Aracaju, 29 de março de 2024

Escola do Governo vai realizar cursos da Rede Siconv; inscrições abertas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
7
As inscrições começam a partir desta terça-feira, 20
A Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), através da Escola do Governo, passa a disponibilizar, a partir desta terça-feira, 20, inscrições para o treinamento da Rede de Sistema de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal (Rede Siconv), através do portal. Entre os cursos disponíveis estão o Módulo A (Noções Preliminares, Elaboração de Projetos e Cadastramento de Proposta e Plano de Trabalho SICONV) e o Módulo B (Execução).
De acordo com o coordenador geral da Rede Siconv em Sergipe, Rodrigo Farias, a ferramenta tem como objetivo garantir o total controle das transferências voluntárias da União e imprimir mais eficiência, agilidade e, especialmente, mais transparência ao processo de liberação de recursos para estados, municípios e entidades privadas sem fins lucrativos.
Para Rodrigo, neste período de crise, os estados e os municípios devem buscar mecanismos para enfrentar a crise, e o Siconv é uma dessas ferramentas. “Entre as vantagens desta ferramenta, está a agilidade na efetivação dos contratos, a transparência do repasse do dinheiro público e a qualificação da gestão financeira. A utilização do sistema contribui para a desburocratização da máquina pública e viabiliza investimentos para diversos setores que atendem diretamente a população”, explicou o coordenador.
Rodrigo revelou ainda que, além da rede levar informações gerenciais sobre os convênios celebrados com a União, o Siconv aumenta o conhecimento técnico dos servidores por intermédio de cursos presenciais e a distância.
“Identificamos que, muitas vezes, os municípios perdem recursos por possuírem dificuldades de montar uma estratégia de capacitação e compartilhamento de informações”, disse Rodrigo, explicando que o Siconv trabalha no sentido de fortalecer a rede e capacitar servidores para que não percam recurso devido uma proposta mal elaborada, perda de prazos e falta de critérios na hora do cadastramento da proposta.
No ano de 2016, a Rede Siconv Sergipe capacitou 96 servidores, em 2017, 245 servidores entre estado, municípios e entidades. Para 2018,  a meta é fortalecer ainda mais a equipe e ampliar ainda mais a rede no Estado.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também