21/02/18 - 00:01:34

A SAÍDA DE JACKSON BARRETO

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

A desincompatibilização do governador Jackson Barreto (MDB), para disputar vaga ao Senado Federal nas eleições de outubro, é tratada com certa cautela por integrantes da base aliada. Todos concordam com a saída e acham que a candidatura de JB fortalece a chapa majoritária, mas há alguns senões em relação à datada da saída. Um aliado muito próximo a Jackson apela para que ele deixe o Governo já no dia primeiro de março.

– Seria muito bom para ele, para Belivaldo Chagas e para a base aliada, admitiu e fez questão de exaltar a liderança de JB e sua capacidade de reverter qualquer situação pelo seu bom relacionamento com o eleitorado. Disse ainda que não tem dúvida de que “Jackson será eleito caso dispute o Senado”. Quanto à disputa, não há dúvida que JB deixará o Governo com esse objetivo.

Entretanto, já está certo de que Jackson Barreto vai se afastar do mandato depois do dia 17 de março, aniversário de Aracaju. Atende a convite do prefeito Edvaldo Nogueira para comemorarem juntos. Edvaldo fará algumas inaugurações e quer estar ao lado de JB e de outros aliados que integram o Governo e a própria Prefeitura. Mas, não se descarta uma saída na segunda-feira, dia 19. Os seus aliados desejam realizar uma manifestação em torno dessa sua decisão e, definitivamente, colocar o bloco na rua.

A base aliada também está unida quanto à necessidade do pedido coletivo de demissão dos secretários e diretores de órgãos, que podem ser aceitas totalmente ou em partes pelo governador que assume, Belivaldo Chagas (MDB), candidato à reeleição em outubro. Tudo isso são fases que terão de ser superadas, para que a pré-candidatura flua e chegue a uma avaliação mais real do eleitorado.

SOBRE JULGAMENTO DO TSE

Chega de Brasília a informação de que o presidente do TSE, ministro Luiz Fux teria engavetado o processo sobre subvenções dos parlamentares de Sergipe.

Por enquanto não há previsão para entrar em pauta.

HOUVE APENAS PROTELAÇÃO

Segundo um parlamentar federal, o processo será julgado provavelmente em março. Houve apenas uma protelação provocada pela advogada de Paulinho das Varzinhas.

Paulinho teria contratado uma nova profissional.

VÍDEO DA PRÉ-CAMPANHA

Carlos Cauê já está atuando no marketing da pré-campanha e distribuiu nas redes vídeo. Diz que Belivaldo vai colocar a economia de Sergipe nos trilhos.

O vídeo mostra uma luz no final de um suposto túnel.

VÍDEO SOBRE SEGURANÇA

Deputado André Moura (PSC) também divulgou vídeo de pré-campanha, sem anunciar o que vai disputar. Diz que “precisa dar um basta a essa falta de segurança”.

No final assegura que com André Sergipe é mais forte.

DISCURSOS DE ADVERSÁRIOS

Tanto o deputado André Moura quanto o governador Jackson Barreto fazem discursos políticos [recentes] que demonstram que politicamente estão em lados opostos.

A boa relação acontece nas ações que favorecem o Estado.

VIABILIZA RODRIGO MAIA

Desde sábado passado que André Moura foi ao Rio de Janeiro e manteve reuniões com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM).

André integra grupo que quer viabilizar candidatura de Maia a presidente.

ALMEIDA DEVE SE MANTER

Segundo informações de bastidores do Governo, o secretário da Saúde, Almeida Lima (MDB), pode permanecer quando Belivaldo Chagas assumir o cargo.

Tudo indica que será um desejo de Jackson Barreto.

PODE HAVER REAÇÃO

Segundo um deputado da base aliada, ainda não há um entendimento no grupo quanto a presença de Almeida e a candidatura do seu genro a deputado estadual.

Fala-se em reação dos deputados que tentam a reeleição.

AINDA BUSCAM EMENDAS

Prefeitos de Sergipe inundam Brasília em busca de emendas impositivas e alguns deles estão se saindo bem, quando vão a ministérios com parlamentares aliados.

Poucos ficarão sem trazer alguma verba.

COM ANDRÉ E EDUARDO

No final da tarde de ontem, prefeitos de vários partidos estiveram no gabinete do líder do Governo no Congresso, André Moura, ao lado do senador Eduardo Amorim.

Discutiram política e mais liberação de recursos.

JONAS A FAVOR DA INTERVENÇÃO

O deputado Jony Marcos (PRB) votou favorável à intervenção na Segurança do Rio. Acha que o Exército precisa controlar a violência no Estado.

Já o deputado João Daniel (PT) votou contra.

PRB AGUARDA DECISÕES

Jony Marcos avisou que o PRB está aguardando as decisões que serão tomadas e vai a Belivaldo Chagas (MDB) quando ele assumir o Governo.

– A conversa não será sobre espaço na administração, disse.

RESPEITA MUITO O PT

Segundo Jony Marcos, o PRB respeita muito o PT e se Rogério Carvalho for o candidato ao Senado, “o partido vai procurar o caminho”.

– Que ainda não sabe qual é, disse.

INDICAÇÃO DE ADVOGADOS

Pedrinho Barreto sugeriu ontem, através das redes sociais, que a OAB coloque à disposição de cada soldado um advogado para subir nas favelas.

E criticou o pedido da OAB para revogar mandatos de busca e apreensão coletivos.

GEORGEO NÃO FAZ PREVISÃO

Segundo Eduardo Amorim, o líder da oposição na Alese, Georgeo Passos, não profetiza ao dizer que a chapa majoritária será Eduardo, governador e Valadares Filho, vice.

E completa: senador Valadares e deputado André Moura para o Senado.

CONVERSA DE LIDERANÇAS

Eduardo Amorim, os Valadares (pai e filho), mais André Moura vão se reunir para uma conversa, ainda esta semana em Brasília, sobre a montagem da chapa majoritária.

Os quatro vão iniciar a busca do consenso. Não será fácil…

AGORA, SOBRE O VICE

Valadares Filho está animadíssimo para disputar a vice e Eduardo Amorim mais ainda: “se for nós dois será muito diferente e vamos decidir o que for melhor para Sergipe”.

O senador Valadares precisa dar seu aval.

PHS VOLTA PARA AUGUSTO

Augusto Bezerra pegou o PHS de volta em Sergipe e passa a presidi-lo no Estado. Aconteceu ontem à noite através da Executiva nacional em Brasília.

O ex-prefeito Sukita será destituído da Presidência do partido.

DIREITA ADORMECIDA

Um analista do PT avaliou ontem que “se a velha direita voltar a se unir o candidato será Mendonça Prado, que se assume nessa posição”.

– Será o sonho dos que já vestiram o pijama, mas querem usar paletó e gravata.

HELENO VAI A RENAN

O ex-prefeito Heleno Silva (PRB) esteve no gabinete do senador Renan Calheiros (MDB), ontem à noite, e conversaram muito. O assunto não vazou.

Heleno, entretanto, entrevistou Renan Calheiros.

Notas

Agências de propaganda – O Palácio do Planalto cogita autorizar empresas de comunicação digital a trabalhar como agências de propaganda. Milhões de reais estão em jogo. Entidades reclamaram em consulta pública no site da Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom) sobre essa nova tática do Governo.

0x0

Sobre mercado imobiliário – O Secovi, sindicato do mercado imobiliário em SP, diz que lançamentos e vendas de imóveis residenciais novos na cidade voltaram a aumentar, após três anos em queda. Reportagem da Folha cita dados do sindicato e mostra que os lançamentos subiram 48% ante 2016, ano em que houve retração de 15,7%.

0x0

Lei contra abuso – O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes defendeu ontem a criação de uma Lei de Abuso de Autoridade contra os vazamentos à imprensa. Para o magistrado, a medida não iria cercear a atuação do jornalista. “As autoridades enfeixam-se de poderes e fazem vazamento seletivo”, disse.

0x0

Privatização da Eletrobras – O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), determinou a criação de uma comissão especial para analisar o projeto de lei que trata da privatização da Eletrobras. A comissão será composta por 35 membros e 35 suplentes que devem ser indicados pelos partidos.

0x0

Para beneficiar Lula – Segunda Turma do STF, na análise de habeas corpus que corre sob sigilo para condenado em segunda instância, decidiu enviar o caso para o plenário do STF. A decisão aumenta a pressão para Cármen Lúcia colocar o assunto de novo na pauta de julgamentos do plenário do tribunal. Tudo para tentar beneficiar Lula.

0x0

Investiga aumento nos postos – A recente elevação de preços dos combustíveis ao consumidor final fomentou novas discussões. Diante disso, o Governo vai investigar o motivo pelo qual o preço final não reflete as reduções da refinaria, sendo então levantada a possibilidade de cartel entre distribuidores e revendedores.

Conversando

Mais dinheiro – Subtenente Edgard diz que a ex ministra de direitos humanos pensou apenas em um ser humano, ela mesma. Queria mais dinheiro!

Denuncismo forte – Redes sociais começam a se agitar e os ‘lados’ se digladiam’ fortemente com o denuncismo de atos dos adversários. Um show de crioulo doido.

Pensar nas vítimas – Muita gente se revelando contra a intervenção na Segurança Pública do Rio de Janeiro. Seria melhor que pensassem nas vítimas.

Com os bandidos – A impressão que passa, de quem se mostra contra a intervenção, é que essas pessoas estão do lado dos bandidos e o querem agindo com violência no Rio.

Será conivência – Os Estados estão com sistema de segurança obsoleto, com alguma conivência que protege bandidos, principalmente traficantes.

Álcool e maconha – Um estudo feito pela revista ‘Superinteressante’ conclui que Álcool é mais prejudicial ao cérebro do que maconha.

Bom carnaval – O bloco “Rasgadinho” acaba promovendo um bom carnaval de rua em Aracaju e um meio de facilitar a vida política de Robson Viana.

Tiroteio político – Já se percebe um certo tiroteio político entre alguns aliados do deputado André Mouras e setores do Governo do Estado.

Palavra serena – Milhões de pessoas torcendo para que o Brasil pegue fogo. Não há uma palavra serena e confiável que tranquilize a sociedade.