18/02/18 - 07:00:23

EDVALDO NOGUEIRA LANÇA O PROJETO “PRAIA PARA TODOS”

O prefeito Edvaldo Nogueira lançou, na manhã deste sábado, 17, o programa “Praia para Todos”, iniciativa voltada para crianças e adolescentes com deficiência. O projeto –  prioritário da atual gestão municipal – é uma parceria entre a prefeitura de Aracaju, através da Secretaria de Juventude e Esporte, com o governo estadual, o Ministério Público Estadual, universidades, conselhos das pessoas com deficiência e a organização Estrelas do Mar, pioneira na realização das atividades de inclusão na praia. Com um investimento de R$ 67,7 mil, a prefeitura adquiriu e doou para o projeto 30 pranchas de body board (15 delas adaptadas), 10 cadeiras de rodas anfíbias, 50 camisas com proteção ultravioleta e protetor solar. No evento de lançamento, na Praia da Aruana, Edvaldo garantiu que haverá dotação orçamentária específica para a manutenção do programa.

“O lançamento deste programa, que é a garantia de aporte financeiro para um projeto que já vinha sendo realizado de forma voluntária, demonstra, na prática, aquilo que está no nosso planejamento estratégico, que é tornar Aracaju uma cidade inteligente, humana e criativa. No “Praia para Todos”, ganha destaque o lado humano da nossa gestão. É mais um prova de que as pessoas são o elemento mais importante para nós. Este projeto rompe barreira, permite que todos os cidadãos tenham as mesmas possibilidades e direitos”, afirmou o prefeito.

Edvaldo se disse muito feliz e chegou a se emocionar com o lançamento do programa. “O que o nosso país mais precisa é de pessoas que dediquem um pouco de si para os outros. É isto que já a organização Estrelas do Mar já vinha realizando e que nós agora nos unimos para ampliar as ações. Quis Deus que eu fosse o prefeito que torna esta possibilidade real. Este dia fica como um dos mais felizes da minha vida. Aqui é um primeiro passo, onde estão juntos o Poder Público, a iniciativa privada, as entidades não governamentais e a sociedade civil organizada”, ressaltou.

O prefeito se comprometeu em criar as melhores condições possíveis para o sucesso da iniciativa. “Vamos trabalhar para fazer mais. Vamos inserir na dotação orçamentária da Secretaria de Esporte os recursos para que, todo ano, a gente compre mais material, e melhore, cada vez mais, este projeto. Como a praia de Aracaju, te uma faixa grande de areia, vamos estudar a possibilidade de construção de uma rampa para facilitar o acesso ao mar”, anunciou. “Este evento marca o início das comemorações do aniversário da nossa cidade”, complementou Edvaldo, que acompanhou o início das atividades.

“Maior e melhor do país”

Responsável pela organização Estrelas do Mar e idealizador do projeto, Byron Silva afirmou que o apoio da prefeitura e dos órgãos parceiros assegura o direito das pessoas com deficiência. “Estou muito feliz em ver que esta iniciativa, que nasceu do empenho de alguns cidadãos voluntários, se transforma agora num projeto maior, com a participação de vários parceiros e com o aporte financeiro através da compra de equipamentos, que dão as condições para o banho de mar assistido. Agora, qualquer pessoa, inclusive aquela com deficiência, terá seu direito assegurado”, disse.

Para ele, o projeto de Aracaju já nasce como “o maior e melhor do Brasil”. “Mesmo com as dificuldades, a prefeitura entrou no projeto. Este dia vai ficar marcado na nossa história”, reforçou. De mesmo modo, a promotora Berenice Andrade, representante do Ministério Público, reconheceu a importância da iniciativa da administração de Edvaldo Nogueira. “É motivo de muita alegria  e eu faço um pedido ao prefeito para que transforme o projeto numa política de governo do município”, afirmou.

Mãe de uma das beneficiárias do projeto, a costureira Maria Araci dos Santos, comemorou a iniciativa da prefeitura. Ela, inclusive, agradeceu pessoalmente ao prefeito Edvaldo Nogueira. “Minha filha tinha pavor do mar e com o projeto ela superou este medo. Fico muito feliz com o apoio da prefeitura. É um projeto muito importante, faz a diferença na vida de todos nós”, afirmou.

O projeto

O “Praia para Todos” tem como objetivo democratizar o acesso à praia, prioritariamente, para crianças e adolescentes com deficiência, especialmente cadeirantes, propiciando atividades esportivas e recreativas. Eles serão acompanhados por profissionais e monitores capacitados, garantindo assim o direito constitucional de acesso ao esporte e ao lazer a todo cidadão, estando ainda em total sintonia com o projeto de resgate da qualidade de vida em Aracaju. As atividades funcionarão todos os sábados, das 8h ao 12h, no bar Solarium, que também é parceiro do programa.

A Secretaria de Juventude e Esporte de Aracaju é a responsável por toda a coordenação de ações efetivas, fazendo toda a intermediação e planejamento com as entidades envolvidas. “O programa está no nosso planejamento estratégico, coordenado e orientado pelo prefeito, tratado assim como prioridade na secretaria. O nosso objetivo é dar maior abrangência a uma experiência que já existia com a organização estrela do mar. Contamos, dentro da prefeitura, com o apoio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos e com a Secretaria da Assistência Social. É muito gratificante para nós. O banho de mar pode ser uma coisa simples para nós, mas para estas pessoas é algo de grande valor”, afirmou o secretário da Juventude e Esporte, Jorge Araújo Filho.

“Iniciativa fantástica”

O vereador Lucas Aribé, que tem como principal bandeira do seu mandato a inclusão das pessoas com deficiência, definiu o apoio da prefeitura como “fantástico”. “O Poder Público se soma a um trabalho exemplar que já era desenvolvido pela ONG Estrelas do Mar. Mais pessoas terão acesso ao direito de vir á praia, tomar um banho de mar, fazer novas atividades É algo extraordinário para Aracaju”, destacou.

Prestigiaram o lançamento do programa o deputado federal Fábio Mitidieri, os vereadores Nitinho Vitale, Antonio Bittencourt e Dr. Gonzaga, além de secretários municipais.

Foto Marco Vieira

Por Valter Lima