Aracaju, 28 de março de 2024

EDVALDO NOGUEIRA LANÇA MATRÍCULA ONLINE DAS ESCOLAS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
8

As longas filas nas escolas municipais para a garantia da matrícula ficaram no passado. A partir de agora, o acesso à rede de ensino de Aracaju será via online. O prefeito Edvaldo Nogueira e a secretária municipal da Educação, Cecília Leite, lançaram, na manhã desta terça-feira, 27, a Matrícula Online da cidade, o que democratiza o acesso e moderniza o processo. O projeto, inserido no Planejamento Estratégico da gestão, é mais um passo na construção da Cidade Inteligente.

“Hoje, a Aracaju Inteligente, que queremos, começa a ganhar forma e conteúdo. O lançamento da Matrícula Online é um passo muito importante neste processo. Vai facilitar a vida das mães e pais dos alunos. Agora, através do telefone celular e do computador, será possível fazer a matrícula das crianças. A gente acaba com as filas e o sofrimento de quem passava vários dias à espera de uma vaga. Acabou a via crucis da matrícula de Aracaju”, afirmou o prefeito.

De acordo com Edvaldo, com o sistema de acesso totalmente informatizado, a rede de ensino também colherá mais informações sobre os seus alunos, desde os dados referentes à Educação, bem como as condicionantes relacionadas ao benefício do programa Bolsa Família e informações sobre o calendário de vacinação. “Estou muito feliz, por este momento importante. É o primeiro passo de um salto grande. Cidade Inteligente é exatamente o que estamos fazendo ao usar a tecnologia para melhorar a vida das pessoas”, ressaltou.

O lançamento da Matrícula Online é o resultado de um ano de trabalho na Secretaria da Educação, a partir das prioridades estabelecidas no Planejamento Estratégico de Aracaju. O projeto de Modernização Tecnológica e Educacional foi desenvolvido para se iniciar com o novo processo de matrícula. Com o convênio firmado entre a Prefeitura e o Tribunal de Justiça do Estado para compartilhamento de fibra ótica, o projeto pode ser viabilizado. A matrícula se dará pelo portal www.aracaju.se.gov.br/matriculaonline .

“Não teremos mais tumulto na frente das escolas. Ao acessar o portal, os pais já saberão a quantidade de vagas de cada escola. Será tão fácil quanto um clique. Não haverá mais as longas filas, nem a venda de vagas, como já ocorreu no passado. Além disso, caso a mãe e o pai não consigam a vaga pelo nosso sistema online, a Secretaria da Educação se responsabilizará por garantir o acesso do aluno”, informou a secretária Cecília Leite.

A matrícula dos alunos se inicia nesta terça-feira, primeiro para os alunos que já fazem parte da rede e que se manterão nas mesmas unidades, situação para a qual será necessário apenas que estes estudantes confirmem a permanência. A partir do dia 19 de março, começa de fato o processo de Matrícula Online, com a Transferência Interna, para quem já é aluno da rede e deseja mudar de escola. Em seguida, no dia 26, começam as matrículas para novos alunos.

Foto Marco Vieira

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também