Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Projeto dreconhece Festejos Juninos da Rua de São João como Patrimônio Histórico

6

Na Câmara Municipal de Aracaju nesta quarta-feira, 21, foi aprovado em primeira votação o Projeto de Lei 215/2017, que reconhece como Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial a Tradição dos Festejos Juninos da Rua de São João. O projeto é de autoria do vereador Professor Bittencourt (PCdoB), líder do prefeito.

“As festividades na Rua de São João nasceram em 1910. Aquele espaço é o berço na nossa cultura e das manifestações juninas. Por ali, nasceram muitos artistas, forrozeiros, dançarinos e inesquecíveis quadrilhas. A Rua de São João é do povo de Aracaju e de Sergipe. É nosso patrimônio. Sempre reafirmo que, se Sergipe é o país do forró, a Rua de São João é a capital dos Festejos Juninos”, destacou Bittencourt.

O palco central da Rua de São João é cenário para diversas festividades e eventos culturais. A rua acolhe não apenas moradores da região, mas de toda Aracaju, cidades vizinhas e turistas. Em 1980 foi instituído o Centro Social e Cultural São João de Deus, com o Sr Antônio Freitas na presidência, para dar continuidade ao trabalho feito pelo mestre Calazans, que organizada os festejos juninos entre os anos 50 e 80. Ao longo do tempo, toda a comunidade contribui de alguma forma para que a tradição se perpetue por todas as gerações.

“No ano passado, fui o interlocutor para não deixar a essência da Rua de São João se apagar e manter a tradição junina. Através de uma parceria firmada entre a Prefeitura de Aracaju e a Universidade Tiradentes, concretizamos a realização das festividades.  A tradição não pode morrer e nunca morrerá. Parcerias são fundamentais para garantir a manutenção dessa história. O povo da Rua de São João teve a garantia do festejo. Tive muita satisfação em contribuir para essa preservação da nossa identidade”, recordou Bittencourt.

Além de tornar a Rua de São João Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial, o vereador Professor Bittencourt também apresentou o Projeto de Lei que reconhece como Utilidade Pública a Liga das Quadrilhas Juninas de Aracaju e Sergipe, aprovado na Câmara Municipal de Aracaju.

“Nosso estado é muito grato por todo esforço que a Liga faz para que nossas quadrilhas juninas tenham brilho e reconhecimento. Trata-se de uma instituição que contribui em grande escala para a nossa maior festa popular, feita pelo povo e para o povo. Reconhecer a Liga das Quadrilhas como Utilidade Pública é contribuir para o fortalecimento desta cultura, que é nossa. Sem as quadrilhas, não há festejos juninos. A Rua de São João gera alegria, festa, emprego e renda. Com a realização dos festejos, toda a cidade se movimenta. As Quadrilhas Juninas são grandes protagonistas deste cenário tão especial”, pontuou Bittencourt.

Fonte e foto assessoria

 

Leia também