26/02/18 - 16:05:28

PMA REÚNE MEMBROS DOS CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO

O prefeito Edvaldo Nogueira reuniu o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Aracaju (Comden), na manhã desta segunda-feira, 26. Essa é a primeira reunião do órgão, após a sua implantação em 2017, e teve como objetivo apresentar aos conselheiros o cenário encontrado pela atual administração, o que está sendo feito nesse período de reconstrução da cidade e a perspectiva de trabalho da gestão para os próximos anos. A proposta também foi ouvir os representantes e buscar corresponder às expectativas dos diversos segmentos da sociedade.

“Buscamos representar todos os setores da sociedade no Comden. Afinal, a sociedade precisa ser um elemento sustentador para que o poder público possa avançar e resolver os problemas. No conselho, a Prefeitura apresenta o que está fazendo, faz balanços, mostra as suas realizações e, mais do que isso, a sociedade traz as dificuldades que enfrenta para encontrarmos soluções, coletivamente”, afirmou Edvaldo.

O prefeito aproveitou o momento para propor aos membros a realização de um seminário para discutir “a Aracaju de hoje e a Aracaju do futuro”, como definiu Edvaldo, em todos os sentidos de crescimento. “Para esse novo momento, precisamos de novas ideias, ideais e caminhos. Cada vez mais eu digo e acredito, que é fundamental que o poder público atue em parceria com a sociedade para que a gente possa enfrentar os graves problemas da nossa cidade, do estado e do país”, justificou o gestor.

O secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict), Jorge Santana, ressaltou a importância do Comden como uma oportunidade para o prefeito prestar contas do trabalho realizado pela administração municipal. “Também podemos receber contribuições, sugestões e críticas, como ocorreu na reunião de hoje. Além disso, o tema “Cidade Inteligente” faz parte dessas discussões por sua centralidade dentro do plano de governo. Hoje, por exemplo, recebemos  como sugestão  mobilizar as startups localizadas na nossa cidade com o objetivo de que participem ativamente desse projeto”, explicou Jorge.

O secretário municipal da Fazenda, Jeferson Passos, também explicou que o Comden faz parte do Planejamento Estratégico que está sendo desenvolvido pela gestão para o desenvolvimento econômico e social da capital. “Foi um momento bastante proveitoso, que sinalizou o início de pensar o futuro da cidade. O Comden exerce esse papel também, de estruturar um pensamento de como a cidade irá crescer, se desenvolver e como ela fará para que se torne um local adequado e um ambiente agradável para a vida dos cidadãos”, esclareceu.

Um dos membros do conselho é o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Aracaju (CDL), Brenno Barreto. Na oportunidade, o representante pleiteou alguns questionamentos e dificuldades dos lojistas. “Com o conselho, nos sentimos ouvidos. Esse é um canal de diálogo, onde podemos avaliar o que vem sido prometido e o que tem sido tirado do papel. Trazemos os pleitos que temos maior dificuldade e entendemos que o prefeito Edvaldo tem boa vontade em resolver”, afirmou Brenno, ressaltando a boa ligação entre os lojistas e a Prefeitura de Aracaju.

Também estiveram presentes na reunião a vice-prefeita e secretária municipal de Assistência Social, Eliane Aquino; os secretários de Planejamento, Orçamento e Gestão, Augusto Fábio, e de Governo, Renato Teles; além dos representante das entidades estudantis, Jonatha Santos Hora; do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Paulo do Eirado; do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/SE), Rodrigo Rocha; da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Rosalvo Ferreira; da Associação Brasileira de Indústria de Hotéis (ABIH), Daniela Mesquita; e da Federação do Comércio do Estado de Sergipe (Fecomércio), Anselmo Oliveira.

Conselho

O Comden foi criado pelo prefeito Edvaldo Nogueira por lei sancionada em 2011. Porém, não funcionou na gestão anterior e só com a atual administração está iniciando, de fato, as suas atividades, tendo como objetivo ampliar o diálogo com a sociedade, elaborar projetos e discutir políticas públicas para o crescimento e o desenvolvimento econômico da capital sergipana.

PMA

Foto Marco Vieira