Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Maioria da base aliada sugere que atuais secretários peçam renúncia coletiva

Diógenes Brayner

A maioria da base aliada ao Governo defende que os atuais secretários de Estado, e membros do segundo escalão, entreguem pedido de demissão dos cargos que exercem atualmente, quando da desincompatibilização de Jackson Barreto (MDB), para disputar o Senado Federal nas eleições deste ano.

A opinião geral é que com o afastamento de Jackson Barreto, o vice-governador Belivaldo Chagas (MDB) assume imediatamente o Governo e, como candidato à reeleição, deve fazer mudanças na equipe, mesmo podendo manter alguns que estão nas Pastas e servirão a um novo projeto.

A ideia inicial da entrega de cargos é do deputado federal Fábio Mitidieri (PSD), exposta publicamente durante entrevista e aceita por uma maioria significante da base aliada, que considera essencial algumas mudanças: “todos devem deixar Belivaldo Chagas livre para levar adiante um novo modelo administrativo, principalmente aqueles que estão incrustados ao Poder há anos. Enfim, os dinossauros”, disse um parlamentar.

Haverá uma reformulação na estrutura do Estado, com extinção de algumas secretarias apenas figurativas e junção de outras que vão fortalecer decisões administrativas, com a provável indicação de nomes, que dêem um tom do ‘novo’ ao Governo. Essa mudança passou a ser exigência da sociedade.

– Mas isso não quer dizer que não haverá o entendimento político para manter a base unida. Tudo será feito através de conversas com lideranças políticas, para que não se atinja a coalizão, mas se entenda a necessidade de tornar o sistema mais ágil, moderno e atenda interesses dos sergipanos, disse um assessor que também defende a renúncia coletiva dos atuais secretários, as quais podem ser atendidas ou não.

A ideia da renúncia de todos os secretários e ocupantes de direção no segundo escalão é quase unanimidade dentro da base aliada e até entre alguns auxiliares, que estão disposto a tomar essa atitude independente da posição de outros auxiliares, que demonstram apego ao cargo e absoluta indiferença ao momento político que Sergipe passa, principalmente na questão econômica e em atrasos no pagamento dos salários.

Segundo informação de membros da base aliada, o governador Jackson Barreto deve entregar o Governo logo após o aniversário de Aracaju, diz 17 de março, após inaugurações e anúncio de novas obras para o Estado.

 

Leia também