Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Hospital Regional de Estância otimiza novos leitos pediátricos e sala de medicação

8

Mais uma boa notícia destinada aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), atendidos no Hospital Regional de Estância (HRE), unidade gerenciada pelo Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Foi dado início nesta terça-feira, 20, ao funcionamento de 12 novos leitos de observação exclusivamente destinados à assistência pediátrica. Agora, esses atendimentos não mais serão realizados junto aos 25 leitos de observação adulto. Além dessa inovação, o HRE ainda contempla seus pacientes com a criação da nova Sala de Medicação, diretamente ligada aos leitos de observação adulto e pediátrico.

De acordo com o superintendente do hospital, Danilo Conceição, os atendimentos de média complexidade oferecidos no HRE, quando voltados exclusivamente para a pediatria tendem a agregar mais qualificação para a assistência nessa área, o que tende a repercutir na maior resolutividade dos casos. “Os profissionais da saúde terão condições de dar maior ênfase aos cuidados hospitalares voltados para o público infantil. A nova estrutura ainda implica na proximidade com o consultório pediátrico, o que favorece a ampla, mais organizada e específica assistência”, declarou o gestor.

Além desses leitos, o Hospital Regional de Estância também oferece 30 leitos de internamento clínico, 30 de internamento cirúrgico, 10 de internamento vascular, três na área vermelha e 12 na área amarela, sendo nove adultos e três pediátricos. Entre os serviços dispensados aos quase seis mil pacientes atendidos mensalmente, em sua maioria, oriundos do próprio município de Estância, estão os pediátricos, cirúrgicos, vasculares, clínicos e urológicos. Além desses usuários, o HRE também recebe pacientes de outras localidades, como Itabaianinha e Umbaúba, além de Rio Real, no Estado da Bahia.

Sala de Medicação

Também em funcionamento na unidade, a Sala de Medicação apresenta estrutura apropriada para cinco boxes individuais, o que segundo Danilo Conceição, representa a capacidade para suprimento de todas as demandas surgidas no hospital. “A sala possui todos os equipamentos necessários à manipulação e distribuição de medicamentos, conforme parâmetros da Agência Nacional de Vigilância Sanitária [Anvisa]. Os pacientes chegam com a receita e, com base no que é prescrito, os enfermeiros manipulam e injetam o medicamento. Em seguida, o paciente segue para a sala de observação. No que diz respeito aos atendimentos pediátricos, diante de qualquer demanda surgida haverá uma equipe de enfermagem de plantão na referida sala”, salientou o superintendente.

Danilo ainda destaca que as inovações trazidas para o fluxo de atendimentos no HRE favorecem ainda os profissionais atuantes. “É nítida a satisfação dos trabalhadores por disponibilizarem de um novo ambiente. A responsabilidade da gestão também acompanha as inovações e a satisfação das equipes, uma vez que ofertando mais adquirimos maior anseio pelo padrão de excelência que a assistência requer”, concluiu o superintendente do Hospital Regional de Estância.

Fonte e foto assessoria

Leia também