22/02/18 - 00:01:51

COMPOSIÇÃO SE MANTÉM NA FRIGIDEIRA

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Está agendada para a próxima semana uma reunião entre a cúpula da oposição. Pode acontecer em Aracaju ou Brasília, na próxima semana. Sentarão à mesma mesa o senador Valadares, o deputado Valadares Filho [ambos do PSB], senador Eduardo Amorim (PSDB) e o deputado federal André Moura (PSC). Ocorreria ontem, mas em razão de pautas cheias, para atender a prefeitos, Valadares Filho telefonou a Eduardo Amorim e sugeriu que adiasse.

De qualquer forma há muita necessidade de afinação. A oposição ainda está dividida e sem qualquer entendimento. Eduardo Amorim assedia Valadares Filho para que seja o seu vice, numa chapa com ele a governador. O deputado até demonstra aceitar, mas o senador Valadares descarta essa possibilidade. Diz que isso não existe. O próprio PSB o quer disputando a reeleição, mesmo que já esteja sendo preparado o nome do vereador Elber Batalha para tentar vaga na Câmara Federal.

Mas, os problemas anteriores não foram superados. O grupo da oposição, inclusive prefeitos e deputados estaduais, dizem que caberá ao PSB “aquilo que foi acordado em 2016, quando todo o bloco optou por apoiar Valadares Filho a prefeito de Aracaju. Em contrapartida, o PSB indicaria apenas o vice-governador na chapa de 2018”. E isso gera confusão, porque o deputado pode ser até o vice, mas o senador não disputaria mandato.

Mas não é nesse tom que a banda toca. O senador Valadares vai à reeleição e tem todas as chances de manter o mandato. A oposição, entretanto, avisa que “não tem perigo do PSB influenciar no bloco”. Além disso, tem quem critique o senador Eduardo Amorim por estar atrás de Valadares Filho para composição, “quando deveria acontecer o contrário”.

O impasse continua tão quente quanto antes, capaz de se prever dificuldades em uma composição pacífica e unida por laços de objetivos comuns.

POSSIBILIDADE NÃO EXISTE

O senador Valadares (PSB) disse ontem, via whatsaap, que a possibilidade de Valadares Filho ser candidato a vice-governador na chapa da oposição não existe.

– Falar sobre isso inclusive desmobiliza o eleitorado, disse.

– As lideranças preferem que Valadares Filho dispute a reeleição, avisou.

COM O PRESIDENTE NACIONAL

O senador Valadares esteve ontem com o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, “e ele está certo de contar com Valadares Filho na chapa de deputado federal”.

– Não há nada que justifique uma candidatura a vice de Valadares Filho.

PERDA DE TEMPO INSISTIR

Valadares ensinou que normalmente o vice é indicado por algum partido que tenha interesse em ocupar essa posição: “e sobre isso já falamos mil vezes”.

– É perda de tempo insistir sobre esse assunto, decidiu.

TEMER VAI À REELEIÇÃO?

Apesar da impopularidade, Michel Temer parece ter esperanças em permanecer no cargo. Aproveita os louros que a intervenção federal pode lhe trazer.

O presidente vai viajar pelo país em “campanha” (informa Radar Online).

CASO ISSO ACONTEÇA

Caso aconteça esse momento de insanidade presidencial, a situação das eleições nos estados sofrerá mudanças significativas e provocará grande confusão.

Com Temer disputando a reeleição, André Moura se fixa como candidato ao Governo.

REVOGAÇÃO DA NOMEAÇÃO

A revogação da mulher de Robson Viana agradou à base aliada e, segundo um membro influente da administração, desmanchou queixas sobre a nomeação.

Além disso, o próprio Jackson havia sentido que não pegou bem.

MÉRCIA É PREPARADA

Apesar da exoneração acertada, Mércia Barreto é preparada para exercer o cargo na Cultura e uma pessoa de responsabilidade com o que faz.

A nomeação foi um equívoco, mas o objetivo seria cumprido.

ATUAÇÃO DE ROBSON VIANA

A informação chega de Brasília: O deputado Robson Viana está atuando bem para empregar pessoas ligadas a ele, em Sergipe e no Congresso.

Basta lembrar um nome: Tatiana Cunha Lima.

ENVIADA PELO WHATSAPP

Segundo um leitor, a gestão da Prefeitura da Barra dos Coqueiros não está lá essas coisas, mas a campanha do irmão do prefeito a deputado está bombando.

– Para ele é isso o que importa! – disse.

AUGUSTO E A PRESIDÊNCIA

O deputado estadual Augusto Bezerra reassumiu a Presidência do PHS em Brasília. Ele retornou ontem a Aracaju e quer manter o partido como está.

Não há interesse em mexer com os filiados.

TEVE CONVERSA COM SUKITA

Augusto Bezerra, inclusive, já conversou com o ex-prefeito Manoel Messias Sukita, que vai ficar no PHS e será um dos candidatos a federal da legenda.

Um detalhe: a direção nacional deseja outros nomes para Federal.

MAIS REVIRAVOLTA NO PHS

No final da noite chega informação de Brasília, de que Breno de Almeida, genro de Almeida Lima, está tentando levar o comando do PHS em Sergipe.

Ele teria sido apresentado ao presidente do partido, Marcelo Aro, por André Moura.

OBJETIVO SERIA CANDIDATURA

Breno de Almeida é candidato a deputado estadual e pretende presidir um partido no Estado porque fica à vontade para decidir o rumo que deve tomar.

Com o sogro, sem o sogro, na oposição ou na situação.

ELIANE AQUINO APARECE BEM

O nome da vice-prefeita Eliane Aquino (PT) passou a ser citado com frequência como a candidata a vice-governadora de Belivaldo Chagas, que vai disputar o Governo.

O assunto não foi tratado ainda pela direção do PT em Sergipe.

AS PESQUISAS FAVORECEM

Segundo um membro do PT, nas pesquisas internas em que se põe o nome de Eliane como candidata, ele aparece ‘muito bem’, inclusive para o Senado.

– Daí todo esse movimento em torno de uma possível candidatura dela.

MENDONÇA E RODRIGO MAIA

Mendonça Prado (DEM) revelou ontem a Jailton Santana, na Radio Jornal AM, que o partido terá candidato a presidente. Rodrigo Maia é o principal nome dos democratas.

– Isso vai ajudar a minha candidatura ao Governo de Sergipe, disse.

AINDA ESTÁ EM SILÊNCIO

Na terça-feira, via whatsapp, Valadares disse: “estou em silêncio. Pensando para tentar acertar ou errar menos. Muita responsabilidade é o que todos esperam do PSB”.

– Por isso, muita calma nessa hora…

REUNIÃO SOB A MANGUEIRA

PPS realiza amanhã uma reunião com o senador Eduardo Amorim e o deputado André Moura, sob a mangueira em que a legenda decide suas posições.

Vão tratar sobre composição e brindar o aniversário de André.

Notas

Cidadãos aprovam intervenção – Segundo pesquisa do Instituto Paraná, divulgada ontem, a grande maioria dos cidadãos é a favor de uma intervenção federal nas suas próprias cidades. Os números mostram a sensação de insegurança: 67,6% são a favor; 27,6% são contra; 4,8% não souberam dizer ou não opinaram.

0x0

Decreto seria diferente – O pré-candidato a presidente e deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) votou pela aprovação do decreto que estabeleceu o socorro da União ao Rio de Janeiro na madrugada terça-feira. No plenário da Câmara, Bolsonaro disse ao Poder360 que, no entanto, se “fosse presidente” o seu “decreto seria diferente”.

0x0

Jucá recebe Whatsapp curioso – O líder do governo no Senado, Romero Jucá (MDB-RR), foi fotografado trocando mensagens curiosas durante a sessão de terça-feira do Senado, que aprovou o decreto da intervenção no Rio de Janeiro. A conversa por Whatsapp foi flagrada por um fotógrafo do portal de notícias Metrópoles.

0x0

Ainda o Whatsapp de Jucá – Na foto do Whatsapp lê-se a seguinte mensagem enviada a Jucá: Reunião acontecendo agora com Paulo Linhares. Ele tá dizendo que o recurso da termoelétrica vai pro teu bolso…”. O remetente está salvo no celular do senador como Marcelo Guimarães, segundo o Poder360.

0x0

Lula vê pirotecnia na intervenção – O ex-presidente Lula (PT) disse ontem temer que a intervenção federal na segurança do Rio seja apenas uma “pirotecnia” de “interesse político”. Para ele, a medida é apenas uma forma de o presidente Michel Temer (MDB) viabilizar uma reeleição e “pegar os eleitores do Bolsonaro”.

0x0

Sem objetivo eleitoreiro – O presidente Michel Temer declarou que a intervenção na segurança do Rio de Janeiro não teve objetivo eleitoreiro. Em nota lida nesta ontem pelo porta-voz da Presidência, Alexandre Parola, Temer ainda desautorizou seu marqueteiro, Elsinho Mouco, sem citar nomes.

Conversando

Filas grandes – Os prefeitos que foram a Brasília à busca de liberação da emendas impositivas estão formando filas imensas na entrada do Congresso.

Emendas por pressão – Poucos acreditam na liberação dessas emendas por pressão dos prefeitos, porque elas são direcionadas a projetos prioritários.

Heleno noticia – Heleno Silva, através de áudio, envia notícias de Brasília e comemora o sepultamento da reforma da Previdência.

Não sabia – O próprio ex-prefeito Manuel Messias Sukita não sabia que havia perdido a Presidência do PHS, publicada pela coluna ontem cedo.

Não soube explicar – Apresentadores de programas de radio acordaram Sukita para ele explicar a questão do PHS. Ele deixou claro que estava sendo informado pela coluna.

Piora posições – A deputada Ana Lúcia (PT) publica que o Brasil piora 17 posições no ranking de corrupção da Transparência Internacional.

Subtenente Edgard – Gostaria de ver esse pessoal contrário à intervenção no Rio, formar um grupo de combate ao crime e subir o morro para prender os traficantes.

Contra intervenção – Quem é contra a intervenção na segurança do Rio de Janeiro é favorável ao estado de violência e aos bandidos que comandam o tráfico?

Absoluta certeza – Michel Temer tem absoluta certeza que o decreto de intervenção na Segurança do Rio de Janeiro melhora a sua popularidade rastejante.