é o que estamos fazendo aqui”.

Adaptação
Os 30 veículos tipo USB (Unidades de Suporte Básico), conforme a necessidade, poderão ser adaptados e transformados em USA (Unidades de Suporte Avançado). Os veículos de socorro se destinarão às bases descentralizadas de Aracaju e do interior do estado. O Samu, em Sergipe, mantém em funcionamento 36 bases descentralizadas instaladas em 34 municípios sergipanos.

Doação

Logo após realizar a entrega das ambulâncias, JB recebeu, no Palácio de Veraneio, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira. O encontro teve como pauta a solicitação da gestão Municipal para liberação de terreno no Conjunto José Eduardo Dutra, no Porto D’Anta, onde será construída uma escola de Educação Infantil. “Aquela região nunca teve um investimento tão forte quanto o que nós (governo e prefeitura) estamos fazendo ali”, ressaltou Jackson Barreto.

Não foi

Falando em Edvaldo Nogueira, o prefeito de Aracaju não se fez presente no ato de entrega de 30 novas ambulâncias à frota do Samu, propagada pelo secretário de Estado da Saúde, Almeida Lima.

Exclusiva!

Os militares ativos e inativos promovem uma mobilização, na próxima terça-feira (20), a partir das 6h30, em frente ao prédio do Sergipeprevidência. A categoria vai reivindicar a regularização dos salários. Na oportunidade será servido um café da manhã, serão realizados vários protestos e serão colhidas assinaturas para uma ação coletiva contra o Governo do Estado.

Capela I

A Comissão dos Estudantes Técnicos e Universitários de Capela conseguiu o apoio da Promotoria na denúncia feita contra a prefeita Silvany Sukita que, simplesmente, cortou o transporte dos alunos que estudam ou fazem estágio em Aracaju, desde janeiro.

Capela II

Para fortalecer o movimento, estudantes, pais, advogados e representantes da sociedade capelense estão sendo convocados para uma reunião neste sábado (17), a partir das 10 horas, na Segunda Igreja Batista Renovada, localizada em frente à Praça da Baixinha.

Diretrizes

Na oportunidade a Comissão vai detalhar a denúncia feita ao MPE e o entendimento da procuradoria e vai traçar as diretrizes para a reunião que está agendada com a prefeita para a próxima terça-feira (20), a partir das 9 horas, na Câmara Municipal.

Descaso i

Segundo informações levantadas por este colunista, alguns estudantes já foram reprovados por faltas em Aracaju e outros estão perdendo seus estágios. É sabido também que existe uma lei municipal de 1997 garantindo o transporte para os alunos dos cursos técnicos e profissionalizantes, mas ainda assim a prefeita fez o corte.

Descaso II

Sabe-se também que é a primeira vez, em 15 anos, que uma prefeita de Capela suspende o transporte dos técnicos e universitários para Aracaju. Silvany Sukita já polemizou muito sobre o assunto em 2017, quando decidiu cobrar pelo transporte e depois recuou, mediante a pressão popular.

Associação

A informação é que a proposta da prefeita, na última reunião com a Comissão, é que os estudantes formem uma Associação para que esta receba recursos do município que quer custear apenas a metade dos custos com o transporte. Os estudantes teriam que arcar com o restante das despesas.

Alô estudantes!

A coluna alerta aos estudantes universitários e técnicos de Capela que uma Associação não se cria assim, da noite para o dia, e até onde se sabe ela precisa da aprovação da Câmara Municipal para existir e, durante três anos, não pode receber recursou públicos. Em síntese, os estudantes ficariam sem o transporte até o fim do mandato de Silvany.

 Promessa

Os alunos e a sociedade estão revoltados com a prefeita de Capela porque ela assumiu o compromisso, durante a campanha eleitoral, com registro em cartório, que manteria o transporte dos estudantes. E o pior é que os vereadores da cidade não estão apoiando o manifesto popular. Agora para a realização de festas…

Heleno Silva I

Em entrevista concedida ao radialista Rômulo Daltro no programa Transamérica Notícias, da Transamérica FM da cidade de Boquim, o pré-candidato ao Senado, Heleno Silva (PRB), deixou claro que não quer a vaga de Jackson, mas não abre mão da outra vaga, já que o nome dele aparece sempre bem avaliado. Heleno deixou claro que o PRB quer a vaga de Senado e não de vice e que, se a situação não atender o pleito, o partido deve seguir outro caminho.

Heleno Silva II

Sobre a região, Heleno deixou claro a sua insatisfação com a prefeita de Pedrinhas, Mara da Farmácia, que teria recebido o apoio do deputado federal Jony Marcos, que fez a indicação de uma emenda parlamentar para a saúde. A gestora vai apoiar a reeleição de Fábio Reis (MDB) para deputado federal. “Na politica, quem é ingrato tem vida curta”, criticou Heleno, em entrevista a Rômulo Daltro.

Maria do Carmo I

Está em análise na CCJ o Projeto de Lei de autoria da senadora Maria do Carmo Alves (DEM), que regulamenta o cultivo de hortas orgânicas em presídios. Pelo texto fica permitido que detentos produzam hortaliças orgânicas para serem consumidas no próprio presídio ou doadas para instituições de caridade.

Maria do Carmo II

“Além de servir como medida terapêutica, o trabalho nas hortas também ajuda os detentos a ocuparem o tempo ocioso e, ainda, contribui para a redução dos custos com a manutenção do estabelecimento penal, já que a produção dos alimentos será voltada, principalmente, para o consumo dos presos”, explicou Maria.

Maria Mendonça I

A deputada estadual Maria Mendonça (PP) esteve na Superintendência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em Sergipe para solicitar a recuperação de três trechos da rodovia BR 235 que corta o município de Itabaiana, no agreste do Estado. Segundo a parlamentar, “as deficiências da infraestrutura viária têm colocado a população numa situação de risco que, muitas vezes, finda com acidentes fatais”.

Maria Mendonça II

Maria Mendonça foi recebida pelo engenheiro Gustavo Defilippo, superintendente da autarquia federal, a quem apresentou o pleito da população para construção de uma rotatória entre os quilômetros 54 e 55 da BR. “Até o final do ano, o Ceasa deve ficar pronto e o fluxo de veículos naquela área deve se intensificar, por isso é preciso viabilizar as condições de tráfego”, apontou a parlamentar em entrevista à Rádio Capital do Agreste.

Bairro Queimadas

A deputada citou também a situação do bairro Queimadas, no km 56 da 235, “onde mais de mil famílias pedem reparos na pavimentação do acesso e a instalação de um redutor de velocidade”.

Gustinho Ribeiro I

O deputado Gustinho Ribeiro (PRP) comemorou seu aniversário nessa sexta-feira (16) visitando o sertão sergipano. Ele esteve no município de Nossa Senhora da Glória e concedeu entrevista ao vivo no estúdio da rádio FM Boca da Mata, ao locutor Carlos Dias, no programa “Fala Sertão”.

Gustinho Ribeiro II

O deputado enumerou indicações que tem feito para os municípios da região, como Glória, Graccho Cardoso, Canindé e Itabi, e falou sobre o cenário político atual, que precisa de uma renovação e inovação na maneira de pensar a política. Gustinho confirmou que sua pré-candidatura é para deputado federal.

Compromissos

“É desejo do partido e de aliados, tendo em vista nosso destaque nos dois mandatos na Assembleia, além de ver no povo uma vontade e necessidade de renovação na Câmara Federal”, disse. O deputado se comprometeu também em lutar pela conclusão do prédio do Instituto Federal de Sergipe (IFS) em Glória e pela recuperação das rodovias que interligam os municípios do sertão.

Aniversário

Acompanharam a entrevista vereadores e lideranças de vários municípios da região. O prefeito de Glória, Chico do Correio, aproveitou a presença do deputado para cumprimentá-lo e levar seu abraço. Após o almoço, os amigos fizeram uma surpresa para o deputado com um bolo de aniversário, cantando os parabéns e homenageando Gustinho.

Machado I

“Contenção de despesas não pode afetar a área de segurança. Se estamos com índices tão altos de violência é por falta de investimento na área”, acredita o ex-deputado federal José Carlos Machado, preocupado com as 19 mortes provocadas por disparos de arma de fogo, golpes de arma branca e uma vítima de espancamento durante o Carnaval.

Machado II

Para Machado, é preciso perceber que o anseio por segurança pública é um dos principais da sociedade. “As pessoas querem sair e voltar em paz, o que já não é possível em Sergipe. Mas, para isso, é preciso enfrentar o problema com a seriedade que ele demanda, o que lamentavelmente não tem ocorrido”, critica.

Bertulino na bronca

O ex-vereador de Aracaju, Bertulino Menezes, ficou contrariado com a organização do Rasgadinho, em especial, com o cortejo dos trios que encerraram as apresentações artísticas antes do final do percurso, para o descontentamento de vários foliões que os aguardavam na Praça da Bandeira.

Explicação

Bertulino entende e valoriza a importância do Rasgadinho para o turismo de Aracaju, mas acha um absurdo qualquer folião ter seu direito cerceado em detrimento de outras pessoas. “O artista é contratado para cantar até o final do trajeto. Encerrar antes, sem avisar ao público, é uma falta de respeito com as pessoas”.

Crítica

Ainda sobre o Rasgadinho, Bertulino disse que a única justificativa apresentada foi a falta de segurança. “A polícia estava no local. Era identificar os meliantes que estavam bagunçando e prendê-los. Agora quem queria se divertir é que não poderia ter seu direito cerceado”.

Mais Rasgadinho I

Este colunista se soma ao questionamento de Bertulino e reforça: o Rasgadinho é uma festa financiada com recursos do governo federal e tem o apoio (logístico e de estrutura) da PMA e do Governo do Estado.

Mais Rasgadinho II

Por ser uma festa pública jamais poderia impedir o acesso dos foliões com água, refrigerantes e bebidas compradas em outros ambientes. Por segurança, deveria apenas evitar o acesso com garrafas de vidro. É algo a ser repensado para 2019…

 Samuel

O deputado Samuel Barreto (PSL), está sugerindo ao Governo do Estado que dê prioridade aos servidores públicos, quanto à venda de imóveis do Sergipeprevidência, que não estão sendo utilizados. O objetivo é financiar a previdência pública. “Passei ao Governo a proposta que esses imóveis sejam oferecidos primeiramente aos próprios servidores públicos, através de financiamento consignado em folha. Essa ação vai agilizar a venda dos imóveis e a capitalização do Sergipeprevidência”, acredita.

Gualberto I

Na condição de líder do governo na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Francisco Gualberto (PT) fez uma previsão otimista para o começo dos trabalhos na Casa, após o recesso parlamentar e avalia que o ano será marcado por uma série de debates acalorados, por conta da proximidade do período eleitoral, mas que todos serão respeitosos entre a situação e a oposição.

Gualberto II

Para Gualberto sobre sua liderança na Casa não há de se esperar nada a mais do trabalho que ele vem realizando ao longo dos últimos anos. “A política é muito dinâmica. Muitas vezes você chega na Assembleia acreditando que terá um dia mais tranquilo e, de repente, surge uma polêmica ou uma dificuldade, algo que acaba gerando um debate, mas isso faz parte do parlamento”.

Compromisso

Em seguida, o petista garantiu que não faltará, de sua parte, responsabilidade e empenho, além de respeito aos companheiros de bancada e da oposição. “Mas vamos sim demarcar nosso lado, que é o nosso perfil aqui na Casa. Enquanto aqui eu estiver, vou manter minha posição de não vacilar diante de algumas situações. Não faço a política oportunista, de que se estiver bom, estou junto, e se não estiver, estou fora”.

Debates

Por fim, Gualberto confirmou o entendimento de que teremos um ano mais “intenso” na Casa Legislativa. “Teremos debates mais acalorados em 2018, mas respeitosos. No ano eleitoral isso é mais natural, muitas vezes pela emoção, outras vezes pela razão, mas tem que ser assim mesmo com a disputa de projetos e concepções ideológicas. É da democracia brasileira que precisa funcionar como instrumento importante para o nosso povo”, finalizou, descartando possíveis “baixas” na bancada. “Temos uma bancada sólida, responsável e consciente do papel que tem”.

TCE I

O Tribunal de Contas de Sergipe (TCE/SE), por meio da 3ª Coordenadoria de Controle e Inspeção (CCI), deu início a Auditoria ordinária em toda a rede de saúde mantida pelo poder público, na capital e no Estado. Compete atualmente à 3ª CCI a responsabilidade por jurisdicionar a 5ª Área de Controle e Inspeção, da relatoria processual do conselheiro Luiz Augusto Carvalho Ribeiro, da qual fazem parte a Prefeitura de Aracaju e a Saúde estadual.

TCE II

De acordo com a Unidade Técnica oficiante, os trabalhos da equipe de Auditoria Governamental já estão em andamento na capital sergipana com inspeções “in loco”, que percorrerão mais de 20 unidades de saúde, verificando aspectos como estrutura física, quadro de profissionais, disponibilidade de medicamentos e insumos, entre outros.

Diagnóstico
Após a conclusão dos Relatórios de Auditoria, serão levantados os dados que forem necessários à elaboração de um diagnóstico acerca da qualidade da prestação dos serviços de saúde que vêm sendo ofertados aos munícipes aracajuanos, e, também, aos beneficiários da saúde pública no âmbito do Estado.

Luiz Augusto Ribeiro

“Caso sejam encontradas irregularidades, os gestores responsáveis serão citados, tomando ciência, e, se for o caso, adotando as providências que possam levar à devida correção”, afirma o conselheiro Luiz Augusto, responsável por relatar os processos da 5ª área.

Documentos requeridos

Já no âmbito estadual, o passo inicial consistiu no encaminhamento de requisição à Secretaria de Estado da Saúde solicitando uma série de documentos referentes ao Fundo Estadual e à Fundação Hospitalar de Saúde, a exemplo de contratos, licitações e folha de pessoal atualizada.

Detran I

Com o objetivo de reorganizar o cronograma de exames práticos de direção veicular dos candidatos à obtenção e adição de categorias na capital e interior do Estado, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SE) realizará na próxima semana mutirões em algumas localidades. A ação deverá suprir a demanda reprimida por conta da paralisação dos examinadores, realizada nos dias 5, 6 e 7 de fevereiro.

Detran II

Os interessados devem procurar os Centros de Formação de Condutores (CFCs) para efetuarem o novo agendamento das provas práticas. Os candidatos com processos vencidos entre os dias 5 de fevereiro e 9 de março terão atenção especial, sendo agendados para o dia 12 de março, em Aracaju, bastando procurar a Coordenação de Exames (Codex), na sede do Detran/SE.

Nova data

Devido à redistribuição de datas, os candidatos com provas marcadas para o dia 22 de fevereiro também sofrerão alteração de dia do exame, ficando reagendados para segunda-feira, dia 26. No novo calendário, ficou reprogramada a realização de provas no pátio de Exames Práticos do Detran/SE, localizado no conjunto Sol Nascente, em Aracaju.

Interior

Para melhor adequação dos exames práticos de direção veicular ao plano de contenção de gastos proposto pelo Governo do Estado, o Detran/SE reformulou o planejamento de aplicação de provas no interior, a exemplo da inserção do município de Nossa Senhora da Glória, que passa a atender a população do Alto Sertão Sergipano, e a migração da demanda de Tobias Barreto para a cidade de Lagarto.

Missa de 7º dia

É com muita tristeza que a família Setton informa o falecimento de Dr. Aron Setton, médico aposentado da FUNASA (Fundação Nacional de Saúde) e que atuou em vários municípios sergipanos, principalmente em Aracaju e Itabaiana. Ele faleceu aos 89 anos em decorrência de problemas causados pelo Alzheimer. A missa de 7º dia será celebrada dia 18 de fevereiro, na paróquia Jesus Ressuscitado, às 17h30.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Leia também