Aracaju, 20 de abril de 2024
Search

Aulas do Conservatório de Música de Sergipe começarão nesta segunda

6

O último processo seletivo contou com um número recorde de inscritos, superior a 1500 candidatos

As aulas do Conservatório de Música de Sergipe (CMS) terão início na próxima segunda-feira (26), e na quarta-feira (28),  acontecerá a Aula Inaugural, na sala Henrique Souza. Na oportunidade, haverá apresentação dos professores que irão ministrar os cursos. Podem participar da atividade toda a comunidade escolar, além dos matriculados nos cursos. Para os alunos da manhã, a Aula Inaugural começará às 9h; os alunos do turno vespertino será às 15h e para os estudante da noite terá início às 19h.

O CMS oferece cursos nas seguintes habilitações: piano, contrabaixo, guitarra, clarinete, trompete, trombone, tuba, flauta transversal, clarinete, violão erudito e popular, saxofone, bateria, violino e violoncelo.

O diretor do CMS, Carlos Heitor Mendonça, informa que ao longo do ano são realizados diversos eventos no conservatório com entrada gratuita. “Dentre as atividades já temos agendada para o dia 15 de março a  palestra intitulada A vida do músico e cantor profissional no Brasil e nos Estados Unidos. O encontro será com o cantor de ópera e musicais da Broadway, Rafa Campos Sales”, declara.

Ainda conforme, Carlos Heitor Mendonça, o CSM cada vez mais vem se consolidando como referência no ensino de música em Sergipe e no País. ” O curso técnico profissional nível médio em Instrumento e Canto que é um dos cinco no Brasil nesta modalidade reconhecido pelo Ministério de Educação (MEC). Em todos os nossos cursos e ações buscamos o nível de excelência”, afirmou.

Recorde de inscritos

Os cursos no CMS são divididos em níveis de ensino. O conservatório oferece o curso de musicalização para crianças e tem o caráter de oficina. “Ofertamos também o curso de formação inicial para músico de bandas, formação inicial para músico de orquestra com dois anos de duração. Em seguida, tem a formação continuada também destinada para os músicos de banda e orquestra. Oferecemos também o curso de canto”, esclarece o diretor.

Carlos Heitor Mendonça comenta que o último processo seletivo contou com um número recorde de inscritos, superior a 1500 candidatos. “A cada ano cresce significativamente a procura pelos cursos e o processo seletivo regular acontece geralmente no mês de novembro.  Mas quem não participou da seleção no meio do ano pode se inscrever nas oficinas de instrumentos musicais. Estas oficinas é uma porta de acesso para o CMS, tem a duração de seis meses e os alunos que conseguem bom desempenho conseguem a carta convite para os cursos regulares”, finaliza.

Foto Eugenio Barreto

Leia também