Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

Ipesaúde avisa que está disponibilizando vacina contra o HPV

6

É indicado iniciar a imunização em meninas e meninos a partir dos 9 e 11 anos, respectivamente

A vacina contra o HPV (Vírus do Papiloma Humano) está disponível na sede do Ipesaúde. Todas as pessoas que precisarem tomar a dose podem se dirigir à Sala de Vacinação da autarquia, independente de ser beneficiário ou não. A imunização – direcionada para ambos os sexos – é composta de duas aplicações com intervalo de seis meses. Caso a segunda dose seja aplicada depois desse tempo de um semestre, a eficácia da vacina passa a ficar duvidosa.

É indicado que as meninas comecem a imunização a partir dos 9 anos. Já os meninos, a partir dos 11. Para ambos os casos, é aconselhado que a segunda dose fosse aplicada até os 14 anos, 11 meses e 29 dias, antes do aniversário de 15 anos. A partir dessa idade, o SUS não oferta mais a primeira dose do HPV, somente a segunda.

A técnica de enfermagem Marinilda Paixão alerta para a falta de esclarecimentos sobre o HPV. Além de aplicar a vacina, ela também conscientiza crianças, adolescentes e seus responsáveis sobre o que é o HPV. “Como se trata de uma Doença Sexualmente Transmissível (DST), muitos pais acreditam que seus filhos estarão imunes a qualquer mal desse tipo como a sífilis e até mesmo Aids”, relata a técnica. A vacina contra o HPV previne o câncer do cólon do útero nas mulheres e o de reto e próstata nos homens. A aplicação se dá por injeção intramuscular.

A Sala de Vacinação é localizada na sede do Ipesaúde, na Rua Campos nº 177 Bairro São José. O horário de funcionamento é das 08:00 às 16:00 hs. Para mais informações, contatar o telefone: (79) 3226-2802.

Leia também