Aracaju, 23 de abril de 2024
Search

CODEVASF INICIA OBRAS EM PROJETOS DE IRRIGAÇÃO EM SERGIPE

8

A Codevasf já iniciou as obras de reabilitação dos projetos públicos de irrigação Propriá, Cotinguiba/Pindoba e Betume em Sergipe. Estão em andamento os trabalhos de reforma dos distritos de irrigação e também a reabilitação de canais. As ações, que totalizam R$ 40,8 milhões em investimentos, são executadas com recursos do Orçamento Geral da União, destinados à empresa por meio de emenda parlamentar impositiva da bancada federal de Sergipe.

O superintendente regional da Codevasf em Sergipe, César Mandarino, acompanhado do coordenador dos contratos de reabilitação, Francisco Melo, visitou nesta semana os projetos irrigados para verificar o andamento dos serviços. Em breve, devem ser iniciados outros serviços já contratados, a exemplo da instalação de sistemas de captação flutuantes e modernização de sistemas elétricos.

César Mandarino disse que a reabilitação da infraestrutura de uso comum dos projetos é um compromisso firmado pela empresa que está sendo cumprido com o início dos serviços. “Iremos acompanhar de perto a execução de todas essas obras para garantir que os trabalhos sejam executados de forma eficiente, e a Codevasf possa viabilizar as melhorias que os irrigantes merecem”, afirmou o superintendente regional.

Durante a visita, também houve reuniões com fiscais das obras e com representantes das empresas contratadas para discutir sobre os serviços já iniciados. Outras ações de reabilitação da infraestrutura dos projetos Propriá, Cotinguiba/Pindoba e Betume estão previstas, a exemplo da reabilitação da rede de drenagem, reforma de estações de bombeamento e recuperação de vias de escoamento da produção agrícola.

Peixamentos

Após visita aos projetos de irrigação, o superintendente regional César Mandarino reuniu-se com o chefe do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume, Paulo Passos. No encontro, foi apresentado um balanço dos peixamentos já realizados pela unidade em 2018 e discutido o planejamento para as próximas ações de repovoamento de lagoas e açudes.

Neste ano, a Codevasf já inseriu 470 mil alevinos de espécies nativas no rio São Francisco em ações de repovoamento realizadas em Sergipe. Os peixamentos ocorreram durante a celebração dos festejos de Bom Jesus dos Navegantes nos municípios de Propriá, Neópolis, Gararu, Ilha das Flores e Santana do São Francisco.

Foto assessoria

Assessoria de Comunicação e Promoção Institucional da Codevasf

Leia também