Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

PMA cria núcleos para reduzir os transtornos causados pela chuva

6

Com o objetivo de diminuir os impactos ocasionados pelas chuvas e oferecer um atendimento mais eficaz, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Defesa Civil, está implementando o Núcleo de Defesa Civil (Nudec) nos bairros com maiores incidências de enchentes, inundações e alagamentos para orientar a população sobre procedimentos adequados em situações de possíveis transtornos.

O Nudec funcionará através da sensibilização de membros voluntários dos próprios bairros, que receberão cursos de capacitação de primeiros socorros, combate a incêndio, autogestão do lixo, acidentes domésticos, mapeamento das regiões de perigo e visitas às áreas de risco da comunidade, além das funções do núcleo. Um grupo de 12 pessoas será responsável por repassar essas informações aos moradores e comunicar à Defesa Civil os problemas causados pelos temporais. A Defesa Civil realizará visitas periódicas nesses locais, onde será mantido contato permanente através de grupos em redes sociais.

Para o coordenador-geral da Defesa Civil de Aracaju, major Silvio Prado, os voluntários serão vistoriantes de suas áreas. “Eles vão alertar a população sobre o que deve ser observado pela comunidade para evitar um possível desastre, como deslizamentos de terra e outras adversidades, atuar em campanhas de prevenção com a distribuição de panfletos e realizar vistorias onde a Defesa Civil não consegue chegar, com isso o órgão irá atuar mais rapidamente, dando um tempo de resposta menor para a população”, explica.

O critério de escolha dos locais para a implantação do Nudec foi baseado nos maiores índices de ocorrências das chuvas do ano passado. No primeiro semestre deste ano, a previsão é iniciar nos bairros Porto D’antas, Cidade Nova, Santa Maria e Jabotiana. Já no segundo semestre, o Bairro Industrial, Centro, Bairro América, Soledade, Santo Antônio e Zona de Expansão receberão o núcleo. Até o final deste ano, a previsão é formar dez Nudec’s em toda a capital. Em outros estados, como São Paulo e Rio de Janeiro, os bairros são monitorados pelos próprios moradores.

Além de ser algo novo em Aracaju, a criação do núcleo vai trazer benefícios para os cidadãos. “É a primeira vez que estamos criando esse núcleo, é importantíssimo para a capital. Os voluntários que trabalharem no Nudec vão ter a capacidade de dar respostas e auxiliar os moradores na retirada de pessoas das casas, distribuição de alimentos, colchões, roupas para a população desalojada e desabrigada; eles vão auxiliar bastante a Defesa Civil na mitigação dos impactos relacionados à chuva”, conta o coordenador-geral.

Plano de Contingência

Além do Nudec, também foi elaborado o Plano de Contingência, mais uma ação da Defesa Civil que envolve todos os órgãos municipais para a prevenção de danos. Todos os setores da Prefeitura trabalharão de forma conjunta. “Cada órgão irá oferecer o seu serviço de acordo com o seu setor, as pessoas que venham a ter doenças de saúde por causa das chuvas, como a leptospirose, por exemplo, vão ser direcionadas à Secretaria Municipal da Saúde, a Assistência Social cuidará da distribuição de colchões e alimentação; é todo um aparato para que a população possa ser acolhida de forma mais eficiente”, explicou o major Silvio Prado.

AAN

Foto Marco Vieira

Leia também