Aracaju, 18 de abril de 2024
Search

Prefeito participa de Fórum Sicredi Aracaju sobre Cultura e Memória sergipanas

7

O prefeito Edvaldo Nogueira acompanhou, nesta quinta-feira, 22, o Fórum Sicredi Aracaju, que comemora os 20 anos da cooperativa. A primeira edição do evento debateu a preservação da cultura e da memória sergipanas. Na oportunidade ocorreu o lançamento do livro “Memoráveis Sergipanos de ontem, hoje e sempre”, de autoria de Marcelo Ribeiro.

“O Sicredi está de parabéns pelos seus 20 anos, pelo seu foco em Sergipe e por realizar este evento. Discutir a política, o progresso e o desenvolvimento são fundamentais para que possamos apontar para o futuro. Além disso, o lançamento deste livro, que traz biografias de pessoas que marcaram a história de Sergipe, na cultura, na política e na educação é essencial. Isto colabora de forma efetiva para que a gente possa conhecer o nosso passado e para que mergulhemos na nossa cultura. Este é um grande ponto de partida. Em nome dos aracajuanos, eu agradeço por este trabalho”, afirmou Edvaldo.

Também presente no evento, o governador reiterou a necessidade do resgate da memória sergipana. “É uma noite importante e fundamental para a cultura sergipana. Aqui, acontece o debate sobre a memória de Sergipe e da nossa cultura. Além disso, este evento traz o lançamento de um livro que envolve não só a cultura, como também a medicina, as artes, o comércio. Eu acho que este livro é fundamental porque traz personalidades, a exemplo do ex-governador Marcelo Déda, e tantos outros que fizerem a história do Estado. Portanto, representa o resgate da memória e dos homens que fizeram e fazem a vida de Sergipe com muito valor”, enalteceu.

Segundo o diretor-presidente do Sicresi, Jorge Viana da Silva, o Fórum é formado por três painéis, com o intuito de discutir o desenvolvimento cultural e social do estado de Sergipe. “Nós iremos realizar ao longo do ano, mais dois painéis, no qual serão abordadas questões políticas e econômicas do Estado de Sergipe. Estamos tentando apresentar propostas do futuro do Estado. A vocação do estado, as reformas que o governo precisa aplicar. A gente quer contribuir com a sociedade sergipana, convocando uma discussão desenvolvimentista. Na verdade, estamos fazendo uma provocação para que a sociedade sergipana se envolva e possa discutir essas questões”, explicou.

Livro

O livro “Memoráveis Sergipanos de ontem, hoje e sempre” foi organizado pelo mediador do debate, Marcelo Ribeiro, e  reúne em um volume perfis biográficos de sergipanos que a Sicredi publicou ao longo dos anos.

Marcelo Ribeiro explicou que o livro foi uma ideia inicial do jornalista e historiador Luíz Antônio Barreto, com o objetivo de resgatar a memória das personalidades que marcaram a história de Sergipe. “Luiz Antônio tinha realizado essa homenagem a doze personalidades. Quando ele faleceu, fui convidado para dar continuidade ao trabalho. Chegamos a 49 personagens, mesclados em diversas áreas”, disse.

Foto Marco Vieira

Leia também